A minha Lista de blogues

domingo, agosto 23, 2009

Abate de Árvores em Loulé: Descubra as diferenças

Parque Municipal de Loulé

Em Agosto de 2009 é assim...




Em Maio de 2008 era assim...

21 comentários:

  1. Simples em Maio de 2008 estava viva e em Maio de 2009 morta!...
    onde está a foto de Maio de 2009 para puder descobrir as diferenças?Não tenho nenhuma foto de Maio de 2009 se tivesse mostrava.
    Um amigo da natureza.

    ResponderEliminar
  2. É simples. Em Maio estava viva e em Agosto morta. E a informação pública ao cidadão comprovada tecnicamente onde está?

    Obrigado pela visita e os melhores cumprimentos

    João Martins

    ResponderEliminar
  3. A arriba, na praia Maria Luisa comprovou tecnicamente no dia 21 de Agosto.
    Antes de uma trágica informação e comprovação técnica no próximo Outono, alguém se antecipou á trágica comprovação.
    Muito Obrigado a esse alguém!

    ResponderEliminar
  4. A mensagem anterior é de um sentido prático invejável e caracteriza bem a forma prática que devemos ter perante a sociedade que nos rodeia.

    Cidadão responsável age de um jeito simples, é prudente, é critico, mas coopera, resolve e encontra soluções: para problemas que todos nós muitas vezes complicamos!

    Cidadão irresponsável age de forma
    complexa dificultando, não coopera, não encontra soluções, abate com facilidade, ataca. Utilizando um termo infantil podemos resumir " é queixinhas".

    Fernando

    ResponderEliminar
  5. Os argumentos aqui apresentados pelo Fernando e pelo anónimo que não sei quem será são totalmente ridículos. Comparar uma coisa com a outra é de uma qualidade argumentativa no mínimo falaciosa. Escrevi ao Presidente da Câmara Municipal de loulé para saber das razões efectivas do abate. Estou à espera. Sem esperança alguma de resposta, mas à espera. É um direito que me assiste. Lamento que se despreze desta maneira o que de melhor a natureza nos dá. Quando toda a gente estiver afogada em betão é a felicidade total. Não a minha certamente.

    Cumprimentos
    João Martins

    ResponderEliminar
  6. Argumento do Fernando:

    Arriba mata pessoa. Acabe-se com as arribas. Pessoas podem-se sentar debaixo das árvores. Acabe-se com as árvores. Como diria o complexo Fernando Pessoa: Cartas de amor são rídiculas.

    Cumprimentos a apareça sempre
    João Martins

    ResponderEliminar
  7. Não devemos colocar na boca das pessoas aquilo que elas não dizem, a boa ética assim o exige.

    De certeza que o João não é mais amigo da natureza, nem mais contra a proliferação de betão de uma forma desmesurada do que eu; temos uma grande diferença para os outros seres vivos a que apelidamos de raciocínio
    devemos utilizá-lo sempre não só as vezes!...

    ResponderEliminar
  8. caro João Martins,
    será que a casmurrice compensa !porque não te candidatas ao poder? assim tinhas uma selva só para ti em loulé e andavas de catana em punho a abrir caminho para chegares a casa, e se te caissem uns côcos em cima quem criticavas a Srª Natureza...

    ResponderEliminar
  9. Caro anónimo das 11h15m,

    A selva já existe na segunda e terceira placa da Avenida José da Costa Mealha. Depois do Abate, semeou-se a savana. Em pleno espaço urbano. E isso é triste. Mais que o poder, o que importa é a quealidade de vida de todos nós e essa está a ser destruída. Agradecia que melhorasse a qualidade da argumentação em vez de vir para aqui atacar as pessoas.

    Cumprimentos
    João Martins

    ResponderEliminar
  10. peço desculpa pelo meu poder de argumentação, mas para quem se queixa tanto do que se faz pelo concelho tem sitio melhor que a net para o fazer, basta ir às assembleias de câmara e expor os seu bons argumentos de cidadão !

    cumprimentos,
    não voto em ninguem pois são todos iguais....

    ResponderEliminar
  11. peço desculpa pelo meu poder de argumentação, mas para quem se queixa tanto do que se faz pelo concelho tem sitio melhor que a net para o fazer, basta ir às assembleias de câmara e expor os seu bons argumentos de cidadão !

    cumprimentos,
    não voto em ninguem pois são todos iguais....

    ResponderEliminar
  12. Caro Fernando,

    Como pode intitular-se amigo da natureza e compactuar com o que está a acontecer com as árvores na cidade de Loulé? E não se trata de aqui "apenas" de ser amigo da "natureza". O Fernando fala como se existisse "natureza" por um lado e "pessoas" por outro. Ora isso não é assim. Pessoas e natureza vivem em relação de interdependência recíproca, que se quer harmónica. Não há isso de "natureza" separada do homem. Sem homem não há "natureza" e sem "natureza" não há homem. Complexo e complicado não é Fernando? Obrigado.

    Cumprimentos
    João Martins

    ResponderEliminar
  13. O anónimo das 11h58m está a sugerir que feche o blogue? É isso? Ou que escreva no blogue apenas poesia? Ou os anúncios da temperatura? O amigo tem uma interpretação da democracia no mínimo sui generis. Habitue-se homem. Existem milhões de blogues por todo o mundo que abordam temas sociais e políticos. Aqui em Portugal, Salazar deixou uma herança tal, que ele ainda está incorporado em cada um de nós.

    Cumprimentos
    João Martins

    ResponderEliminar
  14. Não separei o Homen da natureza, apenas afirmei que somos diferentes dos outros seres vivos.
    No entanto discordo da sua afirmação de interdependência recíproca porquê?
    Porque a natureza não depende do Homem para nada só para a destruir!

    Quanto á questão do que está a acontecer com as árvores da zona urbana a minha opinião é a seguinte:
    As árvores plantadas nos espaços a que apelidam de zonas verdes são árvores de uma longevidade curta, assim sendo existe a necessidade da sua substituição periódicamente.
    Francamente um verdadeiro defensor da natureza é alguém que se preocupa com a destruição de matas florestas rios mares etc... por causas provocadas pela "evolução" Humana isso sim é importante denunciar criticar e cooperar para o aparecimento de soluções.

    A SUBSTITUIÇÃO de uma árvore morta por outra mas viva dentro do perimetro urbano, não altera em nada o nosso bem estar nesta Terra se imperar o bom senso colectivo de TODOS NÓS.

    Cumprimentos
    Fernando

    ResponderEliminar
  15. Onde está a comprovação de que as árvoras estavam mortas Fernando? É que todas as evidências são de sinal contrário. Tenho foto da maior parte da árvores que foram abatidas nos últimos dois anos na cidade de Loulé. Se quiser publico-as todas novamente. Não faça passar os Louletanos por tolos. E sim. Sem homem a noção de "natureza" nem existia. Seria outra coisa qualquer, mas "natureza" não. Já pensou que o próprio homem, é, também ele, "natureza"? Mas isso já são filosofias que não interessam aqui para a discussão. Não parta é do racíocio de que as árvores estavam mortas porque isso é o que falta comprovar.
    João Martins

    ResponderEliminar
  16. Olá
    amigo João Martins.
    Tenho provas do que afirmo, uma foto gentilmente cedida por um grande amigo da NATUREZA.
    Provavelmente tenha sido ele a contactar a autarquia acerca da situação precária em que as respectivas árvores se encontravam!
    tirada não em 2008 mas sim na Primavera de 2009 em que vemos as árvores em causa sem uma única folha verde.
    envio-a quando o amigo quiser com o compromisso de a publicar neste blogue, porque não é minha intenção fazer passar ninguém seja Louletano ou cidadâo deste Mundo em que todos somos poucos para trabalhar em prol daquilo que nós defendemos a NATUREZA.

    Como sempre hoje por volta das seis horas estarei no Parque não para o destruír mas para o proteger
    Cumprimentos
    Fernando

    ResponderEliminar
  17. Caro Fernando,

    Então o facto das árvores não terem folhas verdes é motivo para serem abatidas? Vamos progredindo nos argumentos. Já reparou como estão as árvores que não foram abatidas na Avenida José da Costa mealha Fernando? No inverno não tinham folhas. Se quiser enviar a foto que diz ter. O meu mail é jerm@sapo.pt. Farei questão de a publicar.

    Cumprimentos
    João Martins

    ResponderEliminar
  18. Amigo João Eduardo
    Já me acusou de mostrar falsos argumentos, agora duvida da morte de uma árvore de seu nome Plátano que em plena Primavera quando todas as outras da mesma espécie em seu redor estão robustas verdejantes estas que estavam mortas pareciam estar em pleno mês de Novembro.
    Na Primavera, ficam cheios de rebentos e folhas novas de um verde claro, no Verão os plátanos ficam frondosos e cheios dando uma sombra apetecível, no Outono, as folhas tornam-se totalmente amarelas e no Inverno perdem toda a folhagem ficando totalmente despidos apenas com o tronco e os ramos.
    Tenho a foto que comprova esta realidade não este ou aquele argumento sem pés nem cabeça e garanto que tenho muitas testemunhas de que não se trata de uma montagem fotográfica, digo isto porque me parece que vai ser o seu próximo argumento,
    envio-lhe a foto se me prometer a sua publicação e confessar que não visita o parque há muito estando por isso desactualizado.
    Cumprimentos
    Fernando

    ResponderEliminar
  19. O Fernando está a brincar comigo, mas não faz mal, eu aprecio uma boa brincadeira de vez em quando. Pratico jogging quase desde que nasci, no parque Municipal de Loulé e continuo a fazê-lo todas as semanas. Envie de lá a fotografia dessa árvore morta e não se esqueça que foram abatidas três. Estamos à espera das evidências da bondade dos abates.

    Abraço
    João Martins
    João martins

    ResponderEliminar
  20. Conheço-o perfeitamente e sei que é uma pessoa séria, honesta, interessada e defensora do meio ambiente onde vive, assim como uma personalidade com bom carácter e amigo do seu amigo por favor continue a defender as causas em que acredita para o bem de todos nós.

    Tendo a foto em seu puder, aguardo a publicação da mesma neste espaço que apresenta diversos temas para debate da actualidade local e não só.

    Com a publicação da foto sobre este Tema aqui explanado, este é o meu último comentário.

    Um Abraço
    Fernando

    ResponderEliminar
  21. Boas,

    Eu tenho acompanhado esta troca de ideias desde o inicio, e tenho tentado perceber ambas as opinioes.

    Tanto um como o outro têm apresentado bons argumentos, mas não posso deixar de concordar com o Fernando, uma vez que uma árvore morta não contribui em nada para o bem-estar da comunidade, nem para a purificação do ar, nem para o equilibrio da natureza. Como tal deve ser substituida para que , assim, uma nova árvore no seu lugar inicie um novo ciclo de vida e consequentemente uma nova contribuição para todos. E para todos pretendo incluir mesmo todos: humanos, animais, plantas, enfim todo um ecossistema envolvente, que com uma planta viva no lugar de uma morta deverá funcionar de melhor maneira.

    Por outro lado, acho que devemos defender a natureza que nos rodeia, e preservá-la ao máximo, tendo em conta todos os problemas que têm surgido, como o aquecimento global e outros. Por isso é bom defender a natureza, mas quando é realmente necessário, não quando se está a tentar melhorar e ajudar essa mesma natureza que nos envolve.

    Até posso referir algumas situações em que é realmente importante protestar: por exemplo quando milhões de árvores são abatidas para a construção de prédios de habitação ou indústrias. Aí sim, o homem age contra a natureza. Quando o homem está a tentar ajudá-la é uma boa acção. Tal como a substituição destas árvores que estão seca e mortas.

    Eu sou uma testemunha de que esta estava morta e que existem mais no parque municipal como esta. E apoio a sua substituição.

    No entanto apoio também a defesa da natureza, e peço que continue a defendê-la!

    Cumprimentos, Joana

    ResponderEliminar