A minha Lista de blogues

sábado, março 03, 2012

Proposta De Petição Pela Suspensão Imediata Da Exploração Petrolífera Na Costa Algarvia

Pode ler em baixo a proposta de redacção da petição e contribuir com sugestões:

Petição pela suspensão imediata da exploração de Petróleo e Gás Natural na costa Algarvia

Para: Assembleia da República

Os subscritores abaixo-assinados vêm por este meio exigir a suspensão imediata da exploração de Petróleo e de Gás Natural na costa marítima do Algarve considerando que os riscos ambientais, económicos e sociais para a região não permitem a admissibilidade de um negócio privado potencialmente danoso do interesse público e que pode destruir por completo a vida de toda a população residente.

Consideram também que a actividade de exploração do petróleo e do gás natural põe em risco a principal actividade económica da região, o turismo, actividade esta que funciona, ainda, como principal alavanca do resto dos sectores da vida económica do Algarve. Petróleo e turismo não combinam. A não ser que se queira promover como actividade económica central da região, o Turismo Petrolífero.

Os subscritores da petição consideram ainda que mais uma vez uma questão estrutural que pode comprometer a sustentabilidade económica, ambiental e social de toda a região foi decidida à revelia e nas costas das populações, sem o imprescindível debate público alargado que permitisse uma tomada de decisão apoiada em informação e conhecimento solidificado e apoiada numa racionalidade não só científica mas socialmente participada e democrática.

Os susbscritores da petição entendem assim que o governo deve suspender imediatamente o negócio da exploração do Petróleo e do Gás Natural no Algarve uma vez que a experiência histórica mundial dos acidentes em plataformas de exploração deste tipo de recursos não permite a confiança total de que graves acidentes ambientais não possam ocorrer na região.

De igual modo, no exercício de direitos legalmente consagrados, solicitam à Assembleia da República que decida discutir esta matéria, propondo ao Governo que corrija a orientação que assumiu neste domínio.

Os signatários
João Martins

2 comentários:

  1. Não é só o turismo que está em causa. A pesca sofrerá também um rude golpe. Desde já todo o meu apoio à petição que está a nascer...

    ResponderEliminar
  2. Obrigado Jorge,

    Depois peço-lhe novamente ajuda na divulgação.

    Um grande abraço
    João Martins

    ResponderEliminar