A minha Lista de blogues

segunda-feira, maio 25, 2009

As Trapalhadas do PS Loulé

Lê-se e não se quer acreditar. Existe um revolta democrática nas bases da estrutura do PS Loulé, em Quarteira. Parece que desde o início um conjunto de militantes manifestou o seu descontentamento pela escolha de um homem, Ezequiel Tomás, em detrimento de uma mulher, Hortense Morgado. É claro que ser homem ou mulher não é aqui a origem do descontentamento. Quando muito poderia ser a origem da escolha dos homens das estruturas do partido. Não conheço os candidatos, mas o que certamente posso constactar é uma autêntica incapacidade de perceber as sensibilidades dos militantes do partido face à escolha do candidato à Junta de Freguesia de Quarteira. Aparentemente, os tiques do centralismo partidário, que a nível nacional se traduzem no eu é que sei e no posso, quero e mando invadiram toda a oligarquia do partido que se diz socialista. Em vez de uma democrática auscultação às bases do partido, para a partir daí se gerarem consensos negociados em torno do melhor candidato/a, opta-se por decidir unilateralmente, de cima para baixo, sem a escuta activa dos militantes que lhe dão vida. Os partidos, estruturas vitais ao funcionamento da democracia são no seu funcionamento interior profundamente anti-democráticos. Agora a porca torceu o rabo. Já tinha ficado a sensação de grande hesitação na escolha do candidato à Câmara Municipal de Loulé, de que resultou a escolha relativamente "tardia" do nome de Joaquim Vairinhos. Agora é a direcção distrital que pressionada pelos militantes de Quarteira desautoriza a escolha da distrital do PS em Loulé. Numa altura em que Loulé precisava de uma oposição à altura para combater alguns evidentes tiques de arrogância resultantes de muitos anos no poder por parte de Seruca Emídio, era mesmo o que PS precisava era de fragilizar os seus candidatos. Saúde-se os militantes de base em Quarteira pela sua crença numa candidata feminina. Neste caso, ninguém pode acusá-la de ser um mero preenchimento de cota. São as bases que o exigem. É de lamentar que quando são os homens do partido a reconhecer o mérito numa candidata mulher, sejam as masculinas estruturas de topo que aparentemente a rejeitam. Reinventar o PS local precisa-se. Um PS que não seja um mero seguidor acrítico das estruturas nacionais é o que se deseja. Até porque já ninguém acredita em José Sócrates.

Ver fonte aqui: http://www.regiao-sul.pt/noticia.php?refnoticia=94783

37 comentários:

  1. João,

    Um pequeno aparte:

    A Senhora perdeu para o Senhor numa eleição limpa e transparente do PS Loulé ...!

    Provavelmente a ambição desmesurada e o não saber perder da senhora levou a esta situação constrangedora ...!

    Cuidado com o que lês ...!

    Um Abraço da M&M & Cª!

    ResponderEliminar
  2. Olá Miguel.

    Eleito democraticamente por quem?

    "Fonte do PS disse ao Região Sul que desde o início cerca 40 militantes da secção de Quarteira dos socialistas protestaram perante a decisão do PS Loulé, argumentando que esta iria contra os estatutos. Ou seja, o candidato deveria ser escolhido por Quarteira."

    Abraço.

    ResponderEliminar
  3. Miguel só para esclarecer que o anónimo de cima sou eu.
    Abraço
    João Martins

    ResponderEliminar
  4. Amigo João, não acredite em tudo o que lê e em tudo o que lhe dizem. A senhora perdeu para o Ezequiel sim, numa votação limpa, democrática onde a senhora esteve presente, apresentou-se como candidata e aceitou ser votada. Ninguém tirou o direito a ninguém. Mas esta senhora deves-se achar a melhor do mundo. Até um tal senhor companheiro da dita senhora se apresentou como candidato. Vejam bem a credibilidade dessa senhora e dos seus pares. Fico muito triste, pois é devido a pessoas como essa senhora que a política está pelas horas da amargura e sem crédito na nossa sociedade. Tomou conta do Partido com objectivo político pessoal, para satisfazer o seu umbigo e alicerçar um projecto pessoal. Tenham vergonha. Colocou toda a sua familia como militante, só faltou o gato e o piriquito. Tenham vergonha na cara... Lá para os lado do calcadão até fecharam os comentários e só deixaram os que apoiavam a Senhora... porque será?... pelo menos podiam ser mais discretos... Esses 40 que o Miguel e o João falam... muitos nem sabem o que assinaram e não foram 40, eram menos mas isso não conta... Pois mais de metade é a familia da senhora... Devem querer que as eleições de 2005 sejam reeditadas. O adversário dessa senhora e sua "equipa" não é de certeza o PSD nem a CDU ou o CDS/PP, mas sim outros, e o seu objectivo não é ser presidente de junta para servir Quarteira mas sim para se servir. Pois acordou um dia e pensou que era a melhor escolha para o lugar e como o companheiro e a familia disseram que sim, já pensa que é a melhor do mundo. Abra os olhos e veja-se ao espelho... Tenha vergonha na cara e vá-se embora...

    ResponderEliminar
  5. Amigo anónimo. Agradeço o comentário. Mas a "senhora" perdeu nume votação limpa onde? Quem participou nessas eleições do ps loulé» As bases do partido em Quarteira? Abraço.
    João Martins

    ResponderEliminar
  6. Boas caros leitores Administrador deste interessante blogue.

    Já que como foi referido aí em cima, não me foi permitido efectuar mais comentários sobre a notícia publicada no designado blogue Calçadão de Quarteira, não sei porquê, quando a selecção da publicação dos comentários é sempre da responsabilidade dos administradores, aqui vos deixo o meu parecer sobre o tema.

    Como jurista e ex-militante do Partido Socialista da secção de Santarém, e actualmente a residir em Quarteira, gostaria de deixar junto de vós algumas considerações sobre esta decisão jurídica por parte da Federação PS Algarve.
    Tal decisão compreende-se, partindo do princípio de que, a alegada reclamação por parte do PS Quarteira terá sido feita com base no artigo 91 ponto 1 alínea a) e não verificação do ponto 2 do referido artigo, dos estatutos do partido Socialista. É perfeitamente normal que a decisão tenha sido a que agora foi estipulada.
    No entanto, tal não significa que a escolha do candidato do PS para Quarteira irá ser efectuada segundo a alínea a) anteriormente referida, ou seja, através da Assembleia Geral da secção do PS Quarteira.
    Esta situação actual, verifica-se na medida em que a Comissão Política de Concelhia do PS,terá negligenciado numa primeira fase, do ponto de vista jurídico uma "resolução fundamentada, aprovada por maioria de 2/3 dos membros presentes".

    Bastará novamente à Comissão Política de Concelhia voltar a convocar os seus membros para a eleição do candidato para Quarteira,fundamentando devidamente a sua decisão e obtendo a tal maioria de 2/3, para que o candidato (ou qualquer outro candidato para outra qualquer Assembleia de Freguesia do concelho) seja oficialmente o candidato do PS à Assembleia de Freguesia.

    A ideia defendida pelo secretariado do PS Quarteira,de ser a secção base de residência a decidir o seu candidato, só poderá verificar-se, quando por parte da Comissão Política de Concelhia existir a intenção e vontade para que tal assim suceda. Simplesmente porque estatutariamente a CPC, pode sempre superar nesta matéria de escolha de candidatos qualquer secção base existente.

    São estas as "regras" do jogo. São estes os Estatutos existentes.

    A ideia que fico, perante esta situação, é a de que:

    1ºA CPC, foi ingénua do ponto de vista formal num primeiro momento, contribuindo também para que esta situação se verifica-se;

    2ºA secção do PS de Quarteira, entrou definitivamente em ruptura com a sua CPC, o que não é muito positivo para o Partido em geral no Concelho e para a própria secção em termos futuros;

    3ºO candidato inicialmente apontado pela CPC, o sr.Ezequiel Tomás, será no fim deste processo o candidato do PS (a menos que o próprio decida obviamente desistir ), tal como inicialmente apontado;

    4ºPolíticamente, quem melhor sairá de todo este processo será o próprio candidato ,o sr. Ezequiel Tomás e os adversários políticos PSD no caso.
    Falha a CPC numa primeira rectificação de candidatura, a qual só é emendada à posteriori.
    Falha a Secção do PS Quarteira, porque iniciou uma luta sem medir todos os desenvolvimentos da mesma e ao declarar uma guerra com a sua CPC, coloca-se a si mesmo e ao PS Loulé numa situação não muito positiva em termos de imagem para o exterior.

    Grato pela atenção que queiram dispensar, mas não resisti a desmontar todo o cenário que nos é colocado pela frente.

    A continuação de um Bom trabalho de intervenção cívica!


    João Lopes

    ResponderEliminar
  7. Caro João lopes,

    Agradeço a sua intervenção. Se não se importasse pedia-lhe o seu consentimento para passar o seu comentário linearmente e sem qualquer alteração da minha parte a post. Fico a aguardar a sua resposta.

    Obrigado
    João Martins

    ResponderEliminar
  8. A referida senhora há muito que tinha estabelecido para si própria a situação de ser ela própria a candidata do PS Quarteira. Mesmo antes de ser eleita presidente da secção.
    Essa é que é a verdade dos factos. Desde cedo colocou o projecto pessoal e camufladamente egocêntrico à frente da totalidade dos militantes e simpatizantes do PS Quarteira. Agora está aí o resultado!

    Um militante Socialista de Quarteira!

    ResponderEliminar
  9. Caríssimo João, esteja à vontade para o fazer!

    Cumprimentos

    João Lopes

    ResponderEliminar
  10. oh Niguel... a que é que você chama uma eleição limpa? Você é que não devia acreditar em tudo que lhe contam, mesmo que seja a sua mulher.
    Eu faço parte do órgão que promoveu essa farsa de eleição e sei o que digo.
    Você só sabe o que lhe contam...
    Quanto ao João Lopes, anda perto da verdade.
    Perto..... porque parte de uma premissa que deveria ser certa: que todos são honestos.
    Mas a verdade é que a CPC e o respectivo secretariado apenas cozinhou tudo com uma única finalidade: impedir a candidatura da senhora.
    Aliás, em abono da própria, eu sei de fonte limpa que lhe foi oferecido concorrer contra o candidato da CPC, por outra via e ela recusou...
    Se há má-fé, não deve ser dela, não lhe parece?
    Se é (e é) o PS que sai prejudicado, tem responsáveis, sim, mas os principais não estão na Secção de Quarteira... Estão na CPC, mais propriamente, dentro do secretariado da CPC
    E têm nome.
    O desastre, que se adivinha, a eles deve ser atribuído, não a quem actua dentro dos limites da Lei e do Direito...
    Enfim...

    ResponderEliminar
  11. Excelente interpretação a sua João Martins.

    Foi a única leitura absolutamente correcta que consegui vislumbrar hoje sobre o assunto, seja aqui no seu blog seja no Calçadão de Quarteira.

    Com efeito, você aqui diz tudo:
    "Em vez de uma democrática auscultação às bases do partido, para a partir daí se gerarem consensos negociados em torno do melhor candidato/a, opta-se por decidir unilateralmente, de cima para baixo, sem a escuta activa dos militantes que lhe dão vida".
    Parabéns pela lucidez!

    Mas este PS de Loulé é mesmo um partido trapalhão. E já vem de longe!

    Mário C.

    ResponderEliminar
  12. Eheheheh.... alguém acredita que os montanheiros de Loulé iam ser capazes de aceitar uma mulher à frente de uma autarquia?
    Não brinquem!

    ResponderEliminar
  13. Bom, estou a vontade para comentar aqui. Não sou do PS.

    Conheço mais ou menos a situação e tenho pena que o PS/Loulé entenda que o “Homem do Lixo” seria um bom presidente de junta para uma cidade como Quarteira! (não fui eu que lhe pus o nome, mas o presidente da numa sessão da Câmara)

    Sou Quarteirense e lamento que assim pensem. Quanto ao José Mendes, com ele ou com outro ou outra qualquer está garantido no lugar, não se preocupem.

    ResponderEliminar
  14. Conheço o Ezequiel e conheço a Hortense Morgado. Poderia dizer que é o mesmo que comparar a noite com o dia.
    Se o Ezequiel é o que Quarteira merece… Pobres quarteirenses! Lamento as atitudes de espíritos velhos como os da maior parte dos membros do PS de Loulé. Nasceram velhos, invejosos e incapazes de se reconhecerem ao espelho.
    Por isso deixei de pagar quotas no que era o Partido do meu coração já há um par de anos.

    ResponderEliminar
  15. Esse Miguel é compadre do presidente da CPC, pode ser seu advogado àvontade. Adorei essa fidelidade familiar LOL LOL

    ResponderEliminar
  16. Apoio as palavras desse anónimo que diz que conhece o Eziquiel e a Hortense. Há gente no PS que apenas tem por obejectivo querer chular. Querem lugares de deputados ou de vereadores ou serem presidentes da assembleia.
    Querem ficar nas fotografias e terem os nomes nos jornais.

    ResponderEliminar
  17. Marta M. Viegas4:11 da tarde

    Realmente, João Martins, que pena que a vontade dos Quarteirenses seja tão espezinhada pelos “de cima”.
    Acho que a resposta que a D. Hortense dá no Calçadão de Quarteira na notícia sobre o presidente da República diz tudo. Só faltou dizer os nomes, mas a gente percebeu.

    ResponderEliminar
  18. Não sei se o João Martins reparou, noa maioria do tipo de comentários que é feito aqui no seu blogue. À excepção de um outro e colcando num nível de grande análise o comentário do sr. João Lopes, diria que a manipulação vergonhosa que é feita no blogue Calçadão de Quarteira ,no que toca a comentários,que é muito «chegado» à sra. Hortense Morgado, chegou ao MacLoulé. Blogue de um nível muitíssimo superior. Não deixe este blogue transformar-se numa peixarada que todos sabem qual o seu verdadeiro objectivo. A propaganda política levada a cabo por gente desonesta intelectualmente ,dá mesmo para tudo!

    Fernando

    ResponderEliminar
  19. O PS de Quarteira e de Loulé, precisa mesmo de uma lavagem geral!Que figuras ridículas fazem estes supostos líderes com as suas zangas!
    Gostava de saber porque só agora o Calçadão decidiu acalmar os pseudo-comentários contra o candidato Ezequiel Tomás. Ali há gato, ou rato! Se calhar será mais Camaleões! José

    ResponderEliminar
  20. Eu diria mais sr. Fernando, a maioria dos comentários aqui colocados são da autoria de uma única e exclusiva pessoa! Já tinha essa sensação ao ler os comentários no dito Calçadão, agora fico admirado a ver semelhante situação aqui no MACLOULE. Curioso, curioso!! José

    ResponderEliminar
  21. Olá José e Fernando. Garanto-vos que aqui não há manipulações e conspirações, cabalas ou campanhas negras. Todos os comentários foram públicados e só não o serão os que os que estravazarem a crítica social e política e entrarem na ofensa pessoal. Cumprimentos aos dois.
    João Martins

    ResponderEliminar
  22. Quem não quer sair derrotado(a) nem se submete a eleições, que foi o que essa senhora fez, pois ela e o seu copanheiro a muito tempo que estão lutando pelo poder da Junta de Quarteira, quem não os conhece que não se prenuncie. E já agora se ela desenrascou por ai uma pessoas em Quarteira na Segurança Social, pois bem não nada de mais do que aquilo para que estava indigitada uma vez que somos nós(contribuintes) que lhe pagamos o ordenado.
    E já agora deixem as pessoas que assinaram a petição se pronunciarem para o verniz partir, pois a forma como foram recolhidas foi confundida por uma recolha de assinaturas de presenças de uma dita assembleia do partido.

    Ezequiel pra Eleições.

    ResponderEliminar
  23. Viva João!
    Não querendo sobre este assunto falar demais, quero confirmar aquilo que o João Lopes aqui escreveu, pois corresponde àquilo a que, como convidado sem direito de voto como é óbvio, pude assistir.
    Termino dizendo que lamento este caso que irá perturbar as eleições, não só. em Quarteira.

    ResponderEliminar
  24. Caro Amigo João Martins, sobre a sua questão de eleição limpa, garanto-lhe que o foi. Sei o que digo.Não admito que se duvide da honestidade da CPC e do próprio Secretariado, do qual a própria senhora faz parte por inerência... A CPC pode ter sido ingénua na forma como foi efectuada a avocação, mas neste momento, concordo com o Sr. João Lopes, e a situação irá ser reafirmada e votada e quem sairá humilhada é a dita senhora. Reafirmo dizendo que, é por pessoas que tomam de assalto uma secção, que enxovalha 30 e tal anos de história do Partido em Quarteira, que a política está com o descrédito que se fala. A Senhora quer ser, à força, em nome dos interesses do PS Quarteira, diz ela, mas os interesses que ela defende são os militantes que ela inscreveu (a maioria da família) e outros que agora abrem os olhos e vêm onde foram metidos. Se a senhora ainda tinha algum crédito, agora perde qualquer dignidade, fazendo esta birra de, eu quero ser candidata, eu quero ser candidata... Influenciada ou não, esta senhora está a descredibilizar totalmente a política e aquilo que ela diz defender, pois só se preocupa com o seu próprio umbigo. Se o senhor do lixo como lhe apelidam, não serve, então muito mal vai a política em Quarteira, pois a senhora não servem mesmo nada, e nem a dignidade de ser classificada mulher do lixo tem, pois é uma profissão muito nobre e que, se não existisse, mal andaria a nossa cidade, mas o senhor do lixo como lhe chamam, é encarregado da salubridade em Quarteira, com muita responsabilidade na gestão de pessoal e resolução de muito problemas da nossa freguesia. Chega de hipocrisia. Digo à senhora que, se eu estivesse no lugar do Ezequiel Tomás, nem escolhia a senhora para sua empregada de limpeza, pois nem para isso ela serve... FORÇA EZEQUIEL... O nosso adversário político é o PSD, a CDU, o CDS e o BE e acima de tudo a abstenção... Ao contrário da senhora que parece estar a ser usada num qualquer joguete político. Tenho Pena.

    ResponderEliminar
  25. sebastiâo apoio tudo o que diz e viva o eziquiel

    ResponderEliminar
  26. Boa nt caros bloguers.
    1 votação na cpc o Ezequiel Tomás faz parte da mesma com direito a voto, a Sra Hortense faz parte por inerência sem direito a voto, logo numa votação onde um dos elementos tem dto na voto e outro não bastava o Ezequiel votar nele e todos os outros se absterem para sair vencedor, onde é que está o gato o rato, o piriquito o papagaio ? mais uma vez os quarteirenses são traidos, usados e enxovalhados por interesses pessoais de meia duzia de invejosos. Dêem a palavra aos molitantes de base , mostrem o vosso caracter deixem os militantes exercer os seus direitos civicos e legais.

    ResponderEliminar
  27. Boa nt caros bloguers.
    1 votação na cpc o Ezequiel Tomás faz parte da mesma com direito a voto, a Sra Hortense faz parte por inerência sem direito a voto, logo numa votação onde um dos elementos tem dto na voto e outro não bastava o Ezequiel votar nele e todos os outros se absterem para sair vencedor, onde é que está o gato o rato, o piriquito o papagaio ? mais uma vez os quarteirenses são traidos, usados e enxovalhados por interesses pessoais de meia duzia de invejosos. Dêem a palavra aos molitantes de base , mostrem o vosso caracter deixem os militantes exercer os seus direitos civicos e legais.

    ResponderEliminar
  28. Continuando, agora que apanhei o jeito á coisa, tou nesse barco.
    Fui um dos que efctuou a reclamação, logo de inicío quando este secretariado da secção de residência foi eleito foi uma surpresa para alguns dos senhores que não esperavam a capacidade mobilizadora e assim nós aparecemos. Logo á partida alguns dos militantes de destaque e que ocupam lugares na cpc ficaram com cara de poucos amigos pois ali estava uma equipe que os tinha desalojado do seu feudo.
    Actas vinculativas e que demonstrariam a actividade e colocariam transparência ao processo naquilo que realmente era importante para a secção, foram desde logo proibidas pelo cpc, o blog criado e a pág ps quarteira tinha que passar pelo lapís azul da cpc, é por isso que afirmo, o 25 de Abril foi feito por capitães mas ainda não chegou a Quarteira pois os furrieis vitalícios que estavam no poder antes do 25 de Abril ainda aí continuam, são cobardes não tiveram ainda a coragem para fazer a sua própria revolução, pararam no tempo, apresentam uma imagem gasta velha usada.
    Quanto a mim não serão estes senhores que me irão fazer disistir daquilo que são as minhas convicções.
    A trapalhada que a cpc fez quando a Federação lhes pediu a documentação para verificar a veracidade dos actos vinculativos enviaram uma convocatória dessa tal dita reunião com dois ou três pontos de ordem onde constava a escolha por parte dos elementos da cpc para os candidatos ás assembleias municipais, quando de antemão o próprio presedente da mesma já sabia e estava informado que os elementos deveriam ser escolhidos pelos militantes da secção de residencia. Esta situação é identica á que foi imposta em 2005 na escolha dos candidatos levando ao fraccionamento do partido e como tal á derrota nas ~respectivas eleições. Está na altura de chamar á responsabilidade os ditos furrieis e seus apoiantes.
    Apoiarei o candidato á assembleia de freguesia de Quarteira que tiver a coragem de se despir de preconceitos, mostrar as suas convicções e que dignifique quarteira, eleve os seus valores e acima de tudo seja tenha por objectivo comum o bem estar dos seus concidadãos, seja homem do lixo, doutor, engenheiro.
    Uma coisa é certa façam as coisas bem e dentro da legalidade sem passar por cima das bases, credibilizem-nos se souberem.

    ResponderEliminar
  29. Socialista de Quarteira1:57 da manhã

    Sr. Siciliano (o nome é curioso),eu também como militante do PS de Quarteira gostaria de fazer-lhe somente uma pergunta:

    - Debatendo-se tão fortemente pela questão da legitimidade democrática e do poder genuíno de decisão das bases, não é de estranhar porque é que a actual líder de secção de Quarteira, aceitou e apresentou as suas razões pelas quais deveria ser ela a candidata do PS em Quarteira na mesma 1ª votação da CPC como refere em cima?

    É que afirmando convictamente a sua determinação de julgar o mais legítimo e democrata, o poder de escolha às bases, ao aceitar participar nessa mesma votação, a referida senhora acaba por trair-se a si mesma, revelando muito com isso.

    Jamais - por uma questão de coerência ideológica e de princípios - a mesma deveria ter aceite participar em qualquer acto de eleição, que não fosse aquele que se realiza-se na forma que a mesma sempre defendeu.

    Mais lhe pergunto, imaginemos que a escolha resultante dessa 1ª votação na CPC, tinha ditado que a vencedora da mesma teria sido a líder da secção de Quarteira, ou ainda que, a escolha da mesma tinha o apoio pessoal do líder da CPC bem como do candidato à CML, o prof. Joaquim Vairinhos, será que a excelentíssima senhora juntamente com o seu secretariado teria tentado uma impugnação contra a sua própria eleição?

    Não me parece, camarada Siciliano.

    Existem por vezes detalhes no comportamento das pessoas, os quais se não estivermos atentos, passam despercebidos à maioria dos olhares dos outros. E esse detalhe julgo ser MUITO esclarecedor!

    A pergunta em jeito humorístico que levanta quando afirma "onde é que está o gato o rato, o piriquito o papagaio ? " eu a devolveria-lhe acrescentando à mesma, o camaleão ou se preferir a raposa!

    Ao contrário daquilo que diz, os conscientes socialistas de Quarteira não foram traídos, usados e muito menos enxovalhados "por interesses pessoais de meia dúzia de invejosos". Talvez isso se possa aplicar a outros que de facto pretendam ver as coisas desse modo, mas esses - garanto-lhe - são apenas uma minoria.

    Muitos dizem-se Socialistas, mas nem todos o serão certamente.
    Falar de Liberdade e de Abril num contexto demagógico é demasiado fácil.

    A terminar, dir-lhe-ia que esteja descansado porque as ditas "coisas" (processo de escolha do candidato) certamente estará dentro da legalidade como advogam os Estatutos, e que aqui no MacLoulé,apesar de algum...ruído, têm sido alvo de análise séria e intelectualmente honesta, ao contrário de outros espaços por aí existentes.

    A credibilização de qualquer base, só é verdadeiramente genuína quando quem a dirige ou quem a ela se dirige é exemplo de Credibilização.
    Do sr.Ezequiel Tomás, nesse campo, as provas (na vida partidária, só a título exemplificativo)são mais do que muitas ao serviço do Partido ao qual pertencemos, outros que chegaram à pouco tempo a este partido muito têm ainda que dar e provar!

    Saudações Socialistas Camarada "Siciliano"

    ResponderEliminar
  30. Sem saber do caso mais do que o que por aí se diz e conhecendo o meio, deixem-me que ponha aqui a minha opinião:
    O Camarada Siciliano parece saber a história toda e nem está a pôr mal o problema. Faltando um ou dois pontinhos: o facto de os anteriormente desalojadcos serem os mesmos que promovem a candidatura masculina. De qualquer forma, parece que está bem “por dentro” do assunto, pelo que deve ter a melhor análise dos factos.
    Quanto ao Camarada Socialista de Quarteira também parece faltar um ou outro elemento: demonstrar que ele próprio deve pertencer ao grupo que foi desalojado, ou seja… ao grupo “do outro lado” do Camarada Siciliano...
    Só que isso interessa pouco (tanto um aspecto como outro).

    Eu JÁ não sou camarada. Já FUI. Saí porque percebi quem eram as pessoas com quem estava metido e as suas ambições pessoais. Se isso era o socialismo deles (e não deixo os nomes por respeito da privacidade das pessoas) não valia a pena deixarem que se servissem de mim para seu proveito próprio. Deus Nosso Senhor sabe que tenho razão.
    Por isso, eu posso fazer uma análise que acho mais imparcial e justa: Quanto a mim, o problema de Quarteira resume-se em dois pontos:
    Primeiro e principal: houve homens que foram apeados (reparem que nem uso o termo derrotados) por uma mulher - isso doeu!
    Segundo e evidente: perder o poder é sempre doloroso também. Sobretudo se o vencedor mostrar estatura para cumprir melhor o papel do que o apeado – o que parece ser mais ou menos evidente e conhecido.

    Por isso, toda a história está mais que escalpelizada (usando a terminologia infeliz de alguém por aqui): está esclareciada a paróquia e os paroquianos.
    Vou continuar por aqui, atento com esta constatação: dois blogs aceitaram dar espaço a esta discussão. Um deles fartou-se e tentou fechar a porta mas os comentários continuaram a fluir por outros lados. Outro blog - este MAC que muito prezo, conseguiu, talvez pela distância dos factos e dos locais, manter a discussão de outra forma, reunindo-se e resumindo-se os comentadores praticamente apenas aos apoiantes da "linha masculina".

    Tenho a certeza de que o bloguista João Martins também está farto do assunto. Eu estaria, sobretudo num blog que mantém parâmetros elevados de execução. Só que (e muito bem) não fecha a porta... por decoro que eu entendo democrático.

    Por mim, digo: não gostei de ver a minha terra e as minhas gentes tratadas da forma como o foram pelos comentadores. Mas sem comentadores, os blogs tem interesse?

    Um último desabafo: enquanto as coisas continuarem assim, neste (como diz João Martins) "PS trapalhão de Loulé", prefiro manter-me do lado de fora da porta.

    Opções!

    Os meus cumprimentos para todos, a quem desejo que o Senhor ilumine e proteja.

    ResponderEliminar
  31. 2005 estratégia politica do ps para as diversas eleições, militantantes que fazem parte da cpc nessa altura e que fazem parte da cpc hoje nomes comuns ?
    Politicamente alguns arrogam-se duma superioridade e dum conhocimento que se sentem no direito de " Se não votarem connosco neste candidato serão amanhã responsabilizados pelos custos politicos que daí advierem ".
    Então e a responsabilidade política dos mentores da estratégia que saiu derrotada em 2005, só o presidente da cpc é que se demitiu os outros são praticamente os mesmos estrategas.
    Aqui o que no meu entendimento faltou mais uma vez foi a demonstração de que existiria uma plataforma e um voto de confiança e entendimento nas bases, isto é nos militantes quarteirenses, na sua assembleia. Vou ficar por aqui pois a precepção seja oral seja escrita ou ambas em comunicação depende muito da singularidade, subjectividade de cada individuo, pois uns são politicos outros tentam exercer o seu direito de cidadania e estar informados para usar aquilo que de mais importante existe que não é mais que a liberade. Apareça alguém em Quarteira que consuiga partir a louça, apanhar os cacos e arrumar a casa se possível antes das eleições. Que se elevem as ostes do secretariado que foi elito democraticamente sem medo e para fazer trabalhar as estruturas do partido que estavam no marasmo adormecidas e algo trapalhonas, não estão a ocupar o cargo por nomeação segundo informação que obtive por fontes proximas deste orgão. O meu voto de confiança nos quarteirenses.

    ResponderEliminar
  32. Socialista de Quarteira2:16 da manhã

    Excelentíssimo ex-camarada V.C., em relação ao seu comentário apenas gostaria de apontar alguns pontos importantes, para que medita-se um pouco neles.

    O ex-camarada refere que o camarada Siciliano, "nem está a pôr mal o problema" e que como tal "parece que está bem “por dentro” do assunto, pelo que deve ter a melhor análise dos factos", deixe-me dizer-lhe que muito ERRADAMENTE o faz , revelando vossa excelência também alguma ingenuidade na sua análise tão "abençoada".

    E para o provar, vou-lhe somente apontar uma única questão.

    O camarada Siciliano, afirma que como "a Sra Hortense faz parte por inerência sem direito a voto, logo numa votação onde um dos elementos tem dto a voto e outro não, bastava o Ezequiel votar nele e todos os outros se absterem para sair vencedor" ERRADÍSSIMO.

    Para quem diz que foi "um dos que efectuou a reclamação",só comprova aos olhos de quem se paute pelo rigor e transparência, que o camarada Siciliano antes de reclamar qualquer coisa deveria PRIMEIRO averiguar aquilo que dizem os Estatutos do nosso partido ex-camarada! E o que dizem os mesmos? É só uma questão de os ler a sério: "resolução fundamentada, aprovada por maioria de 2/3 dos membros presentes"!! Como é que o sr. Ezequiel sendo o único a votar nele e os restantes 30 elementos abstendo-se, alguma vez poderia sair vencedor?

    A isto, ou dá-se o nome de Demagogia ou então é mesmo pura falta de conhecimento da matéria (pessoalmente penso que no caso do camarada Siciliano aplicar-se-á mais a segunda hipótese). E isso é revelador de algo ex-camarada.

    Quanto ao ex-camarada, digo-lhe já que pelas suas palavras o senhor no fundo é mesmo muito "iluminado". Isto porque parte da premissa de que o senhor João Martins, administrador deste blogue, está farto deste assunto sem nunca sequer ter tido da parte do próprio (presumo)alguma indicação que fosse a essa sua ideia, que no fundo tem um objectivo por trás: uma tentativa de silenciamento do assunto!

    Como este espaço, como refere e bem, "mantém parâmetros elevados de execução",ao contrário de outros, será perfeitamente normal entender porque uns fecham as portas, e outros como aqui o MacLoulé têm-nas sempre abertas em prol daquilo que é a verdadeira e genuína lógica de contribuição e participação cívica, independentemente das convicções pessoais ideológicas e religiosas (no seu caso) de cada um, sempre numa perspectiva de repúdio ao ataque gratuito pessoal, à lógica do puro "bota-abaixo" e à maledicência mundana que noutros locais infelizmente ainda prolifera. A Democracia aqui neste espaço é louvada, noutros -repito- Não!

    Cumprimentos ex-camarada!

    PS: Retribuo os cumprimentos, mas dispenso as recomendações religiosas em jeito de bênção. Intelectualmente considero-as básicas e sem relevância.

    ResponderEliminar
  33. Siciliano9:21 da tarde

    Sas coisas socialista de Quarteira 2/3, regulamentos tenho conhecimento dos mesmos e da forma processual de como se executam os documentos necessessários e que vinculam e responsabilizam os orgãos.
    Lamento mas vou terminar por aqui pois irei encontrar-me com o meu amigo de peito Antunes Lagartixa homem de antes do 25 simpatizante do PCP, metalurgico a quem irei apresentar os factos as circunstaâncias e pedir-lhe a sua análise e que vos responda a todos, pois no meu entendimento é daqueles que parte a loiça, apanha os cacos e arruma a casa, ai isso arruma, lagarto , lagarto, não porra! Labartixa , Lagartixa.

    ResponderEliminar
  34. Siciliano9:22 da tarde

    Sas coisas socialista de Quarteira 2/3, regulamentos tenho conhecimento dos mesmos e da forma processual de como se executam os documentos necessessários e que vinculam e responsabilizam os orgãos.
    Lamento mas vou terminar por aqui pois irei encontrar-me com o meu amigo de peito Antunes Lagartixa homem de antes do 25 simpatizante do PCP, metalurgico a quem irei apresentar os factos as circunstaâncias e pedir-lhe a sua análise e que vos responda a todos, pois no meu entendimento é daqueles que parte a loiça, apanha os cacos e arruma a casa, ai isso arruma, lagarto , lagarto, não porra! Labartixa , Lagartixa.

    ResponderEliminar
  35. Antunes Lagartixa11:39 da tarde

    Os estatutos do Ps são cristalinos, logo sr Socialista de Quarteira,

    Mace, o que desseste nã abona
    Ó tás maluque ó gasiade
    Ó na bates bêim da mona
    Ó tás bêbado ó escarade

    Entretanto como esta situação factual e circunstancial têm como origem o secretariado da secção ps em Quarteira gente com garra que querem ver os seus direitos cristalinos colocados em pratica processualmente aqui fica o seu poeta querido,o pardal,

    " Era esse o meu prazer,
    Se ainda chegasse a ver
    A minha obra publicada.
    Tenho fé que há-de ser:
    Faço-a para o povo ler
    E por muitos ser cantada. "

    Sr. socialista de Quarteira disse.

    ResponderEliminar
  36. Palavras para quê, "o artista é um «bom» artista"!

    Por aqui fica uma pequena amostra do que actualmente é a secção do PS Quarteira.

    Cumprimentos

    Fernando

    ResponderEliminar
  37. Quando o PS de Loulé e arredores ganha juizinho. Nunca não é? Só voltam a ganhar a Câmara quando ela lhes cair no colo, de madura.
    Mas quem em sã consciência pode levar a sério estes candidatos????!!!

    ResponderEliminar