A minha Lista de blogues

segunda-feira, junho 08, 2009

Notas Eleitorais

1. Ganhou de forma bem destacada a Dona Abstenção. O divórcio entre políticos e eleitores é claro. Na Europa o divórcio ainda é bem maior. A Europa, lá longe, acentua a distância do possível namoro. 63,14% de abstenção indicia a crise de legitimidade da construção europeia assente na democracia representativa. É bom que os políticos pensem nisto.

2. Segundo facto relevante da noite. A derrota estrondosa do PS. Não foi só uma derrota. Foi uma inversão total de expectativas. 26,58% dos votos é uma hecatombe. Sócrates assumiu politicamente a derrota. Mas o seu discurso indica que aparentemente não percebeu nada do que se passou ontem à noite. Os fiéis que restam também não. Basta ler os comentários na blogoesfera louletana.

3. O PSD ganhou sem margem para dúvidas. Contra todas as sondagens menos uma. Ultrapassou todas as expectativas. Mas é bom que ponha os pés na terra. À semelhança de todas as últimas eleições não foi o PSD que verdadeiramente ganhou. O PS é que verdadeiramente perdeu. O termo técnico explicativo é vassourada.

4. O Bloco segue a sua trajectória ascendente. É um dos grandes vencedores da noite. Uma boa parte do votos do PS foi para aqui que fugiram. Pelo menos comigo foi assim.

5. O PCP, ao contrário do que muitos desejam, resiste. Não passa destes valores mas também não desce significativamente. Resiste é o termo adequado.

6. O CDS-PP ganhou a todas as sondagens e contra todas as expectativas. Provou que as sondagens em eleições com abstenções deste nível são um exercício de alto risco.

7. A profecia de José Saramago no seu livro Ensaio Sobre a Lucidez saiu à rua. Mais de 4% dos eleitores votou em branco. São mais de uma centena de milhar. Mais que quase todos os pequenos partidos juntos. Os brancos somados aos nulos dá mais de 6% dos votos. É obra.

8. O PS em Loulé é quem sofre a mais estrondosa derrota no Algarve. Poderia servir para repensar o partido e mudar de políticas. Não acredito que sirva para repensar coisa nenhuma. À semelhança do PS nacional. De nada serve a hecatombe. Só mesmo o fundo do poço poderá alterar alguma coisa. A travessia no deserto vai ser longa. Em Outubro há mais.



1 comentário:

  1. Nem que tenha que engolir o sapo outra vez!...
    Mas a MFL e seus capangas, nunca.
    Aguardemos, decerto que alguma coisa vai mudar!...
    maria.

    ResponderEliminar