A minha Lista de blogues

quarta-feira, outubro 21, 2009

Porque Incomoda Tanto a Blogosfera?

"(...) Os louletanos continuam a acreditar no nosso trabalho. Ao contrário do que se tem dito e escrito. os louletanos não vão atrás de blogues, nem de outra coisa. Os louletanos sabem reconhecer o bom trabalho. É muito positivo e esta vitória diz tudo".
Horácio Piedade, Presidente da Junta de Freguesia de São Sebastião, em declarações ao jornal O Louletano em 20 de Outubro de 2009

Que grande confusão que vai por aí, no rescaldo das eleições, entre legitimidade do voto popular e razão governativa. Valentim Loureiro tem a legitimidade do voto popular. Isaltino Morais tem a legitimidade do voto popular. Hitler foi eleito com a democraticidade do voto popular (tragédia que acabou em holocausto) . Hugo Chavez foi eleito com a legitimidade do voto popular. Isso será suficiente para a razão governativa? Porque incomoda tanto a blogosfera? Não será a blogoesfera um mero suporte mediático que dá voz aos cidadãos? A eliminação da crítica e da denúncia pública será salutar numa sociedade democrática? Não será a democracia precisamente o reino da opinião? Terão os cidadãos necessariamente de se converter em súbitos e abdicarem do seu direito de cidadania e de intervenção na esfera pública, através da palavra? Ficam as interrogações para reflexão.

Adenda: Não se está aqui a fazer, nem é essa é nossa intenção, juízos morais sobre o carácter das pessoas. Apenas se está a defender que legitimidade popular e razão governativa são coisas diferentes. E convém não misturar alhos com bugalhos. Dizer que se tem o mandato do povo e a legitimidade para exercer o poder não significa que este seja imune à crítica e muito menos que esteja a ser exercido com competência. Lamento dizer isto, e sei que vai ser muito mal aceite pelas boas almas, mas nem sempre a maioria tem razão. Afinal, Galileu Galilei, era o único que estava certo. Afinal, a Terra não era o centro do Universo. Afinal, a condenação de Galileu pela Igreja, sabe-se hoje, foi de uma tremenda injustiça.

2 comentários:

  1. Boas João,

    Um bom post a fazer lembrar aspectos de extrema importância para algumas mentes que julgam perceber muito de Democracia. Aspectos a reter:

    1º Possuir legitimidade democrática, não implica necessariamente estar-se do lado da razão;

    2º O direito de cidadania e de intervenção na esfera pública num estado democrático jamais implicará a subserviência da faculdade de pensar face ao poder instituído;

    3º O poder que pretende ser imune à crítica, será sempre um poder egocêntrico e de cariz totalitário.


    Um grande abraço

    ResponderEliminar
  2. Olá Ricardo,

    Agradeço a tua capacidade de síntese. Em poucas palavras disseste tudo aquilo que eu queria dizer.

    Um grande abraço.

    João Martins

    ResponderEliminar