A minha Lista de blogues

sexta-feira, dezembro 30, 2011

Ora vamos lá a assinar esta petição pela suspensão de Portagens na A22 em massa...

Petição pela suspensão imediata das portagens na A22/Via Infante de Sagres

Para:
Assembleia da República

Os subscritores da petição abaixo assinada consideram que a decisão política de introdução de portagens na A22/Via Infante de Sagres constituiu um erro histórico de uma gravidade extraordinária para o desenvolvimento económico e social do Algarve. A A22/Via Infante de Sagres foi concebida como uma via estruturante da organização da vida coletiva dos cidadãos que residem e trabalham no Algarve, com vista ao seu desenvolvimento social e económico. Por isso foi construída sem perfil de auto-estrada e fora do modelo de financiamento SCUT, pois mais de dois terços foram pagos pelos fundos comunitários. A A22/Via Infante de Sagres foi construída em alternativa à Estrada Nacional 125, pelo facto de esta constituir uma via litoral altamente urbanizada, de evidente sinistralidade e mortalidade, não podendo agora ser apresentada como de possível requalificação ou constituindo ela própria uma alternativa. O efeito perverso, já expectável antes da introdução desta medida cega de política pública, de deslocação em massa do tráfego rodoviário para a Estrada Nacional 125 vem provocar dificuldades na mobilidade das populações, acrescer exponencialmente os riscos de acidentes rodoviários e de mortes nas estradas algarvias. Os seus resultados serão a degradação acelerada da qualidade de vida de todos os algarvios, o estrangulamento da vida económica e social do Algarve e a deterioração das condições de atratividade turística da região, sector vital da economia do Algarve e uma importante fonte de rendimento de produção da riqueza nacional. Por estas razões, a introdução de portagens no dia 8 de dezembro de 2011 representou um rude golpe na vida dos indivíduos, das famílias e das empresas que, em conjunto, contribuem para o desenvolvimento da economia e da sociedade algarvias. Os subscritores desta petição consideram, ainda, que a decisão de portajar a circulação na A22/Via Infante de Sagres foi tomada ao arrepio da vontade maioritária da população do Algarve e que a medida se insere numa política que parece atuar sem qualquer preocupação pelo interesse público. Esta lógica de governação, contrária aos interesses das pessoas que vivem nos seus territórios, tem tendência a originar a quebra de confiança política dos cidadãos algarvios nos seus representantes eleitos, contribuindo dessa forma para uma deslegitimação do próprio sistema de representação democrática. Assim sendo, os cidadãos e entidades abaixo-assinados exigem que o Governo suspenda de imediato a cobrança de portagens na A22/Via Infante de Sagres. De igual modo, no exercício de direitos legalmente consagrados, solicitam à Assembleia da República que decida discutir esta matéria, propondo ao Governo que corrija a orientação que assumiu neste domínio.

Os signatários
Assinar aqui:

3 comentários:

  1. Paulo Joel1:12 da tarde

    Caro camarada e amigo João:

    Cuidado porque isso pode ser um erro enorme visto que os comerciantes da EN 125 ficaram e ficarão a ganhar com as portagens, visto que o comércio aumentou bastante junto à via. Não dêem pontapé nos pés antes de saber as consequências. Lojas que estavam apagadas estão a ser reinstaladas e procuradas para negócio. Existem 2 lados, é chato pagar portagem, mas os benefícios dos comerciantes serão maiores. Quanto a outro assunto que ouvi falar recentemente por estes dias, um tal de Ricardo Oliveira que é filho do Oliveira do Restaurante famoso da picanha em Loulé, é alguma coisa ao camarada Pedro Oliveira da junta de São Clemente? É que ouvi uns boatos que esse jovem iria se candidatar em 2013 à Câmara de Loulé através de um Movimento de Cidadãos, e pelos vistos terá uma forte equipa a apoiá-lo. Tire-me essa dúvida se souber algo por favor amigo.

    um bom 2012 cheio de esperança e luta, Paulo

    ResponderEliminar
  2. Caro Paulo Joel,

    Vá dar banho ao cão.

    Bom ano novo!
    João Martins

    ResponderEliminar
  3. força aí joao na luta. a vergonha das vergonhas é cobrar 20 anos depois o que já tinha sido pago. respondendo ao outro de cima, caro joel, cuidado você com o que diz e deve ser vendedor imobiliario não?
    esse rapazito que voce fala não é nada ao pedro nem ao luís. são apenas amigos. e vai ser um caso sério, a vida da muitas voltas e vai ter muita coisa a favor dele. o ps esqueceu-se deste moço e é pena. ganhavamos loulé disparado, como o eusebio ganhou sao bras. o povo nao vai acreditar em ruis lourenços, nem jamilas, nem hugos, nem luis. ja estao la e nao conseguem fazer nada...e nunca conseguiram. tenho enorme respeito pelo rui lourenço mas nao serve.


    happy new year joao "amigao" martins

    zé fonseca

    ResponderEliminar