A minha Lista de blogues

quarta-feira, março 10, 2010

IKE Ambiente?

1. O que é um problema ambiental importante?

2. Quem define o que é importante ou não do ponto de vista ambiental?

3. Porque é que são as definições do agentes económicos que sempre prevalecem naquilo que se define como problema ambiental importante? Não será espantoso, que seja um tipo qualquer, de um qualquer grupo económico poderoso, a definir o que é importante, ou não, do ponto de vista do que é ambientalmente adequado ao ordenamento do território?

4. Os projectos ditos estratégicos deixariam de ser estratégicos se deixassem de violar as mais elementares regras do ordenamento do território?

5. Na minha família temos uns terrenos em zona de Reserva Agrícola Nacional (RAN), com uma horta, que tem uma laranjeiras, que dão umas laranjas, que devido aos preços de mercado, a dona, uma pobre senhora idosa, oferece com o melhor do seu coração. Este é um terreno de interesse estratégico para a qualidade de vida de toda a família e penso que também para a região do Algarve.

6. Agradeço que os poderes públicos sigam o critério a definir para o ordenamento do território na instalação do IKEA: Alterações de PDM's, etc, etc. e alterem o PDM na reserva agrícola onde os meus familiares querem construir uma casa, de forma a que possam vender os terrenos por uns poucos milhões de euros e assim a família enriquecer de um dia para o outro e em consequência, passar a pertencer ao clube daqueles que fazem das regras de aplicação geral do Estado de Direito, as regras da Joana.

7. No reino da arbitrariedade, em época de crise económica e com a justificação da criação de algum emprego, vale tudo. É também por isso que os países do Sul da Europa são rotulados de PIGS. É que ao agir como tal, a profecia realiza-se por si mesma.

Ver mais aqui: http://calcadaodequarteira.blogspot.com/2010/03/ikea-leva-sua-avante.html

Sem comentários:

Enviar um comentário