A minha Lista de blogues

terça-feira, maio 18, 2010

Fragmentos da vida de um povo

1. Sócrates decretou nova mudança no mundo. As medidas de austeridade já não são só até 2011 mas até 2013. Das duas uma; ou se governa à bolina, sem eira nem beira, e atingimos o cúmulo da incompetência, ou é a extrema perícia da utilização da mentira como estratégia de manipulação das massas. Aposto num pouco de ambas.

2. Cavaco aprovou o casamento de pessoas do mesmo sexo "só por causa da situação dramática do país". Desculpem-me a minha arrogância mas tenho mais do que razão. Quando sai do mundo da economia e das finanças (e mesmo assim...) Cavaco só ganha em estar calado. Progresso civilizacional com a homologação de uma lei por um presidente retrógado. Sócrates está de parabéns. Das poucas coisas boas e lúcidas da sua governação. Sejam lá quais forem os motivos das suas "convições".

3. Tudo em Sócrates atinge uma dimensão épica, quando não profética. As palavras são do próprio. Os números do desemprego em Portugal são "históricos". Uma autêntica ode ao triunfo.

4. O PCP aprovou uma moção de censura ao governo. Sócrates já respondeu no tom habitual. A moção de censura é "lamentável e condenável". Lamentável e condenável, dirá o Zé Povinho, é este governo ainda se manter em funções. Não o tirem de lá rapidamente e em força e ainda acabamos todos a entregar as calças no Parlamento. A estória de que a crise é "externa" e a salvação "interna" foi a lamentavel receita para o abismo.

5. Até ao fim da estória o reino de Sócrates vai oscilar entre o circo, a tragédia e a comédia. O tempo está bom para os historiadores do futuro, esses mesmos que vão analisar o presente, quando este pertencer ao passado.

2 comentários:

  1. Lua Cunha5:06 da tarde

    Caro João,
    Ora então vamos por partes...
    1.Este povo, rico na sua História, mesmo que com "estórias" que nos criam e criaram alguns embaraços(lembremos as vozes críticas da época do humanista Damião de Góis e até mmesmo a consciência crítica de Camões que transpira da sua obra)está a ser governado pela incompetência personificada no sr.engenheiro(???)que, melhor do que ninguém aprendeu(em que escola????)a manipular o tele-ponto para facilmente manipular a palavra. E, conforme diz uma personagem do livro "João Vêncio, seus amores" do escritor angolano Luandino Vieira, "AS PALAVRAS MENTEM!" e se mentem...
    A entrevista ontem dada ao canal um da RTP prova, com toda a substância, esta realidade. O número um de S.Bento disse, com palavras mentirosas, tudo o que lhe apeteceu... raramente teve um verdadeiro contraditório. Cumpriram bem o seu papel, os srs. jornalistas. Obedeceram à voz do dono, deixando-o ludibriar quem o ouvia. Se é que ainda há quem o ouve...
    2. É verdade, o nosso presidente resolveu ser um pouco civilizado e aprovou o casamento entre homossexuais.
    Confesso que pasmei. Obviamente, enquanto defensora dos direitos indivduais, não posso deixar de aplaudir esta atitude. Mas convinhamos que, para a maioria do povo que está com "a corda no pescoço"( mais de 2 milhões de portugueses vivem abaixo do limiar da pobreza)este não será com certeza o problema nuclear. Quando o estômago range... outros valores se levantam. É uma medida de "engana menino e papa-lhe o pão"... uma medida impostora por parte do PS, que pretende piscar o olho à Esquerda, num momento em que se prepara a mobilização para uma acção de rua contra as medidas do governo, no dia 29 de Maio. Aqui, João, acho que quem está de parabéns são os homossexuais que ousaram assumir-se pela luta.
    3. Quanto às professias da epopeia de Sócrates estamos conversados... verdadeira "Ode Triunfal", onde a apologia de uma realidade medíocre seria cómica se não fosse tão trágica. E até se atreve a citar frequentemente Fernando Pessoa... será que alguma vez o leu, ou limitou-se a ler os resumos pretos e amarelos que servem de tábua de salvação aos alunos pouco ou nada aplicados?
    4. A moção de censura do PCP é, diz a arrogância em desespero do primeiro ministro(minúsculas propositadas), "lamentável e condenável". Infelizmente, esta moção não vai passar devido a jogos de bastidores a que já nos habituamos. Contudo, como dizes e muito bem, "entre o circo, a tragédia e a comédia", da falácia destes governos de aprendizes de feiticeiros a HISTÓRIA" não rezará. Rezará sim... tal como de outros impérios... da sua queda... espero que mais breve do que eles pensam.
    E se me permites... TODOS À GRANDE MANIFESTAÇÃO DE 29 DE MAIO!

    ResponderEliminar
  2. Cara Lua Cunha,

    Já me habituei a passar pelo LEMMA.
    Um estimável abraço!

    João Martins

    ResponderEliminar