A minha Lista de blogues

terça-feira, fevereiro 02, 2010

Asfixia Não Democrática

Mário Crespo abandona colaboração com JN

Mário Crespo vai deixar de colaborar com o Jornal de Notícias depois de a publicação ter recusado um texto de opinião onde o jornalista relata um encontro entre Sócrates, Lacão, Silva Pereira e um executivo de televisão, onde Crespo foi referido como um «problema» que tinha de ter «solução», apurou o site do Sol. O artigo de Mário Crespo, que seria hoje publicado, na coluna de opinião do Jornal de Notícias foi rejeitado pela direcção do referido diário, acrescenta o Sol na sua edição online. No texto, Crespo alude a um almoço que reuniu o primeiro-ministro José Sócrates, o ministro da Presidência Pedro Silva Pereira, o ministro de Assuntos Parlamentares, Jorge Lacão, e um executivo de televisão. Nesse encontro, num hotel de Lisboa, Mário Crespo terá sido referido como «um problema» que teria de ter «solução». No artigo, o jornalista enumera exemplos de outros «problemas» que o Governo socialista terá «solucionado»:Manuela Moura Guedes, José Eduardo Moniz, o Jornal de Sexta da TVI e José Manuel Fernandes, ex-director do Público. O jornalista contou ao Sol que enviou, às 06:00 de domingo, o texto para o «copy desk» do JN. Por volta das 24:00, Mário Crespo recebeu uma chamada telefónica do director do diário, José Leite Pereira, com indicação de que o artigo de opinião não seria publicado. Questionado sobre as razões para a não publicação, Mário Crespo refere que «não houve uma explicação plausível», por parte do director do jornal. Perante esta situação, o jornalista da SIC decidiu cessar a colaboração com o JN.

In: http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?section_id=9&id_news=433491&page=0

Veja mais aqui: http://abrupto.blogspot.com/2010_02_01_abrupto_archive.html#679369019303012798

2 comentários:

  1. Há muito que as colunas opinião de Mário Crespo no Jornal de Notícias são armas de arremesso do PSD, é rara a semana que não recebo cópias em mais enviadas religiosamente por militantes do PSD, não admira que a sua última crónica, recusada pelo jornal, tenha sido publicada numa página do PSD. Muitas dessas crónicas são pura agressão, a última mais do que uma opinião era uma acusação que, segundo o jornal, Mário Crespo não queria ver ser contraditada pelos visados pelo seu ódio.

    Mário Crespo queria acusar sem direito a resposta e defesa, queria que eu acreditasse que Sócrates e alguns dos seus ministros vão para as mesas dos restaurantes berrar ameaças contra os jornalistas incómodos. Sócrates pode ser tudo, mas não é burro a esse ponto e não é difícil a Crespo arranjar "testemunhas " do que acusou.

    Se Mário Crespo quer ser herói da liberdade chegou com algum atraso, um atraso de mais de trinta anos.
    O Jumento blog

    ResponderEliminar
  2. ...a Direcção de Informação (da SIC) "manifesta total solidariedade para com o jornalista Mário Crespo - um profissional íntegro e respeitado como poucos pelos portugueses, com uma carreira que fala por si e que muito orgulha esta estação.
    Tudo indica que a direcção da SIC também faz fretes ao PSD; tudo indica que o Expresso, que também publica on-line o artigo de Mário Crespo é um pasquim do PSD; tudo indica que quem não está a favor de José Sócrates é do PSD; tudo indica que quem denuncia a corrupção, os tiques ditatoriais, a má governação, está fazendo favores ao PSD. Só o blog "Jumento", inteligente como o próprio nome indica e que um anónimo passa a vida a o transcrever, é independente e não é do PSD!!!
    Nunca, desde o 25 de Abril, que me lembro de tantos ataques à liberdade de expressão!!! Que vão piorar em virtude do casamento que se vislumbra no horizonte entre submarinos e Freeport!!!

    ResponderEliminar