A minha Lista de blogues

sexta-feira, outubro 01, 2010

Leviandades Económicas



1. É absolutamente espantoso a forma como os novos cães de guarda ideológicos vêm para as televisões, em massa, utilizar a "ciência económica" para legitimar as suas posições ideológicas. Gostava que me provassem empiricamente (não bastam as profecias de fé retóricas) que a baixa de salários resultaria necessariamente em mais competitividade e produtividade das empresas e dos trabalhadores. É muito triste que a "salvação" proposta pelos novos profetas da economia, para levantar a moral dos trabalhadores do nosso país, tenha como principal proposta a baixa de salários. Num país com salários baixissímos em comparação com a média europeia e com um tecido produtivo que funciona essencialmente à base de mão de obra intensiva e fracamente qualificada não deixa de ser um atestado de incompetência analítica a quem usa a "ciência económica" para mais não fazer do que profissões de fé de carácter retórico, não assentes em qualquer evidência empírica.

2. É absolutamente espantoso como são escolhidos a dedo os "especialistas" que têm acesso à tribuna mediática no panorama geral televisivo, geradores de um falso senso comum homogeneizador digno de um coro dominical. No contexto da maior crise económica jamais vista nas últimas largas décadas, o pluralismo democrático mediático anda também pelas ruas da amargura.

2 comentários:

  1. Completamente ajoelhado perante os interesses e as exigências dos seus patrões - o grande capital- o governo português,à imagem e semelhança de muitos outros por este mundo fora, estão a matar o país sem dó nem piedade. Pouco lhes importa que as medidas desastrosas(mais umas...), agora tomadas, arrastem para a miséria mais uns milhões de portugueses... exactamente esses milhões que, com o suor do seu trabalho, sustentam os vícios e a luxúria de um patronato inculto, desinformado, senão mesmo analfabeto... que escandalosamente exibe a sua riqueza(roubo) com jactos, casas, iates e carros de luxo... sem um pingo de vergonha.
    Vão tomando as medidas aos poucos... como que a medir o pulso de quem vive única e exclusivamente do rendimento do seu precário trabalho.
    É.. vão medindo o pulso... e atrevidamente vão atrofiando as nossas vidas... reduzindo o nosso quotidiano a um "sem sentido" desesperante...
    E, conscientes de que o Povo está a chegar ao limite da sua resistência a estes atentados sociais... os nossos governantes começam a preparar-se para a rebelião, conforme podemos concluir pelas declarações de responsáveis sobre a aquisição do último material para as forças de segurança (seria para rir se não fosse trágico...).
    Só que se esquecem de que o POVO, quando determinado, não pára... não havendo tanques capazes de travar a sua vontade de mudança... quando compreendida e assumida.
    Já quanto ao papel dos "media" e da sua contribuição para o esclarecimento de toda a situação económica e financeira... está tudo dito. OBEDECEM À VOZ DO DONO... tout court.

    ResponderEliminar
  2. Os governantes esquecem-se que quem veste uma farda também é povo, um dia, à sempre um dia, em que se deixa de obedecer à voz do dono e no dia 24 de Novembro terão a resposta a tanta mentira, espero que o povo acorde de uma vez por todas.
    Se querem prender ladrão, voltem pelo mesmo caminho, ladrão está escondido no gabinete atrás da gravata e do colarinho.

    ResponderEliminar