A minha Lista de blogues

sábado, junho 13, 2009

A Força da Blogosfera

É sabido que os cargos de topo em Portugal têm super cola 3 e que ninguém, mas mesmo quase ninguém, assume responsabilidades pelos erros cometidos na gestão da coisa pública ou privada. Se alguém tinha dúvidas sobre isso, os bancos e os banqueiros aí estiveram nos últimos meses com os seus "benignos" escândalos para nos demonstrar. Dias Loureiro e o "caso BPN" é o exemplo tipo do homem que derramou todo o tubo de cola no cargo. Falo do cargo de Conselheiro de Estado, claro está.

Daniel Oliveira, o jornalista que se fez bloguer, deus asas à sua indignação no seu Arrastão e colocou no conhecido blogue uma petição a exigir a demissão de Dias Loureiro. Rapidamente o número de assinantes ultrapassou as centenas para chegar aos milhares.

A partir daí, o jornalismo institucional deixou de poder fechar os olhos e pegou na coisa a sério. As instituições do Estado começaram a ser pressionadas e Dias Loureiro teve que deixar o seu ar de Virgem Maria à porta do BPN e ir prestar contas pela segunda vez à comissão de inquérito parlamentar. Cavaco deixou de poder fazer de conta e deixou de poder assobiar para o lado. E Dias Loureiro teve mesmo que se demitir.

Na era da internet e da sociedade em rede a política nunca mais será como dantes.

2 comentários:

  1. A blogosfera é o jornalismo da liberdade, mas, cuidado com certos blogs, eles não são mais que as vozes dos seus donos, resumindo, "carneiros" dos sistemas instalados.

    ResponderEliminar
  2. Para não dizer que outros, também funcionam como verdadeiras ferramentas maquiavélicas ao serviço de determinados objectivos ocultos.

    ResponderEliminar