A minha Lista de blogues

sábado, março 06, 2010

Do Racismo Ambiental

O racismo ambiental é definido pelos estudiosos do ambiente como o resultado de "injustiças sociais e ambientais que recaem de forma implacável sobre essas etnias e populações mais vulneráveis, tenham elas ou não intenção explicitamente racista". E é de racismo ambiental que falamos, aqui e agora, mesmo ao pé da nossa porta, quando avivamos a memória ao ler hoje, dia 06 de Março de 2010, numa página inteira do jornal Público, que o aterro sanitário do sotavento algarvio foi plantado junto das populações pobres do interior, pois concerteza que esta coisa de depositar o lixo junto da burguesia urbana confortavelmente instalada, seria certamente um atentado à sua saúde pública. Acontece que o aterro rebentou, como bem avisou o Bloco de Esquerda Loulé, derramando lixiviados e resíduos sólidos para os afluentes da ribeira do Vascão, que desagua no Rio Guadiana. Quando toca à defesa dos interesses fundamentais das populações e sobretudo das mais pobres e vulneráveis, infelizmente é a incúria política que reina. O mais espantoso é que o aterro está situado numa zona classificada de sítio de Rede Natura 2000, o que só revela que a sensibilidade ambiental dos nossos políticos é igual ao gelo que ainda resiste, firme e hirto, no antártico. Como diz e bem, Adérico Cavaco, da Associação de Defesa da Serra do Caldeirão: "A serra recebeu o lixo que o litoral produz, que não quis ao pé da porta", esta "infraestrutura veio acentuar a desertificação do interior". Se isto não é racismo ambiental, não é coisa nenhuma.

Ver aqui mais informação no jornal Público:
http://jornal.publico.clix.pt/noticia/06-03-2010/aterro-sanitario-rebentou-no-algarve--e-comecou-a-despejar-lixo-para-ribeira-18939271.htm

1 comentário:

  1. pois é a ganância do homem não tem limites ,só pensamnos lucros,é assim na serra algarvia e é assim no litoraL DA RIA FORMOSA ONDE OS TERRENOS SITUADOS JUNTO À RIA ESTÃO A SAQUE PELOS PATOS BRAVOS COM O APOIO DA cm OLHÃO,E DO SEU PRESIDENTE.
    NA FUZETA ESTÃO A CONSTRUIR PRÉDIOS DE 4 PISOS A MENOS DE 15 METROS DA PREIA MAR DA RIA FORMOSA. OS ESGOTOS SEM TRATAMENTO PARA A RIA NÃO PARAM E EM OLHÃO JUNTO AO CAIS t LOCAL DE EMBARQUE PARA AS ILHAS DA ARMONO CULATRA E FAROL OS ESGOTOS CORREM PARTA A RIA SEM TRATAMENTO. POLUINDO A RIA FORMOSA COMO ESSE ATERRO POLUI A RIBEIRA DO VASCÃO.E TUDO ISSO COM O FECHAR DE OLHOS DA CCDR DO ICNB DA MINISTRA DO AMBIENTE.
    E DA CML.

    NOI BLOG OLHÃO LIVRE DENUNCIA O ATAQUE À RIA FORMOSA,VAMOS DENUCIAR ESSES CRIMINOSOS.

    ResponderEliminar