A minha Lista de blogues

quinta-feira, julho 14, 2011

Do Fascismo Financeiro Austeritário

1. Os profetas do austeritarismo, quais virgens ofendidas, entraram em estado de choque, qual "murro no estômago" com as notações da Moody's que colocaram Portugal no reino do "lixo". A política que agiu no sentido da desregulação dos mercados criou a criatura que não passa agora o mínimo cartão ao seu criador. As agências de rating são actores do mercado e o mercado existe para fabricar já, rapidamente e em força lucro, muito lucro, o máximo de lucro. A criatura nos tempos actuais virou as costas ao criador e o criador encontra-se impotente face aos desejos da criatura. A lógica de acção da criatura só se compreende a partir do capitalismo de devastação neoliberal. A lógica de acção do criador deveria ser o zelo pelo bom funcionamento da democracia. Neste momento capitalismo e democracia são dois sistemas de difícil entendimento. O primeiro apenas obedece à reprodução de mais valias do capital. O segundo parece ter-se demitido de regular o interesse público à escala global.

2. O segundo estado de choque das virgens ofendidas vai ser, em breve, em relação ao brutal falhanço do plano da Troika. Baixar salários contribui para a dinamização da economia nacional? Despedir pessoas em massa contribui para o desenvolvimento da economia nacional? Aumentar os impostos desenfreadamente contribui para o desenvolvimento da economia nacional? Propôr condições drakonianas para pagamento dos juros contribui para o desenvolvimento da economia nacional? Privatizar os melhores recursos públicos do Estado contribuindo para o enriquecimento súbito de alguns actores privados contribui para o desenvolvimento da economia nacional? Baixar de forma abrupta o poder de compra dos consumidores contribui para o desenvolvimento da economia nacional? Gerar um clima de medo nos locais de trabalho contribui para o desenvolvimento da economia nacional? Fazer crer às pessoas que o sofrimento austeritário é bom para elas contribui para o desenvolvimento da economia nacional? Retirar a capacidade de fazer futuro às pessoas é bom para a economia nacional? Alguém pode acreditar que este conjunto de medidas, só para citar algumas, vai permitir "alavancar" a economia e contribuir para o pagamento da dívida dita "soberana" da economia nacional? Alguém com o mínimo de bom senso acha que este conjunto de medidas vão contribuir para o desenvolvimento económico e social de Portugal?

3. Pelo menos duas coisas são espantosas nesta crise. Em primeiro lugar a dimensão a que pode chegar a cegueira ideológica colectiva (a última cegueira ideológica que me impressionou foi o silêncio e o unanimismo do PS à volta de Sócrates). Como é possível que tanta mente altamente escolarizada não veja que o mundo se está a desmoronar à sua volta e que não veja que o plano da Troika é um caminho traçado para um poço sem fundo de impossível saída? A segunda coisa espantosa é ver a que ponto se pode espremer o sofrimento de um povo. Qual é o limite? Quem leu umas coisas sobre o que foi o holocausto nazi sabe que o limite pode ir para além do imaginável. Assistimos hoje a um dos maiores saques da história do capitalismo ao nível das transferências de rendimento do trabalho para o capital. Haverá capacidade de indignação suficiente que evite a catástrofe?

Sem comentários:

Enviar um comentário