A minha Lista de blogues

quinta-feira, janeiro 31, 2013

Afinal A Quinta Da Umbria Viola As Leis Do Ordenamento Do Território Ou Não? É Bom Que Se Responda A Isto Porque Não Queremos Mais Máfia A Gerir O Concelho De Loulé

A associação ambientalista Almargem denuncia hoje o projecto turístico da Quinta da Ombria, no concelho de Loulé, que prevê a construção de hotéis, campos de golfe, moradias e blocos de apartamentos em 144 hectares de Rede Natura 2000 e em cima do aquífero Querença-Silves. Os ambientalistas criticam um turismo “de betão” e admitem recorrer às instâncias comunitárias.

Em comunicado, a Almargem explica que o empreendimento pretende ocupar o Sítio Barrocal da Rede Natura - área de elevada biodiversidade (matagais, sobreirais e azinhais) -, mesmo ao lado do Sítio Classificado da Fonte Benémola. Estas zonas são protegidas por critérios europeus.

O empreendimento, em 144 hectares, prevê um campo de golfe, dois hotéis, doze blocos de apartamentos, 35 moradias e respectivos acessos.

“Até poderia ser um exemplo de um novo modelo turístico para o interior, mas não (...). É, antes de mais, um claro exemplo do modelo já gasto do litoral que se está a querer importar para o interior”, comenta a associação em comunicado.

O empreendimento tem implicações para os valores naturais e para os recursos hídricos subterrâneos, salienta.

Em 2004, o Governo deu luz verde ao projecto mas em 2006, a Comissão Europeia enviou um parecer fundamentado por considerar que o direito comunitário estava a ser violado. Segundo Bruxelas, o projecto “minimiza o impacto directo do empreendimento sobre três habitats protegidos (...) e ignora ainda a poluição provocada pelo campo de golfe”.

Mas, diz a Almargem, o projecto avançou e o Plano de Pormenor, aprovado recentemente pela Assembleia Municipal de Loulé, viabilizou-o. Este plano “viabiliza uma proposta de ocupação massiva para uma área caracterizada pela baixa densidade demográfica, promovendo a transformação de espaço rural em urbano, ao arrepio das actuais orientações de planeamento, e baseando-se exclusivamente no imobiliário turístico, persistindo em desrespeitar os valores paisagísticos em presença”.

Além disso, acrescenta, “com as suas 1700 camas, o projecto esgota totalmente a capacidade de acolhimento prevista no PDM de Loulé para aquela zona, inviabilizando qualquer futuro projecto turístico local, mesmo que de reduzida dimensão”.

O projecto “implica um aumento brutal da pressão humana sobre o território, duplicando, de um momento para o outro, a população residente no conjunto das duas freguesias (Querença e Tôr)”: dados dos Censos 2001: Tôr - 887 habitantes e Querença - 788 habitantes.

A Almargem lembra também que o “projecto ignora a obrigatoriedade de interdição à construção em áreas percorridas por incêndios, no caso concreto por efeito do incêndio corrido em 2004”.

A associação defende um projecto turístico para a área da Quinta da Ombria que reconstrua e modernize as casas antigas e montes abandonados, de forma sustentável.

“A Almargem continuará a envidar todos os esforços para parar este projecto (...), se necessário for recorrendo às instâncias comunitárias”.


17 comentários:

  1. Foi aprovado por unanimidade na ASS. MUN.

    Só fazem rir

    ResponderEliminar
  2. Votos a favor das bancadas do PS e BE e, inclusivé, com declarações de voto!!!

    Vai trabalhar ó Zé dos subsidios. Vai produzir. Nunca ireis ganhar nada sem ideias. A tua alma que seja benzida e perdoada por Deus nosso senhor.

    ResponderEliminar
  3. Mas houve crime de violação ds normas de ordenamento do território ou não? A policia judiciária está a investigar o caso? Isso é que conta. O Macário Correia já devia estar enjaulado e estas coisas devem ser investigadas. O resto dão conversas de porcos fascistas que não têm a mínima noção de que estão destruir o país.

    ResponderEliminar
  4. Aposto que és um daqueles jotinhas do PSD que sempre viveu à custa do partido e nunca fez nada na puta da vida? Vai uma aposta? Vocês não prestam. São gente sem carácter e metem nojo e dó.

    ResponderEliminar
  5. É MUITA A INVEJA SÓ PORQUE O HELDER CONSEGUIU UMA FORTUNA PESSOAL , MELHOR PARA ELE !

    ResponderEliminar
  6. não sei quem será o próximo presidente da camara em 2013 , mas tenho uma certeza e uma esperança que é a de que em 2017 o nosso presidente da câmara será o companheiro José Graça

    ResponderEliminar
  7. Vai denunciar à judiciária ò badameco, porque o teu blogue muito brevemente o será devido a difamação. Sabe, é que difamar é crime. Agressão verbal no meio da rua, é crime. Injúria, é crime. Portanto, és o único criminoso nesta história toda.
    Votois a favor do PS, BE, PSD, CDS na Assembleia Municipal. Aprovado por UNANIMIDADE e não por maioria. Todos os partidos fizeram declaração de voto. BADAMECO DE MERDA, vai mas é trabalhar e produzir em vez de fazer figuras tristes na rua.

    ResponderEliminar
  8. COMO SE VE A PRE-CAMPANHA ESTA A CORRER MUITO MAL AO PSD E AOS CRIADINHOS DO HELDER QUE QUEREM FICAR BEM VISTOS PERANTE O PATRAO E TENTAM ATACAR UM HOMEM CUJO BLOG E POPULARIDADE ESTAO EM ALTA NA CIDADE E NO CONCELHO , EMIGREM PÁ JA NAO HA MAIS NADA PARA CHULAREM AQUI EM LOULÉ !

    ResponderEliminar
  9. É LAMENTÁVEL QUE TODA A OBRA DO DR. SERUCA VENHA A CAIR NAS MÃOS DE UM FULANO QUALQUER QUE ESFAQUEOU PELAS COSTAS TODOS OS QUE CONFIARAM NELE .

    LOULÉ É MAIOR É A TERRA DE DUARTE PACHECO , DE CAVACO SILVA E DE JAIME RUA , DISPENSA OPORTUNISTAS , PARA MIM O SR. HELDER NAO É UM LOULETANO

    ResponderEliminar
  10. É pá, os jotinhas do PSD estão cheios de medo de perder o tacho. Não votem nesta gente pessoal eles não prestam. Andaram a arrancar os cartazes das menifestações em Loulé onde as pessoas da cidade quiseram exercer um grito de dor e de cidadania perante o ataque pessoal ás suas vidas. Isso são práticas fascistas.

    Rua!

    ResponderEliminar
  11. Peço desculpa pela minha ignorância, mas alguém sabe qual a data desde comunicado da Almargem?

    O texto deste conceituado bloguista refere hoje (31 de Janeiro de 2013) mas não encontro qualquer comunicado da Almargem com essa data.

    Para o BEM DA VERDADE, peço a vossa AJUDA. Qual a data do comunicado?!

    ResponderEliminar
  12. A MAIOR VERGONHA PARA ESTE BLOG

    Trata-se de uma nota de imprensa publicada em 06 de Fevereiro, PASMEM-SE, de 2008!!! Há 5 anos atrás!

    Amigo João Martins. Devias ter vergonha. Tu, os teus amigos e as vossas politicas da treta.

    Deus queira que vos façam a vontade:
    Vamos mandar embora a Quinta do Umbria;
    Vamos mandar embora o IKEA;
    Vamos mandar embora todos os investidores de Vilamoura, Quinta do Lago e Vale do Lobo;
    Vamos mandar embora todos os estrangeiros que foram viver para a serra.

    Vamos todos morrer à fome porque tu, os teus amigos e as vossas politicas de treta julgam que todos os que cá vêm, vêm para nos roubar! Por favor, roubar o que?!

    Seja feita a vontade do PS e do BE. Mandemos embora todos aqueles que nos podem dar emprego!

    O comunicado acaba com:
    "Em face destes argumentos a Almargem continuará a envidar todos os esforços para parar este projecto, o qual considera profundamente lesivo dos valores naturais e culturais em presença, se necessário for recorrendo às instâncias comunitárias."

    PASSADOS 5 ANOS DA DIVULGAÇÃO DESTE COMUNICADO, A INEXISTÊNCIA DE RECURSO A INSTÂNCIAS COMUNITÁRIAS REVELA QUE A ALMARGEM, CONCORDOU COM O PROJECTO, ASSIM COMO TODOS, MAS TODOS, OS DEPUTADOS MUNICIPAIS (PS, PSD, BE, CDS)

    Se querem arranjar casos ao estilo TVI, estudem um pouco mais a matéria para não fazerem figuras de PARVOS neste blog vergonhoso!

    Amigo João Martins, para que possas exercer o teu dever de pedir desculpas pela asneira que fizeste, toma lá o documento original e verifica a data!

    ResponderEliminar
  13. Ganda palhaço!
    O boy publica uma cena em 31 de Janeiro 2013 e começa por "A associação ambientalista Almargem denuncia hoje o projecto turístico da Quinta da Ombria"
    O bacano copiou tudo do jornal público de 06 de Fevereiro de 2008!

    Moss tu és mesmo uma vergonha, vai difamar a tua tia!

    ResponderEliminar
  14. e qual é a duvida , o blog publicou tudo correcto:

    - a publicação (post) é de 2013

    - a queixa é de 2008 e

    - O INCENDIO NA MATA FOI EM 2004

    ResponderEliminar
  15. TENHO MUITO MEDO DE QUE EFECTIVAMENTE VENHAMOS A PERDER INVESTIMENTOS COMO O IKEA E OUTROS MAIS , É QUE OS INVESTIDORES ESTRANGEIROS NÃO ESTÃO HABITUADOS A TER QUE PAGAR SUBORNOS PARA INVESTIR E CRIAR EMPREGO , PENSAM QUE ISSO SÓ ACONTECE EM AFRICA E QUANDO CHEGAM A QUERENÇA DESCOBREM QUE NO SUL DA EUROPA HÁ "CORONEIS" .

    ResponderEliminar
  16. FORÇA JOAO NAO TENHAS MEDO DE PILANTES , VAO TRABALHAR , VAO CRIAR RIQUEZA QUE A CAMARA NAO AGUENTA COM MAIS CHULOS ,

    ResponderEliminar
  17. Há um artigo de ontem no jornal i da Quercus sobre a violação do ordenamento do território e da alteração das leis pelo dr. Seruca Emídio para que o IKEA fosse construído onde era reserva agricola. Que a judiciária investigue tudo em nome da transparência pública. Macário já foi condenado e aqui temos uma situação talvez idêntica. É só investigar para se saber a verdade. Está respondido essa angústia da malta do partido que nos rouba todos os dias?

    ResponderEliminar