A minha Lista de blogues

sexta-feira, outubro 09, 2009

O Debate

Acabei de ouvir com alguns dias de atraso o debate realizado pela Antena 1 entre os candidatos do PSD, Seruca Emídio; do PS, Joaquim Vairinhos; do Bloco de Esquerda, Joaquim Mealha e do PC, José Coelho. Seruca Emídio não compreende a complexa realidade do Concelho que tem pela frente. Vive no mundo da Lua e de uma sociedade imaginária. Vive na sociedade do faz de conta e com uma adoração mitológica pela monocultura do turismo e por um modelo de desenvolvimento económico que aprofunda as desigualdades sociais e as assimetrias do Concelho de Loulé. O momento alto do debate foi quando Seruca Emídio diz que a Câmara Municipal de Loulé não deve criar cheches e lares da Terceira Idade, que isso seria da competência das instituições de solidariedade social. Seruca Emídio assumiu de forma clara a sua demissão face à criação de estruturas fundamentais ao desenvolvimento da qualidade de vida das populações do Concelho. Se as creches e os lares não são prioridades fundamentais para o Concelho de Loulé, imagino que o sejam o Carnaval de Loulé, a Noite Branca e a Noite das Bruxas. Teve muito bem Joaquim Vairinhos, claramente com uma visão de maior orientação estratégica para o concelho e com preocupações bem mais reais e próximas das necessidades das populações. Teve muito bem o candidato Joaquim Mealha do Bloco de Esquerda e teve uma participação muito frágil o candidato do PCP. Vairinhos é na visão de sociedade que apregoa efectivamente um verdadeiro socialista, ou um verdadeiro social-democrata, se assim o quiserem, daqueles que são, uma espécie em vias de extinção, no interior do partido socialista. Seruca Emídio faria um serviço de qualidade ao Concelho de Loulé se voltasse para o consultório médico. É que para a saúde das populações é mais importante um bom político do que um bom médico.

Para ouvir o debate procurar aqui:
http://ww1.rtp.pt/multimedia/index.php?prog=3715

5 comentários:

  1. João,

    As Palavras são tuas:

    "Vairinhos, claramente com uma visão de maior orientação estratégica para o concelho e com preocupações bem mais reais e próximas das necessidades das populações"

    È o único voto possível ...!
    Apelo á tua consciência apartidária para votares bem no Domingo ...!

    Bom FDS!
    Um Abraço da M&M & Cª!

    ResponderEliminar
  2. Olá Miguel,

    Respeitando as tuas opções e acreditando que a autarquia estaria melhor entregue nas maos de Vairinhos, nunca podeia votar no PS de Sócrates. A minha escolha é clara e muito consciente, e passa pelo Bloco de Esquerda, onde neste momento se encontram os "verdadeiros" sociailistas.
    Abraço
    João Martins

    ResponderEliminar
  3. Boas João,

    Permite-me discordar, mas não é pelo facto de actualmente José Sócrates ser o líder do Partido Socialista, que dentro do PS não existem "verdadeiros socialistas"!

    Aliás como referes e bem - à excepção de um ponto - Joaquim Vairinhos "é na visão de sociedade que apregoa efectivamente um verdadeiro socialista (...)daqueles que são, uma espécie em vias de extinção, no interior do partido socialista."

    Acredito convictamente que, apesar também de não me identificar com a actual linha "Socrática" do PS, a essência do Partido continua lá, e os ditos homens como Joaquim Vairinhos não se encontram extintos e muito menos em vias de extinção!

    O Bloco trouxe certamente algo de novo ao sistema democrático e ao debate público em Portugal, no entanto nas eleições de amanhã, aquilo que verdadeiramente está em causa neste concelho é muito mais do que uma mera estratégia política de crescimento do Bloco em termos locais (autárquicos). Aquilo que verdadeiramente está em causa, é o futuro deste concelho, o futuro das populações do concelho louletano para os próximos 4 anos, e aí João, pegando novamente nas tuas sábias palavras:

    "Joaquim Vairinhos, claramente com uma visão de maior orientação estratégica para o concelho e com preocupações bem mais reais e próximas das necessidades das populações" é claramente a minha escolha para Domingo!

    Essa é de facto a questão fulcral!

    Maior VISÃO, Maior ORIENTAÇÃO ESTRATÉGICA para o concelho e uma preocupação mais REAL para com as necessidades das pessoas!

    Que não restem dúvidas quanto a isso!

    Abraço amigo e um grande VIVA à participação cívica, à opinião dos cidadãos e à própria Democracia!

    Ricardo Tomás

    ResponderEliminar
  4. Olá Ricardo,

    Honra te seja feita, que és daqueles jovens a quem o pragmatismo não contaminou o desastre de ideias e de ideais dentro do PS. Mas concordando em geral contigo, não posso deixar de discorcar quanto aquilo que considero ser uma deriva absurda para o centro-direita do líder do PS e de uma boa parte dos membros e militantes do partido socialista. Não é que me arrogue a considerar-me um "verdadeiro" socialista e julgar os outros que o não são, mas efectivamente, há que reconhecê-lo, há uma incultura política que se vai generalizando no interior do partido e que desvirtua a sua matriz socialista e social democrata. Aliás, Manuel Alegre já foi duro o bastante dentro do partido sobre esta questão. Infelizmente ninguém o ouve. Não dúvido por um minuto daquilo que aqui escreveste e aproveito para dizer que tenho a certeza que foste uma excelente aquisição para o PS local. Nem tudo é mau no reino da Dinamarca. Quanto ao Bloco. É preciso que cresça. Só nos faz bem à saúde. De todos os Louletanos. Um grande abraço, com enorme consideração pela tua pessoa. É preciso mais esquerda em Loulé. Falaremos disso concerteza ao longo dos próximos tempos.
    João Martins

    ResponderEliminar
  5. Olá novamente Ricardo,

    Só para confundir algumas mentes confusas que por vezes andam por aí, queria-te só dizer, porque me esqueci de o dizer no comentário em cima, que me considero muito, mas mesmo muito, pragmático, na minha vida de todos os dias.
    Foi só para completar em jeito de brincadeira! E isto não é dirigido a ti certamente.
    Um grande e sincero abraço.
    João Martins

    ResponderEliminar