A minha Lista de blogues

quarta-feira, setembro 27, 2017

Exploração De Petróleo No Algarve, O Governo Da Geringonça Tem Que Prestar Urgentemente Esclarecimentos

A mentira tem perna curta. Afinal parece que há manobras de bastidores para escavacar o Algarve com a exploração de petróleo. Mais uma vez o amor de grande parte dos activistas à Geringonça e à luta contra a exploração de petróleo resultou no adormecimento da luta. Isto não vai lá com a música do Marco Paulo "Eu tenho dois amores que em nada são iguais mas não tenho a certeza de qual eu gosto mais".
 
Ler aqui o comunicado do ALA - Alentejo Litoral Pelo Ambiente
 
COMUNICADO:
Sondagens entre Sines e Aljezur trazem de volta ameaça de furo de petróleo
A deteção de um navio italiano, o Vos Purpose, no início de setembro em operações de sondagens no mar, partindo do Porto de Sines em direção à região do mar de Aljezur, é um sinal de alarme para os movimentos contra a exploração de petróleo e gás a poucos dias das eleições autárquicas.
Nos dias 2 e 9 de setembro, segundo os registos de tráfego marítimo internacional, o navio italiano Vos Purpose esteve a realizar sondagens a partir do Porto de Sines, tendo-se dirigido à zona onde seria realizado o furo de Aljezur.
Esta informação contradiz as notícias do início do mês, nomeadamente no jornal Expresso, que davam conta de que o furo de Aljezur tinha caducado, com declarações do Secretário de Estado da Energia, Jorge Sanches, que estão agora claramente em causa.
A opacidade em relação a estas operações marítimas é total, já que não existe qualquer registo, pedido ou autorização para estas sondagens, apenas verificáveis através dos registos de tráfego marítimo internacional. Acresce que estão ativas três providências cautelares - da Associação de Municípios do Algarve, da Câmara Municipal de Odemira e da Plataforma Algarve Livre de Petróleo - o que leva ainda a mais questões acerca da legalidade das atividades do Vos Purpose. Entretanto, o navio de perfuração Saipem 12000, contratado pela ENI e pela GALP para o furo de Aljezur, saiu de Walvis Bay na Namíbia e desloca-se na direção de Portugal.
O Climáximo e o movimento Alentejo Litoral pelo Ambiente (ALA) exigem um esclarecimento cabal por parte do governo acerca do estado dos contratos e destas sondagens realizadas há poucos dias. A menos de uma semana das eleições autárquicas, a ameaça do petróleo e gás torna-se ainda mais presente no território nacional, e são necessárias respostas urgentes por parte do governo.

Sem comentários:

Enviar um comentário