A minha Lista de blogues

terça-feira, março 20, 2012

O Movimento Por Um Algarve Livre De Petróleo Na Imprensa Algarvia

Criado o Movimento por um Algarve Livre de Petróleo

Lançada petição e marcada ação de sensibilização para 7 de abril

O Movimento Por Um Algarve Livre De Petróleo – MALP teve o seu primeiro encontro no passado sábado, em Loulé, no qual foi decidido lançar uma petição pública e promover campanhas de sensibilização ambiental.

Na petição, exige-se a suspensão imediata da exploração de petróleo e gás natural na costa marítima da região do Algarve.

Os subscritores consideram que os riscos ambientais, económicos e sociais para a região “não permitem a admissibilidade de um negócio privado potencialmente danoso do interesse público e que pode destruir por completo a vida de toda a população residente”.

Para o movimento, esta prospeção “põe em risco a principal atividade económica da região, o turismo, que funciona, ainda, como principal alavanca do resto dos setores da vida económica do Algarve”.

“Petróleo e turismo não combinam. A não ser que se queira promover como actividade económica central da região, o turismo petrolífero”, sublinha-se, na petição, disponível em
http://www.peticaopublica.com/PeticaoVer.aspx?pi=P2012N21659.

Promover campanhas de sensibilização ambiental junto da população do Algarve sobre o problema foi outra das conclusões extraídas do primeiro encontro do MALP.

Assim, a próxima ação no terreno deste movimento está já marcada para 7 de abril, às 15:00 horas, no Calçadão de Quarteira, visando a recolha de assinaturas no âmbito da petição já citada.

O MALP exige ainda estudos de impacte económico, social e ambiental que suportem o debate sobre a exploração de petróleo e gás natural no Algarve pela comunidade científica, política e social portuguesa, assim como “transparência pública e política” em todas as decisões relativas ao tema e uma “discussão pública (não uma mera consulta pública) alargada sobre os custos e benefícios” para toda a região.

Aqui:
http://www.regiao-sul.pt/noticia.php?refnoticia=125902

Sem comentários:

Enviar um comentário