A minha Lista de blogues

sábado, fevereiro 11, 2012

A Troika À Rasca



Polícia ameaça emitir mandatos de captura para membros da troika

Milhares de pessoas estão na rua em protesto contra o novo pacote de medidas de austeridade acordado com o Banco Central Europeu. A Praça Syntagma, assim como as ruas adjacentes, têm sido palco de confrontos entre forças de segurança e manifestantes, sendo que já existem relatos de algumas detenções e de manifestantes feridos.

As forças de segurança têm sido acusadas pelos manifestantes de serem cúmplices do governo e dos representantes do Banco Central Europeu, Fundo Monetário Internacional e União Europeia e do verdadeiro ataque que está a ser perpetuado contra o povo grego.

O maior sindicato da polícia grega já veio, contudo, acusar os representantes da troika de "chantagem" e de estarem a contribuir para a "abolição ou desgaste da democracia e soberania nacional". A estrutura sindical ameaça mesmo emitir uma série de mandatos de prisão que abrangeriam, entre outros, Paul Thomsen, responsável do FMI na Grécia.

"Uma vez que estão a continuar com esta política destrutiva, avisamos que não nos podem pôr a lutar contra os nossos irmãos. Recusamo-nos a ficar contra os nossos pais, irmãos, filhos (...)", afirma o sindicato em comunicado.

"Alertamos que, enquanto representantes legais dos policiais gregos, vamos emitir mandatos de prisão por uma série de violações legais ... como chantagem, abolição ou corrosão de forma secreta da democracia e soberania nacional", refere ainda a estrutura sindical que abrange mais de de dois terços dos polícias gregos.

Aqui:
http://www.esquerda.net/artigo/753gr%C3%A9cia-governo-%C3%A9-confrontado-com-vaga-de-demiss%C3%B5es

Nota: Cartaz e foto de João Martins

Sem comentários:

Enviar um comentário