domingo, fevereiro 05, 2017

Aviso de Protesto Entregue, A Geringonça Petrolífera Vai Ter Que Nos Escutar!

Ex.mo Senhor Presidente da Câmara Municipal de Loulé
Dr. Vítor Aleixo
Data: Loulé, 05/02/2017
Assunto: Aviso de protesto em Loulé, dia 9 de Fevereiro, pelas 17h, contra a exploração de petróleo no Algarve – Exigência de pedido de demissão do Senhor Ministro do Ambiente, João Matos Fernandes
 
O Movimento Algarve Livre de Petróleo (MALP) informa que vai levar a cabo um protesto dia 9 de Fevereiro, pelas 17 horas, em frente à porta da Câmara Municipal de Loulé para mostrar a sua indignação e revolta com a aprovação da prospecção e exploração de petróleo ao largo de Aljezur pelo Governo Socialista de António Costa e da Geringonça.
Neste dia este movimento de cidadãos vai querer saber o que vale uma consulta pública em Portugal quando o resultado da consulta pública à população sobre a exploração de petróleo pelo consórcio ENI/GALP ao largo de Aljezur foi de mais de 40000 votos contra a prospecção e exploração e 4 a favor. O MALP pergunta ainda que concepção de democracia está subjacente a uma decisão deste tipo que joga a consulta pública levada a cabo pelos organismos oficiais do Estado para o lixo.
Este conjunto de cidadãos também não acha normal que o Ministro do Ambiente ache normal a autorização governamental para explorar petróleo nos mares do Algarve e Alentejo e vem por isso exigir a demissão do Ministro do Ambiente, João Matos Fernandes, cujas declarações ao jornal Expresso de dia 4/02/2017, são mais próprias de um Ministro do Petróleo.
O Movimento Algarve Livre de Petróleo vai apelar também que todos os cidadãos do Algarve, grupos, associações e movimentos sociais se mobilizem, estejam presentes e levantem a sua voz no próximo dia 18 de Março, aproveitando a presença do Senhor Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, em Faro, na Escola de Hotelaria e Turismo, para exigir que este exija ao governo de António Costa a imediata paragem da prospecção e exploração de petróleo no mar do Algarve. Neste dia o MALP irá oferecer um bilhete de ida à Lua ao Senhor Presidente da República e desafia desde já os autarcas do Algarve a estarem presentes, assim como o Dr. Jorge Botelho da AMAL, para em conjunto, agirem no sentido de se parar de uma vez por todas esta enorme opressão sobre a vida das populações do Algarve.
O MALP avisa ainda o senhor Presidente da Câmara de Loulé, Dr. Vítor Aleixo, que no dia 9 de Fevereiro far-se-á também uma marcha de protesto na Praça da República onde se parará à porta do Partido Socialista para derramar um garrafão com um líquido escuro, com o duplo significado simbólico, do repúdio pelo derrame de petróleo em cima da vida dos cidadãos do Algarve e de repúdio pela sujidade da política partidária e dos políticos que nos governam que atingiu contornos de indecência inimagináveis ao cidadão comum.
P'lo Movimento Algarve Livre de Petróleo

Sem comentários:

Enviar um comentário