A minha Lista de blogues

terça-feira, junho 30, 2009

Bernard Madoff e a Falácia da Falta de Ética nos Negócios.

A maior fraude da História...



Sejamos sinceros. Ladrões, vigaristas, corruptos, bandidos e piratas, fazem parte do património histórico mundial. Em todos os tempos históricos os larápios mandaram às urtigas essa coisa da ética nos negócios. Não é tipíco apenas do estádio avançado do capitalismo predador, a falta de ética dos negócios. Nem sequer a sua característica mais marcante.

É pobre esta ideia, mais defendida por uma certa direita conservadora, de que a crise mundial que atravessamos é um problema de "ética" negocial. Não é. A crise tem motivos políticos profundos e não pode ser invertida, sem se inverterem as políticas que nos meteram neste abismo.

Ao contrário do que diz a ex-Ministra das Finanças e da Educação de Cavaco e Silva, esta crise não é só um "abanãozinho de terras" mas trata-se da maior hecatombe dos últimos 80 anos.

Foram as políticas neoliberais levadas a cabo por quase todos os governos ocidentais e estimuladas fortemente pelas grandes instâncias de orientação económica mundial, tais como o Fundo Monetário Internacional, a Organização Mundial de Comércio, o Banco Mundial, a OCDE, o Banco Central Europeu e a própria Comissão Europeia, naquilo que ficou conhecido pelo "Consenso de Washinton", e que alimentou ideologicamente à escala mundial o dogma de que o mercado se deve autoregular sem qualquer influência política do Estado, que levaram às consequências a que hoje assistimos. Aumento grave da pobreza e do desemprego. Recessão económica de nível mundial. Aumento das desigualdades sociais à escala global. Uma predatória intervenção da economia sobre o ambiente (que põe inclusivamente o planeta em risco) e a "morte" da política subjugada à economia.

Infelizmente, o reforço da direita, em quase toda a Europa, não vai permitir o inverter deste estado de coisas. A esquerda que se diz socialista e que governou vergonhosamente à direita e foi altamente conivente com este tipo de políticas neoliberais, perdeu a sua base eleitoral. A direita, sempre mais coerente consigo mesma, vai obviamente governar à direita e reforçar o caminho que conduz à miséria dos povos.

Não, não se trata de falta de ética nos negócios. O Sheriff de Nottingham e o Robin dos Bosques (mais o primeiro do que este último evidentemente) são figuras típicas de todas as sociedades. É tudo uma questão de políticas. O caos que vai sair das próximas eleições pode ser uma oportunidade de surgimento de uma nova ordem. Haverá socialismo para isso?

2 comentários:

  1. Como sempre um ótimo thread ... deveria ser mais comentado sem dúvida ... mas o pessoal anda mais virado pra se virar né? ... :)
    Vou passando ... um abraço

    ResponderEliminar
  2. Se fosse em Portuga, o Madoff está safo ...!

    (In)Felizmente foi nos EUA ...!

    Um Abraço da M&M & Cª!

    ResponderEliminar