A minha Lista de blogues

quinta-feira, agosto 02, 2012

Carta Aberta A Ser Entregue Dia 3 De Agosto À Direcção Do Centro De Saúde De Loulé

O Movimento de Cidadãos em Defesa dos Serviços de Saúde de Loulé vem por este meio repudiar a intenção política do governo PSD/CDS e do Ministro da Saúde Paulo Macedo no sentido do encerramento do serviço de urgências da unidade de Saúde que Vossa Excelência dirige.

Este movimento considera que a ser tomada a decisão do fecho das urgências em Loulé ela assenta num triplo erro de gestão das políticas públicas de saúde para o nosso concelho.

- Um primeiro erro assente na ignorância governamental das necessidades das populações e do conhecimento das características do território do concelho de Loulé. Recorde-se que o concelho de Loulé tem onze freguesias, que percorrem as mais diversas localidades do litoral à serra sendo um concelho com uma elevada dinâmica demográfica. Como é possível que um território com uma concentração populacional desta dimensão não seja servido de uma unidade de urgências básicas?

- Um segundo erro, assente na indecência governamental, uma vez que face às fortes assimetrias sociais que atravessam o concelho, esta decisão condena as populações mais desfavorecidas socialmente e que já são aquelas que mais dificuldades têm no acesso à saúde ao abandono de si próprias numa situação em que poderiam precisar de uma resposta rápida. Como é possível que o Estado se desresponsabilize pelas populações do interior profundo do Concelho colocando-lhes à disposição um serviço de urgências a mais de uma hora de caminho das suas zonas residenciais?

- Um terceiro erro, assente na irresponsabilidade governamental, pois que com o aumento exponencial de população que procura o concelho de Loulé derivado da sua excelência ao nível da oferta turística a retirada do serviço básico de urgências de Loulé vem acrescer mais problemas aos problemas já existentes resultantes do facto do serviço de urgências do Hospital Distrital de Faro não reunir as condições necessárias a prestação de um serviço de saúde digno às populações do Algarve.

O Movimento de Cidadãos em Defesa dos Serviços de Saúde de Loulé vem apelar à pessoa do Excelentíssimo Senhor Director do Centro de Saúde de Loulé que faça chegar às autoridades políticas competentes as nossas preocupações de forma a que não se cometa um erro de extrema gravidade nas políticas de socorro rápido das populações e seja dado mais um passo na degradação progressiva do Estado Social e neste caso particular, da degradação progressiva do Sistema Nacional de Saúde.

Pelo Movimento de Cidadãos em Defesa dos Serviços de Saúde de Loulé

3 comentários:

  1. Boa tarde. Sou jornalista e gostaria de um contacto telefónico para poder falar com alguém sobre isto. Deixo meu email. guilhermesousa5@mcr.iol.pt

    Agradeço resposta.

    Obrigado.

    ResponderEliminar
  2. Guilherme Sousa6:33 da tarde

    Boa tarde,

    Chamo-me Guilherme Sousa e sou Jornalista. Gostaria de um contacto telefonico para poder falar sobre esta manif. Deixo o meu email: guilhermesousa@mcr.iol.pt

    Obrigado.

    Guilherme Sousa

    ResponderEliminar
  3. Caro Guilherme,

    Segue o meu contacto de telemóvel para se precisar de algum esclarecimento sobre a manifestação contra o fecho das urgências de Loulé.
    919252503
    Cumprimentos
    João Martins

    ResponderEliminar