A minha Lista de blogues

terça-feira, dezembro 07, 2010

Dois mil empregos ou oito mil desempregados?

"A Associação Comercial da Região do Algarve (ACRAL) vê com “preocupação” a construção de mais uma grande superfície e alerta que a criação de emprego pelo grupo Ikea fará oito mil desempregados no comércio tradicional regional (...) a criação de uma nova grande superfície no Algarve preocupa a ACRAL.

“Acredito que os dois mil postos de trabalho que o Ikea diz que vai criar no Algarve terá um impacto de oito mil desempregados no comércio tradicional da região para além dos 24 mil desempregados que já existem”, disse João Rosado, em entrevista à Lusa. João Rosado cita um estudo feito pela Universidade Católica, a pedido da Confederação do Comércio Português em 2004, que indica que por cada posto de trabalho criado numa nova grande superfície são extintos quatro no comércio local”. O presidente da ACRAL refere,por exemplo, que muitas Pequenas e Médias Empresas de Loulé que se dedicam ao setor do móvel, nomeadamente em Almancil e Boliqueime, vão ressentir-se com a nova grande superfície.

Para sustentar a preocupação da ACRAL sobre o nascimento de mais uma nova grande superfície, João Rosado recorda um outro estudo, realizado pela Direção Regional de Economia do Algarve, a dar conta de “um excesso de grandes superfícies no Algarve” desde 2006/2008. (...) Também em Loulé, mas no eixo Loulé/Quarteira, está equacionado um projecto da Auchan, denominado "Alegro Algarve", representando um investimento de 400 milhões de investimento e quatro mil postos de trabalho direto numa área total de 40 hectares."

Ver original aqui:
http://www.regiao-sul.pt/noticia.php?refnoticia=110799

Para ver como a crise económica nos torna a todos mais submissos ver aqui:
http://ssebastiao.wordpress.com/2010/12/07/meu-caro-dr-seruca-emidio/

As boas mentes dirão logo: Submissos não...responsáveis...

Sem comentários:

Enviar um comentário