A minha Lista de blogues

quarta-feira, fevereiro 08, 2017

Carta Aberta Aos Autarcas Do Algarve (Sobre A Entrega Do Algarve À Indústria Petrolífera)

Carta Aberta Aos Autarcas Do Algarve

Data: Loulé, 09/02/2017
 
Excelentíssimos senhores autarcas da região do Algarve;

Estamos hoje aqui, à porta da Câmara Municipal de Loulé, para mostrar a nossa indignação e revolta com a aprovação da prospecção e exploração de petróleo ao largo de Aljezur pelo Governo Socialista de António Costa.
Estamos aqui para vos interrogarmos sobre o valor de uma consulta pública em Portugal, quando o resultado da consulta pública à população portuguesa sobre a exploração de petróleo pelo consórcio ENI/GALP, ao largo de Aljezur, foi de mais de 40000 votos contra a prospecção e exploração e uns residuais 4 votos a favor. Estamos aqui para denunciar este embuste democrático e para vos perguntar que concepção de democracia subjaz a uma decisão deste tipo que joga a consulta pública levada a cabo pelos organismos oficiais do Estado para o lixo.

Estamos aqui também porque não achamos normal que o Ministro do Ambiente ache normal a autorização governamental para explorar petróleo nos mares do Algarve e Alentejo e vimos por este motivo exigir a demissão do Ministro do Ambiente, João Matos Fernandes, cujas declarações ao jornal Expresso de dia 4/02/2017, são mais próprias de um Ministro do Petróleo. Que Ministro do Ambiente é este que defende os negócios das empresas de exploração de petróleo em detrimento do desenvolvimento sustentável no nosso país e de um futuro digno das jovens gerações?

Estamos aqui para apelar também a que todos os cidadãos do Algarve, grupos, associações e movimentos sociais se mobilizem, estejam presentes e levantem a sua voz no próximo dia 18 de Março, aproveitando a presença do Senhor Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, em Faro, na Escola de Hotelaria e Turismo, para exigir que este exija ao governo de António Costa a imediata paragem da prospecção e exploração de petróleo no mar do Algarve. Neste dia o Movimento Algarve Livre de Petróleo irá oferecer um bilhete de ida à Lua ao Senhor Presidente da República para lhe lembrar que está quase a chegar lá e desafia desde já os autarcas do Algarve a estarem presentes, assim como o Dr. Jorge Botelho da AMAL, para em conjunto, agirem no sentido de se parar de uma vez por todas esta enorme opressão sobre a vida das populações do Algarve.

Estamos aqui também para denunciar a vergonhosa encenação do Governo da Geringonça, que fez passar a ideia, no passado mês de Dezembro de 2016, junto da opinião pública, que teria revogado os contratos de exploração de hidrocarbonetos no Algarve, para uns dias depois, a 11 de Janeiro, aprovar à sucapa no recôndito dos gabinetes ministeriais o furo no mar de Aljezur.
Estamos aqui para vos dizer que tudo faremos para que a exploração de petróleo no Algarve não avance e para vos prometer uma resistência feroz!

P’lo Movimento Algarve Livre de Petróleo

Sem comentários:

Enviar um comentário