A minha Lista de blogues

segunda-feira, junho 15, 2009

Esclarecimentos Blogosféricos

Serve o presente post para esclarecer os leitores do Macloulé que neste blogue reina o mundo da opinião. No reino da opinião, as ditas cujas, as opiniões emitidas, valem o que valem, mas valem sobretudo pela credibilidade que os leitores lhes queiram dar. Este não é o mundo da ciência, da religião, nem de quaisquer seita, seja esta de que ordem for. Este é o mundo das ideias de senso comum. No limite, tratar-se-á de um senso comum informado, mas sempre senso comum. O que o Macloulé não abdica é do seu direito a emitir a sua opinião sobre o mundo social e político em que está inserido e que gira à sua volta. Está o autor deste blogue convicto que todos os que prezam esse bem inalienável que é a liberdade de expressão e de opinião pensam exactamente da mesma forma. Ao contrário do que um senso comum mal informado veícula, na sociedade portuguesa, não há opinião a mais, mas sim um claro défice de opinião associado a um elevado défice de cidadania. Aqui, todas as opiniões são bem vindas desde que respeitem o próximo. Aqui, incentiva-se o debate, a troca de ideias, o espírito crítico e combate-se a indiferença e a apatia civíca. Aqui, todos são bem vindos ao reino da opinião. Porque a democracia é também o reino da opinião.

Post Scriptum: Este post surgiu como necessidade sentida de esclarecer os leitores (habituais ou não) do Macloulé, na sequência deste post: http://ssebastiao.wordpress.com/2009/06/14/opinadores-politicos-treinadores-de-bancada/

6 comentários:

  1. Pedro Inácio7:00 da tarde

    Ora nem mais João, está cheio de razão. Não compreendo a atitude do SeBastião mas enfim, já o outro dizia que, "toda a laranja é politica antes do apetite".
    Continui assim, que assim nos entendemos.
    Pedro

    ResponderEliminar
  2. Gosto e não duvido, apenas não alcanço onde me dirigi tão directamente ao meu amigo! Não o linquei, não lhe dirigi reparo, apenas lhe dediquei um post que pretende apelar aos opinadores que façam um pouco mais do que ficar na "pultrona" a assistir ao desgaste de energias dos voluntários e venham mostrar como se pode mudar a situação. Dediquei-lho porque pensei que seria quem melhor o entenderia, nunca em resposta a sarcásmos sucessivos que o amigo publicou a propósito de públicos posicionamentos meus, a que não respondi, porque também acho que a opinião é livre e que a sua partilha enriquece a cidadania. Afinal a camisola foi por si voluntariamente vestida, que culpa tenho se há por aí tantos outros a quem ela cabia melhor?
    A vida faz-se vivendo... vamos, então continuando a marcha! Mas ainda gostava de localizar a "palavra" que lhe atribui o direccionamento, além claro da amigável dedicatória!

    ResponderEliminar
  3. Vítor Aleixo11:06 da tarde

    Vindo do Sebastião para aqui e após leitura deste comentário do Almeida quero dizer-lhe que interpretei o post do melhor Blog do concelho como uma farpa escusada e injusta para o João Martins.

    Vítor Aleixo

    ResponderEliminar
  4. Caro Vitor Aleixo,

    Agradeço o seu comentário. Já lhe respondi no Sebastião.

    Saudações cordiais
    João Martins

    ResponderEliminar
  5. O respeito pela opinião de cada um
    é muito bonito.

    Todos juntos!..e digo"todos juntos"

    Compreende-me?caro João!...

    Essa consonância para as autarquicas, isso sim!...
    Força camaradas.
    maria

    ResponderEliminar
  6. Olá Maria. Agradeço a sua opinião. A minha vontade de caminhar junto é imensa, mas não caminho junto a qualquer preço. Na minha modesta opinião vem por aí uma onda de direita frágil e de curta duração. Podem estar nessa altura as condições para reinventar a esquerda socialista. Se isso vier a acontecer estarei de alma e coração naquilo que será do interesse de todos. Entretanto vou "observando" à distãncia (como me acusa o Almeida) como o caminho se vai fazendo. Sem esquerda socialista prefiro andar sózinho do que mal acompanhado (como mostra a foto do Amleida no seu post).

    É sempre bem vinda e agradeço mais uma vez a sua opinião.
    João Martins

    ResponderEliminar