A minha Lista de blogues

domingo, fevereiro 06, 2011

O Cinema de Regresso a Loulé



Depois de uns curtos longos anos sem qualquer equipamento cultural digno desse nome, Loulé voltou hoje a ter cinema no Cine-Teatro Louletano. Da antiga sala nada resta. Ficou a autenticidade reservada para o seu aspecto exterior. A nova sala tem um estilo moderno, confortável e uma excelente qualidade acústica. Loulé volta a ter um equipamento cultural na cidade digno desse nome.

A estreia cinematográfica foi para o brilhante documentário de João Canijo "Fantasia Lusitana". O filme relata a neutralidade portuguesa durante a segunda guerra mundial e o contraste entre o mundo de felicidade produzido ideologicamente pelo regime de Salazar e Carmona e as percepções de espanto e incredulidade dos refugiados da guerra que passavam por Lisboa, com tão ingrata felicidade. O documentário é um documento histórico fenomenal. Está quase tudo lá do Portugal de Salazar. A pobreza e a miséria, o analfabetismo, a exaltação da Nação, o culto e a adoração ao chefe de Estado. Portugal representado ideologicamente como uma nação fundamental aos destinos do mundo. Uma excelente escolha portanto.

Na plateia menos de uma dezena de lugares estavam ocupados. O preço dos bilhetes, três euros, é um preço mais que acessível, falta fazer com que a oferta cultural gere mais procura cultural. Para já, o começo, ao nível da oferta, é prometedor. Há que manter o nível e jogar habilidosamente entre a democratização dos gostos culturais e a sua sempre necessária elevação. A cultura é daqueles investimentos que talvez não se traduza de forma imediata em muitos votos eleitorais. Mas as actuais e futuras gerações ficarão eternamente agradecidas se sentirem que alguém está atento ao seu sempre indispensável engrandecimento cultural.

Sem comentários:

Enviar um comentário