A minha Lista de blogues

sexta-feira, setembro 02, 2011

Do Fascismo Financeiro Austeritário

1. Uma massa enorme de gente inconsciente, muita dela que se diz de esquerda, andou ansiosa nos últimos dias a bramar contra a direita radical pelos cortes na "despesa" do Estado, assim mesmo, de forma abstrata. Aí está, primeira página do jornal Público de hoje: "Maiores cortes na despesa vão ser na saúde, educação e segurança social". As "gorduras" no Estado não se encontram na parcerias público-privadas, nas empresas municipais, nas concessionárias de todo o tipo que arruinam o Estado, nem nos negócios da gentinha que mama há largos anos na teta do Estado. Não, isto não é "gordura" do Estado. A "gordura" do Estado pode ser "eliminada" com os desempregados e pobres preguiçosos que não querem trabalhar. Com os doentes que de forma abusadora recorrem às organizações de saúde ou ainda com os inconscientes reformados que não recorrem aos medicamentos a finalizar o prazo. O fascismo financeiro já está cá. Há é ainda dificuldade em perceber se o fascismo político está a chegar.

2. O ministro Crato "implodiu" as Direcções Regionais de Educação em nome da autonomia das escolas, da eficiência nas políticas educativas e da descentralização educativa (?). Vamos ver se esta destruição atómica das estruturas intermédias do Estado não vai resultar numa magistral incompetência. Aguardo para ver com imensa curiosidade.

3. O ministro das Finanças Vitor Louçã Gaspar engraçou toda a gente e vive um certo estado de graça. Daqui a alguns meses aquilo que começou por ser engraçado não vai ter graça nenhuma. Nem para o próprio. Nem Friedrich Von Hayek o salva.

4. Última hora: A Troika diz que a Grécia precisa de mais medidas de austeridade...

Sem comentários:

Enviar um comentário