A minha Lista de blogues

quarta-feira, março 28, 2012

Movimentos Sociais e Cidadania




O MALP (Movimento Por Um Algarve Livre De Petróleo) vai participar amanhã às 21h30m na Associação Civis em Faro numa mesa redonda sobre o papel dos movimentos sociais e do activismo no contexto actual. O encontro conta com a participação do sociólogo Elísio Estanque da Universidade de Coimbra. Comparece. Participa. Mais informação aqui em baixo.

A Faculdade de Economia da Universidade do Algarve e a CIVIS - Associação para o Aprofundamento da Cidadania, desafiaram o professor Elísio Estanque, para uma mesa redonda sobre o papel dos movimentos sociais e do ativismo social no contexto atual.

Elísio Estanque, sociólogo, é professor da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra e investigador do Centro de Estudos Sociais. Na sua nota biográfica sublinha o seu papel de ativista, para além de evidenciar o seu interesse pelo estudo e participação em movimentos sociais. O próprio refere que procura "usar os seus conhecimentos e experiência ao serviço dos valores democráticos e do combate às injustiças sociais".

Aproveitando a sua vinda a Faro para apresentação e discussão do seu mais recente livro (na FEUALG pelas 14h30m e no Pátio das Letras pelas 18h30m), achámos que seria de interesse para todos podermos desenvolver uma discussão com o professor. O objetivo desta sessão é o de promover o conhecimento sobre os diferentes movimentos e grupos de ativistas (solicitando-se a cada grupo que apresente a sua causa e os seus interesses). Em paralelo o professor estará disponível para uma conversa em que lhe pediremos que discuta: i) o papel destes movimentos no aprofundamento da democracia; ii) qual o contributo expectável dos movimentos sociais atuais na produção da mudança.

Sem comentários:

Enviar um comentário