A minha Lista de blogues

quarta-feira, janeiro 27, 2010

Auschwitz: 65 Anos Depois

" (...) Com isto, Widmann percebeu que esta experiência com explosivos não era, claramente, o que Himmler pretendia e, assim, tentou outro método. O programa da eutanásia para adultos, utilizando garrafas de monóxido de carbono, fora usado com sucesso, mas tornava-se impraticável transportar grandes quantidades de contentores ao longo de milhares de quilómetros para leste. Talvez ele e o seu pessoal tenham pensado num modo diferente de usar o monóxido de carbono. Umas semanas antes, Widmann e o seu chefe, o Dr. Walter Hess, numa carruagem do metropolitano de Berlim, conversara algum tempo sobre a desgraça que quase acontecera a Artur Nebe. Ele voltava de uma festa onde tinha bebido de mais. Estacionou numa garagem sem desligar o motor e adormeceu. O resultado foi que quase morreu lá dentro, devido ao monóxido de carbono exalado. Foi, tudo indica, a lembrança da bebedeira de Nebe que levou Widmann a tentar uma experiência com gás usando um escape de automóvel ligado, por um tubo, à cave de um tijolo de um hospital psiquiátrico em Mogilev, a leste de Minsk. Um grupo de doentes mentais foi fechado num compartimento ao mesmo tempo que se pôs o motor a trabalhar. Do ponto de vista nazi, no início, não pareceu um sucesso: o monóxido de carbono que saía do carro não era suficiente para matar os pacientes. Tudo foi rectificado quando substituíram o automóvel por um camião. Esta experiência, de novo na perspectiva nazi, foi um sucesso. Widmann descobrira uma maneira barata e eficiente para matar pessoas, que minimizava o impacte psicológico do crime nos assassinos (...)".

Laurence Rees, Auschwitz - Os Nazis e a "Solução Final", 2008, Dom Quixote, pp. 90-91.

Post scriptum: De vez em quando faço isto. Abro arbitrariamente uma página do livro mais impressionante que já li. E fico sempre impressionado...faz hoje 65 anos, a barbárie.



5 comentários:

  1. Ao contrário do "Inferno de Dante", Hitler tornou bem real a sua visão infernal,doente e despojada de qualquer sentimento pelo valor da vida humana, que caracterizou um dos mais negros períodos da história da Humanidade.

    Convém que NUNCA esqueçamos esse terrível capítulo do século passado, sob pena de figuras similares e obscuras poderem vir a repetir as monstruosidades do passado.

    Abraço amigo João,

    ResponderEliminar
  2. Olá Ricardo,

    Confesso-te, só aqui entre nós os dois, que aqui ninguém nos lê :), mas confesso-te mesmo, que nunca li nada assim na minha vida. E não exagero quando digo que cada página é um espanto de barbárie.

    Um grande abraço!
    João Martins

    ResponderEliminar
  3. João Martins, desculpe fugir ao tema mas vou falar de outra espécie de barbárie: o abate de árvores continua em Quarteira. Agora na área da "rua das lojas". As árvores estão dando lugar a postos de iluminação. É útil uma boa iluminação em qualquer cidade mas havia necessidade de destruir as árvores?
    ANTES:
    http://yfrog.com/j7dsc00424gj
    http://yfrog.com/j7dsc00425jj
    http://yfrog.com/5odsc00426zj
    ACTUALMENTE:
    http://yfrog.com/4o28012010j
    http://yfrog.com/6f28012010001j

    ResponderEliminar
  4. Para obter as fotos colar os "link" e de seguida "guardar a imagem como".

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  5. Obrigado Jorge. Vou ver...

    Abraço
    João

    ResponderEliminar