A minha Lista de blogues

domingo, maio 06, 2012

É Preciso Mudar Alguma Coisa Para Que Tudo Fique Na Mesma?

Eleições em França. Positivo, Sarkozy foi-se. Ganha um discurso diferente face aos mercados financeiros. Aparentemente pode haver uma inversão em direcção à Social-Democracia. Resta saber se não estamos perante mais do mesmo do que os "socialistas" têm feito nos últimos anos no poder. Para já, em Portugal a reacção de António José Seguro face à vitória de Hollande deixa em destaque o apelo a uma "adição" ao Tratado Europeu no sentido de se introduzir medidas de crescimento económico. Ora não é com "apêndices" aos tratados que se altera o paradigma de desenvolvimento que nos tem conduzido à catástrofe. É uma mudança estrutural de políticas aquilo que é necessário. Não prevejo grandes alterações de fundo em relação ao austeritarismo institucionalizado. Contínuo convicto que só a pressão da rua pode produzir mudanças sociais de sentido positivo.

2 comentários:

  1. Vítor Aleixo10:14 da tarde

    Concordo.Grandes entusiasmos são de evitar.A soberania do voto popular,numa luta que é sempre muito desigual, poderá mais que força do capital financeiro ? Hollande tem pela frente o enorme desafio de reabilitar a confiança na Democracia.Se defraudar será mais um coveiro da sede de justiça dos debaixo.Um Obama europeu.Vou torcer para que não aconteça.

    ResponderEliminar
  2. Esperemos que não. De toda a forma é sempre melhor do que o que estava. Mas o Vítor tocou no cerne da questão. Conseguirá Hollande não ser engolido novamente pelo poder financeiro? Quanto a Obama era difícil não defraudar as expectativas mas tenho a opinião de que as idéias e as palavras contam. E Obama é neste momento uma peça importante na mudança de ideias dominantes a médio prazo.

    Abraço!
    João Martins

    ResponderEliminar