A minha Lista de blogues

sábado, junho 02, 2012

Terrorismo Psicológico

O governo da Troika - PSD/CDS não só põe em prática medidas políticas destrutivas da vida humana dignas de um autêntico terrorismo social  como é inovador na introdução de uma forma de fazer política marcada por um fortíssimo terrorismo psicológico. Não são só as políticas neoliberais e neofascistas dotadas de um fundamentalismo quase religioso que estão a destruir literalmente o país e as suas estruturas sociais fundamentais.

Há todo um poderoso aparelho discursivo, consciente por vezes, outras vezes inconsciente, que põe na mais profunda depressão uma boa parte dos portugueses, a minha pessoa incluída. A solução para o problema do desemprego juvenil passou por "emigrar". A promessa do "crescimento" é anunciada tendo como solução o "empobrecimento". Os portugueses não devem ter o direito ao protesto e à indignação porque se o fizerem são "piegas". O desemprego não tem que ser uma "coisa" negativa. O protesto e os movimentos sociais são reprimidos e criminalizados. Hoje mesmo, enquanto os números do desemprego batem recordes históricos o neofascista Pedro Passos Coelho diz que o crescimento "está quase" a vir (Passos Coelho e Vitor Gaspar devem-se estar quase a vir no sentido orgásmico com o êxito das suas políticas ultraliberais).

A conhecida "doutrina de choque" está bem apoiada em alguns elementos fundamentais. Políticas de destruição massiva de direitos sociais. Empobrecimento compulsivo de uma grande parte da população, classes médias incluídas. Um saque organizado de apropriação dos recursos públicos fundamentais através de um acelerado programa de privatizações. António Borges saiu da Troika por motivos "pessoais" e Cavaco e Silva andou no mundo asiático a vender a TAP (o que não deixa de ser admirável para um Presidente da República que diz não se meter em "querelas político-partidárias"). Um poderoso aparelho ideológico com destaque para os media que faz uma avassaladora pressão ideológica para a aceitação da dominação social. E por último, mas de uma importância fundamental, um terrorismo psicológico governamental destruidor da identidade social e da vida das pessoas que sofrem todas estas violentíssimas medidas, tentando convencê-las que o sofrimento é bom para elas e não poucas vezes que se deve a uma responsabilidade das próprias. O maravilhoso milagre pós-moderno da transformação da vítima em culpado.

Todos os dias ao sair de casa sou confrontado com notícias da introdução de medidas políticas destrutivas da vida dos portugueses e da minha vida em particular. Ontem mesmo, a notícia que os pais vão passar a ser criminalizados (sim, criminalizados) pelos problemas de indisciplina dos seus filhos na escola. Não aguento mais isto por muito mais tempo. Os porcos fascistas da Troika - PSD/CDS estão quase a vencer. Triste povo.

2 comentários:

  1. Terrorismo Psicológico palavras certeiras para descrever o governo PSD/CDS. E, sem dúvida, o medo está a instalar-se na sociedade portuguesa.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  2. Olá Jorge,

    Acabei de fazer uma visita à Tia Anica. Totalmente de acordo com o que lá li.

    Abraço
    João Martins

    ResponderEliminar