A minha Lista de blogues

domingo, janeiro 10, 2010

Macloulé: Quatro anos a Blogar

O Macloulé faz hoje quatro anos. No dia 10 de Janeiro de 2006, o que nos levou à abertura do blogue, foi um certo estado de inconformismo e inquetude com as respostas dadas pelas instituições políticas locais aos problemas dos cidadãos do concelho. Tinhamos a sensação que os partidos passavam decisivamente ao lado das reais preocupações dos cidadãos. Depois, havia também a sensação, no concelho de Loulé, de uma cidadania de baixa intensidade e de um certo alheamento e indiferença pelas coisas que dizem respeito à vida da polis e à vida de todos nós. O partido do poder confortavelmente instalado ia (vai) governando ao sabor dos grandes interesses económicos da região que na maior parte das vezes colidem com o interesse geral e do lado das oposições partidárias constatávamos um partido socialista local amorfo, conformado com a sua inexistência, confortado nas suas almas, com as posições pessoais socialmente ocupadas e sem arte, saber e talento para ser uma verdadeira oposição. O resto do sistema partidário, à data, era, à esquerda e à direita, inexistente. Os movimentos sociais e associativos em Loulé, não têm força civíca suficiente para condicionar e alterar os processos governativos e os que poderiam existir estão razoavelmente cooptados. Em resumo, reina a subserviência. A imprensa local, com raras e saudáveis excepções é de uma pobreza atroz. A Voz de Loulé transformou-se aos poucos na Voz da Câmara de Loulé. O papel de escrutínio dos poderes instalados, uma das funções fundamentais da imprensa nos países democráticos não existe por cá. Este é o contexto que levou à criação deste espaço. Sentimos o direito e o dever de face à percepção de um agravar da situação social não poder estar calados. A abertura de um blogue é também a abertura do poder da palavra. Isolado, tem a força que tem. Muito pouca ou nenhuma. Em conjunto com muitos outros a força seria a da força do debate civíco e da cidadania. Infelizmente, tirando algumas honrosas excepções já por mim anteriormente assinaladas, também a blogosfera louletana pela sua reduzida expressão revela o peso de uma democracia adormecida. Mas Roma e Pavia não se fizeram num dia. E apesar da pobreza franciscana do debate democrático no concelho de Loulé, também é verdade que a coisa já foi mais frágil.

20 comentários:

  1. Antes que o dia se acabe e o blog comece a caminhar para o 5º ano ao serviço do concelho de Loulé e não só,aqui estão os parabéns da Louletania.
    É verdade que nem todos os blogs estão direccionados para o que habitualmente trata o Mc Loulé. É o meu caso. Humildemente digo que não tenho essa capacidade interventiva em relação à política nacional ou local embora tenha todos os dias opinião pessoal sobre o que vai acontecendo à nossa volta. Não estou ausente no dia a dia em relação ao que se vai passando e espero nunca perder esse interesse. Mas outras cabeças farão esse papel como é o caso do João Martins. Que entretanto apareçam mais blogs com a força e a dinâmica politica deste Movimento Apartidário no nosso concelho.
    Abraço - Palma

    ResponderEliminar
  2. Olá Palma. O meu obrigado e mais uma vez a minha vénia à Louletania. Nem só de política se faz a intervenção civíca e na cultura a Louletania enriquece-nos a todos e de que maneira!

    Abraços
    João martins

    ResponderEliminar
  3. Parabéns para o blog Apartidário da cidade de Loulé pelo trabalho desenvolvido ao longo destes anos. Que muitos mais surjam com saúde. Louletano

    ResponderEliminar
  4. João,

    4 anos a lutar contra a maré é de louvar ...

    Muitos dos temas e assuntos tratados e publicados no MAC Loulé são controversos e foi preciso algum tacto para os debater e por vezes alguma paciência para aguentar ...

    Dou-te os parabéns pelos 4 anos e muita paciência para os seguintes ...!

    Um grande abraço da M&M & Cª!

    ResponderEliminar
  5. Olá Miguel,

    Abraços e bom 2010!

    João

    ResponderEliminar
  6. Nem sempre deixo opinião sobre os assuntos tratados, no entanto, não deixo de o acompanhar com interesse. Parabéns e força.

    ResponderEliminar
  7. Um forte abraço ao amigo João Martins e votos de longa vida para o MacLoulé!
    Nem sempre o debate de ideias é pacífico e muitas vezes é difícil escrever além daquilo "que parece"... Quem tem a informação fecha-a para si e a partilha de informação rigorosa não existe por estes sítios. Alianças, mesmo na opinião, só episodicamente acontecem. Mas, apesar das dificuldades, a blogosfera louletana colocou em sentido o "staf" autárquico em diversos períodos recentes. Para isso contribuiste com o teu sentido ético, exigência e solidariedade. Sabes disso, eu sei também!
    Quero continuar a ler o que escreves, pelo menos por mais um ano, mesmo com troca de "mimos" próprios das discussões mais acaloradas!
    Um abraço
    Almeida

    ResponderEliminar
  8. Que este blog fale da nossa terra e dos seus problemas já que os jornais locais são apenas delegações do poder local instalado vai para nove anos, sem chama nem ponta de imaginação apesar das festanças que já chateiam pois as coisas têm piada à primeira vez mas depois acabou-se. Ferdinand

    ResponderEliminar
  9. Com a pressa com que estava esqueci-me de lhe dizer que Mc Loulé está de parabéns e os votos de longa vida são sempre o que de melhor se pode desejar. Ferdinand

    ResponderEliminar
  10. Parabéns pelos 4 anos e parabéns pela coragem em revelar opiniões divergentes ao "statu quo" e pelos ideais de liberdade e justiça social demonstrados nos textos do blogue.

    ResponderEliminar
  11. Caros Palma, Almeida, Miguel, Ferdinad,Almeida e todos os outros que nos visitam;

    Um abraço para todos e obrigado pelas vossas visitas e comentários.

    João Martins

    ResponderEliminar
  12. Faltou o Jorge,

    Mil desculpas e um grande abraço!

    João martins

    ResponderEliminar
  13. Boas João, primeiro quero deixar aqui as minhas felicitações pessoais pelos 4 anos de existência do MacLoulé, o qual tem-se revelado um verdadeiro exemplo de debate e intervenção cívica na blogosfera nomeadamente local e que muito enriquece a mesma.

    Independentemente das diferenças /igualdades de opinião que possamos partilhar, o MacLoulé é hoje para mim uma passagem quase que obrigatória diariamente e isso porque é um local que preza a liberdade de expressão acima de tudo louvando permanentemente a mesma. Como já referi, é um exemplo de uma forma de intervenção cívica e de cidadania por excelência, sem «máscaras» na cara ou procurando alguns números de «ilusionismo», procurando sempre respeitar aquilo a que muitos designam de "honestidade intelectual". O meu grande bem haja por isso tudo!

    Um Grande Abraço
    Ricardo Tomás

    P.S. - João, lamentavelmente o O.Shakers, não tem tido a dinâmica de outros tempos como tu próprio já o referis-te num post anterior, várias razões justificam que isso - de momento - assim o seja, mas da minha parte garanto-te que não tem nada a ver com qualquer "cooptação" ou "formalidade" de onde as coisas são "supostas acontecer". Simplesmente neste preciso momento tenho tido as minhas motivações (profissionais e pessoais) com outros projectos, o que tem reduzido imenso o meu contributo no Opinion Shakers. Tão simples quanto isso! Abraço amigo!

    ResponderEliminar
  14. Abraço e bom ano Ricardo!


    João

    ResponderEliminar
  15. Apesar de tardios, quero deixar votos de inquietude à escrita inteligente do MACLoulé. A cidadania também se faz de uma blogosfera interventiva.
    Abraço do Helder Raimundo.

    ResponderEliminar
  16. Caro Helder Raimundo,

    Totalmente de acordo. Obrigado pelo estímulo. Aqui também se procura de alguma forma ir de encontro aos contrasensos.

    Abraço
    João Martins

    ResponderEliminar
  17. Embora só muito recentemente tenha aderido a estas "tecnologias", reconheço que têm um papel muito importante a desempenhar, no esclarecimento dos cidadãos, provocar o debate e especialmente acordar as mentes adormecidas que por aí imperam.
    Concordo com a forma "incómoda" de expôr as situações reais do País e do Concelho.
    Abraço,
    CMartins

    ResponderEliminar
  18. Caro João Martins:
    Paaso sempre por aqui, apesar de raramente intervir.
    Continue, a acordar as mentes adormecidas "que dizem imperar por aí!.." Infelismente quem é eleito para o fazer não o faz!...

    O que será que estão lá a fazer?
    maria.

    ResponderEliminar
  19. Meu Caro João:

    Só hoje tive um pouco de disponibilidade para dar uma volta pela blogosfera local e, por isso, só hoje me apercebi do aniversário do MAC Loulé.

    Sintonizado em absoluto com os fundamentos com que o meu Amigo justifica o seu excelente blogue, foram as mesmas razões que nos levaram à criação do ‘Calçadão’: remar contra a corrente, contra o nepotismo, a arrogância, e estupidez dos que nos «governam» e contra a subserviência, a igual estupidez, o amorfismo e a submissão de uma oposição que não existe – ou que apenas subsiste na ténue esperança de uns quantos que almejam um dia … «lá chegar».

    Não tenho ilusões, João Martins: os efeitos serão débeis e circunscritos. Uma elite pensante e consciente não se consegue nem de um dia para o outro nem pela acção de meia dúzia de «carolas»; sobretudo onde os mídia, sufocados e dependentes, apenas se preocupam com a sua função material, interesseira, egoísta.

    Resta-nos a consolação de que sempre iremos deitando uns grãozinhos de areia nas engrenagens.

    Por isso, aqui lhe deixo uma palavra de estímulo, um incentivo, um «obrigado».

    Um abraço

    L.A.

    ResponderEliminar
  20. Caro Lourenço,

    Obrigado pelas palavrasde estímulo. Idem para o Calçadão.

    Abraços!
    João Martins

    ResponderEliminar