A minha Lista de blogues

quarta-feira, janeiro 04, 2012

Do Fascismo Financeiro Austeritário XI



São os mais pobres que estão a fazer mais sacrifícios para pagar a crise. A conclusão é de um estudo da Comissão Europeia que analisa a distribuição dos efeitos das medidas de austeridade por seis países em dificuldades: Portugal, Grécia, Espanha, Irlanda, Estónia e Reino Unido. As medidas de austeridade tomadas pelo Governo português, para além de estarem distribuídas de forma desigual entre ricos e pobres, fizeram subir o risco de pobreza, particularmente entre idosos e jovens.

O relatório de Bruxelas revela que Portugal "é o único país com uma distribuição claramente regressiva", ou seja, em que os pobres estão a pagar mais do que os ricos quando se aplica a austeridade. Exemplo disso é o rendimento disponível das famílias. Nos escalões mais pobres, o orçamento de uma família com crianças sofreu um corte de 9%, ao passo que uma família rica nas mesmas condições perdeu 3% do rendimento disponível.

Os dados mostram que Portugal é o único país analisado em que "a percentagem do corte [devido às medidas de austeridade] é maior nos dois escalões mais pobres da sociedade do que nos restantes". A Grécia, que tem tido repetidos pacotes de austeridade, apresenta uma maior equidade nos sacrifícios implementados.

Aqui:
http://www.cmjornal.xl.pt/detalhe/noticias/nacional/actualidade/mais-pobres-suportam-austeridade

2 comentários:

  1. "A conclusão é de um estudo da Comissão Europeia, que analisa as medidas tomadas entre 2009 e Junho de 2011, quando o país era governado por José Sócrates.": http://www.agenciafinanceira.iol.pt/economia-nacional/austeridade-pobreza-comissao-europeia-crise-desigualdade-agencia-financeira/1314058-5205.html ... o correio da manhã não sabe ler datas...

    ResponderEliminar
  2. Amiga Sara,

    O Correio da Manhã não sabe ler datas e a amiga esqueceu-se que o PEC I, II e III tiveram a chancela do PSD. A produção política da pobreza é partilhada ou não será assim?

    Cumprimentos
    João Martins

    ResponderEliminar