A minha Lista de blogues

segunda-feira, maio 11, 2009

Para onde foi o colar de pérolas?

Antes...


Depois...


Antes...


Depois...

Acabo de chegar à entrada de Loulé como quem vem de Faro. Desta vez tenho dificuldade em ver o colar de pérolas de Manuela. As rugas na expressão da sua face foram disfarçadas com um amontoado de botox. A injunção paradoxal constituída pelas palavras "política" e "verdade" deixou de estar no centro do cartaz. O ar carregado da cor preta foi substituída por tonalidades claras. O casaco de Manuela é agora claro, suave, moderno e juvenil. Os lábios levaram uma pintura cuidada. O cabelo ganhou um aspecto fresco. A envelhecida Manuela deu lugar à rejuvenescida candidata. O sabonete está mais vendável. Centenas (milhares?) de cartazes foram substituídos um pouco por todo o país. O aumento exponencial de dinheiro "vivo" a entrar nos partidos está a ser bem aplicado.

Ando mais umas centenas de metros para a frente. O Nós Europeus, de Vital Sassoom Moreira desapareceu. A crónica de Miguel Esteves Cardoso sobre o cabelo de Vital Moreira, as suas desastradas participações em televisão e as sondagens que dão um resultado de quase empate aos partidos do bloco central de interesses, eclipssaram a figura de Vital Moreira do cartaz. Emerge agora o retorno do recalcado do partido que se diz socialista. O fantasma de Soares saiu para a campanha. O PS que governa à direita, quer ser de esquerda, à força. A lógica de manutenção do poder pelo poder assim o exige. Parece que alguém inicialmente se enganou na data da adesão à União Europeia e os primeiros cartazes sairam com 1986, a data em que efectivamente Portugal entrou na União Europeia.

Podia pensar que o movimento de deslocação do automóvel em que seguia me estava a fazer ver coisas. Podia pensar que a venda de sabonetes afinal não era mais importante do que a política. Podia pensar que entre a política da verdade e a verdade da política não havia qualquer distinção. Mas há e não é pequena. É tudo uma questão de dinheiro "vivo". Bem gasto, por sinal. Não desista. Somos todos precisos...

Sem comentários:

Enviar um comentário