A minha Lista de blogues

quinta-feira, janeiro 05, 2012

História

A História. Talvez a mais importante disciplina do nosso sistema de ensino.

2 comentários:

  1. Vítor Aleixo10:34 da tarde

    " A destruição do passado - ou melhor,dos mecanismos sociais que vinculam a nossa experiência pessoal à das gerações passadas - é um dos fenómenos mais característicos e lúgubres do final do séc.XX.Quase todos os jovens de hoje crescem numa espécie de presente contínuo,sem qualquer relação orgânica com o passado público da época em que vivem " Eric Hobsbawm in A Era dos Extremos,Lx.Presença.
    Conjuntamente com a História e ao lado colocaria a Filosofia.
    Não é em vão que as merdas das teorias e modas pedagógicas irradiadas a partir das universidades americanas que mais tarde colonizaram tudo o que foi centro de decisão nos diferentes ministérios de educação de muitos países do mundo andam há anos a reduzir a tempos insignificantes as cargas horárias destas disciplinas nos currículos escolares.O resultado é o panorama triste que temos:cidadãos obedientes e submissos mas capazes de funcionar e produzir na engrenagem económica.Roubaram-nos já a humanidade.Aonde a Esperança ?

    ResponderEliminar
  2. Boas caro Vitor Aleixo,

    Talvez por coincidências divinas tive mesmo para pôr a imagem da capa da "Era dos Extremos" no post. Em sintonia plena. Não podia concordar mais.

    Abraços
    João Martins

    ResponderEliminar