A minha Lista de blogues

segunda-feira, abril 27, 2009

Retratos da Mãe Soberana

Mãe Soberana no regresso a casa...

Aconteceu este Domingo, 26 de Abril de 2009, em Loulé, mais um ano da Festa Grande da Mãe Soberana. Vinda do seu lar, a Capela da Nossa Senhora da Piedade, há quinze dias atrás, esta é a hora do regresso a casa. Naquela que é uma das maiores manifestações religiosas a Sul do País, a festa da Mãe Soberana, fortemente enraizada nas tradições religiosas da cultura local, já ultrapassa largamente os interesses dos indígenas locais.

Para alguns, é uma manifestação do sagrado e de fé religiosa de significado ímpar. Para outros, é uma oportunidade de ver e ser visto e de vestir o Fato de Domingo. Para outros, ainda, é uma excelente oportunidade para beber uns copos com os amigos.

Há também a afirmação da masculinidade hegemónica, simbolizada pelos Homens do Andor, assentes nos valores da virilidade, da força física, da coragem e do risco que significa subir a mítica ladeira da Nossa Senhora da Piedade com a Mãe Soberana em ombros. E há aqueles (como eu) que consideram a religião uma criação humana que ajuda a dar sentido ao mundo e à vida e é um instrumento por excelência de integração e reforço da comunidade local. Existem também os que pensam ser a religião o ópio do povo e ainda os que utilizam a religião para manter estrategicamente o poder. Tudo isto faz a grandiosidade da grande Festa da Mãe Soberana.

3 comentários:

  1. É verdade caro João Martins, a religião é apenas uma criação humana. E a Mãe Soberana de Loulé, tal como todas as outras santas (com o devido respeito) são apenas isso mesmo, criações do Homem, pura e simplesmente bonecas.

    Abraço,

    ResponderEliminar
  2. Ficando tudo dito... resta o APLAUSO!!!!

    ResponderEliminar
  3. Pessoalmente, aqui está algo do qual terá de ser sempre analisado do ponto de vista histórico e cultural local, nada mais do que isso!
    Já que encontrando a sua raiz, obtemos as devidas respostas.

    Abraço

    ResponderEliminar