A minha Lista de blogues

segunda-feira, julho 02, 2012

Austeridade Para Quê? A Quem Servem As Políticas De Austeridade? Sobre Quem Produzem Que Tipos De Efeitos?


Desde a primeira hora da introdução da doença do austeritarismo que o blogue macloulé vem avisando da derrocada que significa o ciclo vicioso da austeridade recessiva. Como o macloulé não é ninguém e os tempos actuais são tempos em que só se pode dar ouvidos a alguém, aquilo que o macloulé aqui escreve, pelas actuais leis da física, nem existe, nem conta para esta história. 

Aquilo que temos a certeza que vai existir é o facto de que os arautos da austeridade digna e inteligente vão ter que engolir muitos sapos quando forem acusados da cegueira ideológica mais ou menos interessada e ignorante que levou à destruição das estruturas institucionais fundamentais da sociedade portuguesa. Educação, Saúde, Cultura, Ambiente, Segurança e Protecção Social e tantos outros recursos cruciais à vida das populações que estão a ser autenticamente saqueados pelos profetas da nova ordem ultraliberal fazendo de Portugal e dos portugueses um autêntico laboratório experimental de manipulação de ratos humanos.

A austeridade traz associada a si uma enorme massa de pobreza. A implosão das classes médias. O aumento abrupto das desigualdades sociais. O aumento exponencial de depressões e do consumo de ansiolíticos. O disparar dos suícidios anómicos. A destruição do Estado Social. O saque dos melhores recursos nacionais (a exploração de petróleo no Algarve meu Deus). A privatização da água. A elitização dos sistemas educativos com um certo regresso ao tempo de Salazar. A morte da cultura. O saque ao ambiente (veja-se a LPN que alerta, hoje, para o facto do Algarve estar a saque). Uma injecção incálculável de dinheiros públicos (leia-se dos contribuintes) a entrar na algibeira de agiotas e gananciosos banqueiros. A maior transferência da história do capitalismo mundial dos rendimentos do trabalho para os lucros do capital. A maior espoliação da História da Humanidade.

Perante um roubo destas dimensões, o Governo PSD/CDS, aposta em ir mais longe do que a Troika e o PS de Seguro, discursa ao largo da Troika e aprova no parlamento tudo aquilo que é do interesse da Troika (veja-se o sentido da votação do PS na moção de censura às políticas do governo da Troika levado a cabo pelo PCP). Entretanto, na "Europa", estão em bancarrota a Irlanda, a Grécia, Portugal, a Espanha, a Itália, o Chipre, a Eslovénia em breve e todos os outros a quem o efeito dominó tocar. Regular (controlar?) os desvairados mercados que estão na origem do problema, nem pó. Pôr a economia ao serviço da política e dos cidadãos de carne e osso, tá quieto ó Troika. Caminhar no sentido da defesa da democracia, isso era o bom e o bonito.

Esta História vai acabar muito mal. Talvez acabe num horror. Por enquanto, já ninguém controla o jogo. O carro de Jagrená circula totalmente descontrolado. O embate pode originar um desastre de proporções inimagináveis. É mais que altura de decretar a emigração dos ortodoxos ultraliberais. Sob pena de se isso não acontecer eles estarem prontinhos para destruir as nossas vidas. "Nós", os pobres e remediados. Como se fossemos ratos de laboratório.

Sem comentários:

Enviar um comentário