A minha Lista de blogues

terça-feira, setembro 15, 2009

Liga Para a Protecção da Natureza Abandona Movimento de Defesa do Pontal

Em Junho passado a LPN Algarve aderiu ao MDP – Movimento de Defesa do Pontal, uma iniciativa que tem conhecido, desde há já alguns anos, diferentes momentos e impulsionadores, mantendo um denominador comum: o desejo de preservação e valorização do património natural presente naquele importante espaço, partilhado pelos concelhos de Faro e Loulé.

No seu actual formato, o MDP reúne diversas associações, forças partidárias e cidadãos e cidadãs a título individual.

Nesse âmbito, a LPN Algarve integrou um grupo de trabalho mais restrito (integrando ainda Núcleo de Ambiente da Universidade do Algarve, Bloco de Esquerda, Almargem e Megasport) reunido com o objectivo específico de dinamizar um leque variado de acções que promovessem uma tomada de consciência alargada da sociedade – farense e louletana, de uma forma mais específica – para as questões em torno do Pontal, da sua preservação, gestão e valorização.

Pese embora a tarefa partilhada deste grupo, verificou-se, no decorrer das várias sessões de trabalho promovidas, que as posturas, visões e objectivos de longo-prazo das entidades presentes se revelaram divergentes. Dos esforços de conciliação e ultrapassagem das diferenças encontradas não resultaram efeitos práticos ou produtivos, no sentido da prossecução daqueles que são os grandes objectivos do MDP.

Assim sendo, entendeu a LPN Algarve terem-se esgotado as condições necessárias à sua participação no MDP, que apenas tinha enquadramento ao nível cívico e técnico.

Não tendo a LPN Algarve quaisquer outras ambições ou interesses, nomeadamente partidários ou eleitoralistas (cuja legitimidade, obviamente, não questiona), não aceita, nem aceitará nunca, tomar parte, ser peão ou figurante de disputas de natureza divergente daquela que é a participação cívica aberta, dialogante e independente.

Assim sendo, a LPN Algarve torna público o seu abandono do MDP, por não mais se identificar com o rumo tomado por esta plataforma e não poder, em consciência e com o rigor, isenção e elevação que o seu bom-nome institucional – granjeado ao longo de 21 anos de actuação – obriga, continuar a tomar parte no mesmo.

Ainda assim, porque a LPN Algarve reconhece e subscreve o princípio que o norteia, deseja o maior sucesso ao MDP, pois não enjeita o sucesso de qualquer iniciativa apenas porque não a subscreve.
Por essa mesma razão, pese embora este passo, a LPN Algarve manterá o Pontal, a sua preservação e a sua valorização na sua agenda e nos objectivos dos seus esforços.

11 Setembro de 2009


A Direcção da LPN Algarve

Fonte:
http://defesadopontal.blogspot.com/2009/09/comunicado-de-imprensa.html

Sem comentários:

Enviar um comentário