A minha Lista de blogues

sexta-feira, setembro 04, 2009

O PS de Sócrates é contra a liberdade

Censurado



Assino por baixo de cada uma das palavras do Eduardo Cintra Torres...

"A decisão de censurar o Jornal Nacional de 6ª (JN6ª) foi tudo menos estúpida. O núcleo político do PS-governo mediu friamente as vantagens e os custos de tomar esta medida protofascista. E terá concluído que era pior para o PS-governo a manutenção do JN6ª do que o ónus de o ter mandado censurar. Trata-se de mais um gravíssimo atentado do PS de Sócrates contra a liberdade de informar e opinar. Talvez o mais grave. O PS já ultrapassou de longe a acção de Santana Lopes, Luís Delgado e Gomes da Silva quando afastaram a direcção do DN e Marcelo da TVI.

A linguagem de Santos Silva e do próprio Sócrates na quinta-feira sobre o assunto não engana: pelo meio das lágrimas de crocodilo, nem um nem outro fizeram qualquer menção à liberdade de imprensa. Falaram apenas dos interesses do PS e do governo. Sócrates, por uma vez, até disse uma verdade: o PS não intervinha no JN6ª. Pois não, foi por isso que varreu o noticiário do espaço público.

O PS-Governo de Sócrates não consegue coexistir com a liberdade dos outros. Criou uma central de propaganda brutal que coage os jornalistas. Intervém nas empresas de comunicação social. Legisla contra a liberdade. Fez da ERC um braço armado contra a liberdade (a condenação oficial do JN6ª pela ERC em Maio serviu de respaldo ao que aconteceu agora). Manda calar os críticos. Segundo notícias publicadas, pressiona e chantageia empresários, procura o controle político da justiça e é envolvido em escutas telefónicas. Cria blogues de assessores com acesso a arquivos suspeitos que existem apenas para destruir os críticos e os adversários políticos. Pressiona órgãos de informação. Coloca directa ou indirectamente “opiniões” e “notícias” nos órgãos de informação. Etc.

O relato da suspensão do JN6ª, no Jornal de Notícias e no Diário de Notícias e outros jornais de ontem é impressionante, sinistro e muito perigoso. Provir de supostos “socialistas”, portugueses e espanhóis, em nada diminui a gravidade desta censura. Esta suposta “esquerda” dos interesses, negócios e não resolvidos casos de justiça é brutal.

Intervindo na TVI, o PS-Governo atingiu objectivos fundamentais. Como disse Mário Crespo (SICN, 03.09), o essencial resume-se a isto: J.E. Moniz e M. Moura Guedes foram eliminados —e com eles as direcções de Informação e Redacção e um comentador independente como V. Pulido Valente.

Este PS-Governo é muito perigoso para a liberdade. Até o seu fundador está preso nesta teia, por razões que têm sido referidas. Ao reduzir a censura anticonstitucional, ilegal e protofascista do JN6ª a um caso de gestão, Soares desceu ao seu mais baixo nível político. É vergonhoso que seja ele, o da luta pela liberdade, a dizer uma coisa destas. Será que em 1975 o República também foi calado só por “razões de empresa”?

O PS-governo segue o mesmo caminho de Chávez, ao perseguir paulatinamente, um a um, os seus críticos: e segue o mesmo caminho de Putin, ao construir uma democracia meramente formal, em que se pode dizer que a decisão foi da Prisa não dele, em que se pode dizer que os empresários são livres, que os juízes são livres, que os funcionários públicos são livres, que os professores são livres, que os jornalistas são livres, que a ERC é livre, etc — mas o contrário está mais próximo da verdade. Para todos os efeitos, Portugal é uma democracia formal, mas estas medidas protofascistas vão fazendo o seu caminho. Não dizia Salazar que Portugal era mais livre que a livre Inglaterra? Sócrates e Santos Silva dizem o mesmo."

Eduardo Cintra Torres é crítico de televisão e escreve no PÚBLICO

Ver a fonte aqui: http://ultimahora.publico.clix.pt/noticia.aspx?id=1399151&idCanal=61

6 comentários:

  1. Lamento dizer isto face ao ênfase que deu-se neste blogue ao caso TVI-MMGuedes, mas mesmo que seja verdade tudo isso que diz o ENORME Cintra torres, só me questiono do seguinte:

    1 – O jornal de 6ª sob o modelo da MMG é o exemplo ideal de jornalismo ISENTO, SÉRIO e de EXCELENCIA a que todos os jornalistas de televisão ambicionam?

    2 –A MMG é o exemplo acabado de um Rotweiller perigoso e sem açaime, alem de ter provocado os seus patrões a um limite intolerável (publicamente os qualificou de estúpidos) é agressiva ao ponto de incutir num mero spot de apresentação do seu espaço noticioso, a raiva e frustração que demonstra a todos aqueles que os considera de inimigos, neste caso José Sócrates e todos aqueles que de uma forma ou de outra não alinharam nas barbaridades proferidas por ela, é isto ser isenta e imparcial?

    3- Daquilo que é público (convenhamos que muito conveniente) sempre se soube que o ambiente na redacção da TVI sempre foi apelidado de tirania exacerbada, e que tanto o Moniz como a MMG sempre apelidaram de imbecis os colegas de profissão que não alinharam naquele formato jornalístico, e assim que possível os puseram a “mexer” da dita redacção… aí a democracia já pouco importa, e muito menos a liberdade de expressão… se alguém tiver duvidas pesquise na internet e encontra centenas senão milhares de textos e opiniões a que me refiro, calculem lá que foram escritos por ex-colegas de redacção da MMG, socialistas de certeza…

    continua...

    ResponderEliminar
  2. Em suma, falar de liberdade de expressão num sítio onde sempre foi público que era impossível discutir uma vírgula que fosse do alinhamento e do formato escolhido para produção das chamadas “cachas” dos telejornais, já era irónico, dizer agora que se violou um direito de expressão a um profissional (?) que sempre se comportou como um tirano implacável, é algo surrealista…

    Por isso considero que:

    A – se a decisão saiu de Espanha é grave porque temos aqui algo inadmissível num estado de direito que é nosso, português. Alguém fora deste país condiciona a opinião nacional, a provar-se isto é algo de muito grave, mas pergunto eu: alguém tem provas disto? Ou não será o caso que os donos da Prisa se querem desfazer de uma estação televisiva e que ter uma relação hostil com que governa (seja ele quem for), não atrai eventuais compradores?

    B – A atitude de MMG foi intencional, porque a ser verdade por tudo aquilo que no passado recente e desde ontem relembrado já tinham pedido a MMG que assumisse uma postura menos agressiva ainda que fosse directa e desse prossecução ao jornalismo de investigação que tanto gosta. Não foi a notícia em si porque essa é mais do mesmo, mas não duvido que este spot de anúncio ao JN6ª contribuísse muito para a afronta que MMG quis provocar nos seus patrões. Talvez por isso que alguns colegas da redacção da TVI se sintam envergonhados por aquele estilo de jornalismo que não respeita nada nem ninguém.

    C- Alguém duvida que o PS sai MUITO prejudicado aos olhos da população a semanas das eleições legislativas, mesmo que se venha a provar o contrário, de que nenhum dirigente do PS interveio directa ou indirectamente neste triste episodio? Até a data só o ENORME Cintra torres vê uma ideia suicida na acção que EXIGE que seja reconhecida como a instrumentalização da comunicação social por parte do PS e José Sócrates.

    D – Só lamento que não se conclua em tempo útil a investigação ao caso FREEPORT, entenda-se a data eleitoral próxima. Se realmente se vier a provar que José Sócrates teve algo a ver directa ou indirectamente com aquela situação, então é penaliza-lo COM MUITA DUREZA e de uma forma EXEMPLAR nos meios que a justiça permite… mas pergunto eu, e se se vier a provar que ele é mais que inocente no caso FREEPORT? Resolve algum problema? O homem entretanto já foi mais que julgado e sentenciado pelos paladinos da VERDADE e JUSTIÇA, os mesmos que se querem substituir aos tribunais e agora clamam por justiça porque lhes estão a roubar a liberdade de expressão, mesmo que para fazerem “cachas” jornalísticas violem o código de conduta profissional e publiquem informação que ainda esta em segredo de justiça, pondo assim em risco uma investigação séria, imparcial e justa por parte dos agentes da justiça.

    Não sou, nem nunca serei fundamentalista do meu partido, o PS, e sempre defendi que em caso de prova cabal de irregularidades graves ou crimes de peculato ou de outra natureza qualquer, fossem julgados em tribunal e expulsos do partido todos aqueles que tenham prevaricado. Mas é intolerável perceber que sempre existiu um ódio imenso a figura de José Sócrates, que já foi suspeito de tudo, desde a sua licenciatura, passando pela orientação sexual, da postura moral e ética etc etc.

    A verdade é que convém a muitos criar este clima de instabilidade e suspeição na figura do Primeiro-ministro, mesmo que para isso se tenha de virar o espelho contra os olhos dos incautos. Ninguém serio e de boa fé tem o direito de fazer juízos de valor precipitados e muito menos substituir-se a tribunais… se chegarmos a esse ponto, então vamos buscar o Alberto João Jardim, que tem umas ideias inovadoras acerca da democracia e o relacionamento com o povo e os média.

    Desculpa a opinião tão extensa.

    Cumprimentos
    Paulo

    ResponderEliminar
  3. Olá Paulo. Os meus juízos de valor são eminentemente polítivos. Deixo apenas a citação de Voltaire: “Não concordo com o que tem a dizer mas lutarei até à morte para proteger o teu direito de dizê-lo”. Sócrates foi o governante que mais prejudicou o país desde o 25 de Abril de 1974. E lamento, mas lamento muito, as posições de Mário Soares, um paladino da defesa da liberdade, em defesa de Sócrates. Chávez está a fazer pior, mas Sócrates caminha para lá.
    Cumprimentos
    João

    PS: Eu não gosto do estilo de Moura Guedes. Mas gostava que o Paulo me negasse o seguinte:

    1. Existe ou não uma carta rogatória?

    2. Existem ou não e-mails onde a suspeita de corrupção é fortíssima?

    3. O nome de José Sócrates consta ou não consta dessa carta?

    4. Da lista de oito nomes, não estão sete pessoas já constítuidas arguídos?

    5. Não fica incomodado com o facto dos primos de Sócrates que concerteza não têm nada a temer não virem a Portugal prontamente prestar declarações à justiça de forma a limparem as suspeitas do Primeiro Ministro de Portugal?

    6. A judiciária não detectou já movimentos que cairam nas contas de Carlos Guerra?

    7. O ministro do Ambiente não vai ter que prestar declarações?

    8. O primeiro ministro de Portugal não atacou brutalmente os jornalistas e a imprensa em Portugak?

    9 O primeiro ministro não processou blogues e jornalistas como ninguém o fez no pós-25 de Abril?

    10. O Paulo está de parabéns na forma como se posicionou em relação ao Engenheiro Mealha (que não conheço) e ao bloco de esquerda em Loulé em face dos lamentáveis ataques pessoais que os mais fiéis dos fiéis cães de guarda do seu partido realizaram na blogosfera. Mas o Paulo em relação ao líder do seu partido, desculpe-me que lhe digam mas age de igual forma aos mais fiéis dos fiéis cães de guarda que inundam a blogosfera. E não é só de agora. Dia 27, pare e reflicta. Portugal agradece. Pode ocupar o espaço que quiser. O blog está aberto para isso.
    João Martins

    ResponderEliminar
  4. Bom fim-de-semana João!!

    ResponderEliminar
  5. Estas perguntas terão a mesma resposta que o primeiro Ministro dá, quando lhe fazem perguntas incómodas. Fiquei de pé atrás com este "Senhor" quando nas últimas legislativas prometeu mundos e fundos. Ganhou as eleições e a seguir foram aumentos até dizer chega, desculpando-se com o défice de 6,8. A pergunta que se põe é muito simples, o que fazia o seu camarada Victor Constâncio no Banco de Portugal se não o avisou para o problema? Se calhar até o avisou. E aqui começa a grande farsa do dito "Socialista de esquerda".

    ResponderEliminar
  6. Olá Helder,

    Bom fim de semana.

    Abraço
    João Martins

    ResponderEliminar