A minha Lista de blogues

domingo, março 27, 2011

Xutos e Pontapés



Possibilidade 1 - PSD ganha com maioria absoluta. A democracia falou mais alto. As políticas de direita de Sócrates encostam-se ainda mais à direita. É provavel que se varra o que resta do Estado Social. Passa-se a mentir menos na política. Mais seria impossível. A esquerda ganha uma oportunidade de renascer. Sem os Socratinos é óbvio.

Possibilidade 2 - PSD ganha com maioria relativa e coliga-se com CDS-PP. A democracia falou mais alto. As políticas de direita de Sócrates encostam-se ainda mais à direita. É provavel que se varra o que resta do Estado Social. Passa-se a mentir menos na política. Mais seria impossível. A esquerda ganha uma oportunidade de renascer. Sem os Socratinos é óbvio.

Possibilidade 3 - Sócrates ganha com minoria relativa. A democracia falou mais alto. A bola passa para o Presidente da República. Não sei se alguém quererá coligar-se com Sócrates. A mentira continua. A esquerda desaparece do mapa durante uns bons anos.

Possibilidade 4 - Coligação multipartidária de salvação nacional. Talvez seja o último recurso.

Utopia realista: A vitória da direita poderia ser uma oportunidade de ouro para a esquerda se reinventar. Sim, falo do PCP, do Bloco de Esquerda e da ala esquerda do PS, que ainda existe. São poucos, mas talvez sejam os de maior qualidade e com peso político. Desta aliança, a médio prazo talvez saísse um Portugal mais justo e com alternativa de futuro. Tenho muitas dúvidas que o estado actual do PS venha a permitir isso. A reeleição do líder José Sócrates está aí para o provar.

Sem comentários:

Enviar um comentário