A minha Lista de blogues

quarta-feira, junho 17, 2009

Pela Defesa Do Pontal



Movimento de Defesa do Pontal promove passeio

Dividida entre os concelhos de Faro e Loulé, a Mata do Pontal
constitui uma das maiores manchas florestais de pinhal do litoral algarvio, e a maior do concelho de Faro. Inserida no Parque Natural da Ria Formosa (PNRF) esta zona florestal constitui igualmente uma das áreas de maior valor natural e paisagístico da orla terrestre desta área protegida, compreendendo valores naturais de valor excepcional com significado e importância reconhecidas do ponto de vista da conservação da natureza.

Não obstante a sua importância, esta zona concentra desde há muito
em seu redor uma enorme pressão imobiliária, a qual levou já ao
desaparecimento de parte da área florestal original para dar lugar a
empreendimentos urbano-turísticos. De igual forma, por negligência
de alguns proprietários, e inércia das autoridades, a Mata do Pontal
continua a ser alvo de acções não compatíveis com os valores
naturais em presença, e as quais têm contribuído para sua degradação. Apesar disso, o facto desta área florestal se encontrar ainda num razoável estado de preservação e de apresentar uma fraca ocupação humana, faz deste um espaço natural único, e sem dúvida uma área de grande potencial para a conservação, tal como é reconhecido por vários instrumentos legais, mas também ao nível do desenvolvimento de funções de educação/sensibilização ambiental e lazer para as populações locais, claro está, desde que compatibilizadas com os valores em presença.
Neste sentido foi constituído o Movimento de Defesa do Pontal (MDP), uma plataforma aberta à sociedade civil que tem como objectivo principal promover a preservação e valorização do Pontal. Apoiados num projecto concreto, as diversas organizações e cidadãos que já aderiram a este movimento pretendem dar um destino diferente àquele espaço, através da apresentação de alternativas que assegurem a defesa do interesse público que constitui a sua preservação, garantindo a salvaguarda e valorização dos seu valores naturais e culturais e, desta forma, permitir a sua compatibilização com o desenvolvimento de actividades sustentáveis, nomeadamente lúdico-pedagógicas, com vista ao seu usufruto pelas populações locais. Ainda assim, e apesar da Mata do Pontal ser o maior espaço florestal do concelho de Faro – verdadeiro pulmão verde da cidade, e um dos maiores do litoral algarvio - são muitos aqueles que ainda não conhecem este espaço natural. Porque não se pode proteger aquilo que não se conhece, o MDP propõe a todos passar uma manhã diferente, num pequeno percurso entre os concelhos de Faro e Loulé, em pleno Parque Natural, e ficar assim a conhecer alguns dos muitos motivos que fazem do Pontal um espaço natural único. O passeio/visita guiada realiza-se no próximo sábado, dia 20 de Junho (sábado), e é aberto a toda a população, tendo a duração aproximada de 2h30-3h O início é às 9h30 em Gambelas (Faro), junto ao Portão Norte do Campus Universitário – antiga portaria de entrada.

No dia 24 de Junho, 4ª feira, terá lugar uma mesa redonda para debater o futuro do Pontal. O evento terá lugar na Universidade do Algarve (UALG), no Anfiteatro 3.24, Edifício 8, FERN, Campus Gambelas, pelas 18 horas. A sessão será antecedida de uma breve apresentação do projecto (15 min), à qual se seguirá a discussão aberta.

17 de Junho de 2009

Almargem / Movimento de Defesa do Pontal

http://defesadopontal.blogspot.com/

3 comentários:

  1. Visita guiada à Mata do Pontal relança o MDP

    O MDP - Movimento de Defesa do Pontal composto por entidades directamente relacionadas tanto com o Ambiente como com a Política, organizou na manhã do dia 20 de Junho uma visita guiada à Mata do Pontal, relançando este Movimento, assumindo “o compromisso de defesa intransigente dos valores naturais e sociais do Parque Natural da Ria Formosa” com o intuito de chamar a atenção para o Pontal que se encontra em risco devido a “uma legislação permissiva, baseada em Projectos de Interesse Nacional (PIN)”.

    Tratou-se inicialmente duma iniciativa do Bloco de Esquerda – Núcleo de Faro, à qual se juntaram a Almargem, Juventude Social Democrata / Faro, Moto Clube de Faro, o Núcleo de Ambiente da Universidade do Algarve e a Associação Faro 1540 recentemente criada.

    Contando com um dia quente, o grupo de cerca de 50 pessoas não se fez rogado e deu por bem empregue o esforço necessário para vencer um belíssimo e rico percurso congeminado pelo Pontal, sempre com boa disposição e especial interesse nos discursos do orador Eng.º Luís Brás da Almargem, entendido na matéria.

    O passeio contou com a presença do Eng.º Macário Correia candidato à Câmara Municipal de Faro, bem como João Santos Presidente da Almargem, os professores da Universidade do Algarve Patrício Serendero, João Brandão e José Moreira em representação do Bloco de Esquerda - Faro, um militante do Partido Comunista contando também com a presença do Namb e Juventude Social Democrata – Faro, não obstante os jornalistas Vítor Ruivo e Bruno Pires dos jornais algarvios Região Sul e Algarve123 respectivamente.

    Foram avistados diversos camaleões, uma espécie protegida e em vias de extinção sendo um crime a sua recolha, trata-se de animais que não se adaptam em cativeiro e acabam por morrer. Outra espécie nas mesmas condições e observada neste passeio é a Tuberaria major também sofrendo um elevado risco de extinção, com um área de ocorrência muito limitada e descontínua. Poderá ser encontrada numa área actualmente reduzida a pequenos núcleos. A nível mundial 90% desta população encontra-se no Pontal. Uma árvore típica é o Sobreiro, verificando-se a presença de alguns indivíduos com várias centenas de anos. Observou-se obras como uma ponte com aproximadamente 100 anos e um forno de cal.

    O lixo foi uma constante acompanhando-nos ao longo de todo o trajecto, por este motivo a organização tratou de “armar” os participantes com sacos de plástico para recolha dos resíduos.

    Esta visita marcou o início da recolha de assinaturas para o abaixo-assinado apelando à defesa do PNRF e a sua devolução à população, recuperando-se o espaço natural do Pontal. Recolhidas as assinaturas, o documento será entregue nas Câmaras Municipais de Faro e Loulé, sendo o orador do passeio o primeiro a dar o exemplo prontificando-se a assinar o abaixo assinado.

    Para mais informações sobre o Movimento:

    http://defesadopontal.blogspot.com
    http://namb-ualg.blogspot.com/


    Redacção e Fotografia de Pedro Abrantes (Namb)

    Gostaríamos que publicasses esta notícia, sff.

    Para visualizares fotografias do passeio passa pelo blogue do Namb - http://namb-ualg.blogspot.com

    Seria possível enviares-nos o teu e-mail, para te acrescentarmos à mailing list do Namb?

    Envia-nos para namb.ualg@gmail.com

    Saudações Ambientais,
    Pedro Abrantes (Namb)

    ResponderEliminar
  2. Olá Pedro,

    Com muito gosto. Ainda hoje à tarde envio-vos o mail e lanço o post.

    Um grande abraço. Têm aqui um fervoroso apoiante para a vossa causa.

    Abraço
    João Martins

    ResponderEliminar
  3. Olá Pedro,

    O meu mail pessoal é jerm@sapo.pt. O site do blog é http://macloule.blogspot.com/.

    O blogue não tem mail.

    Um grande abraço e força para a vossa nobre causa. Só mais uma questão. Onde poderei assinar o abaixo assinado?

    João Martins

    ResponderEliminar