A minha Lista de blogues

domingo, março 01, 2009

O Xico Esperto e as Eleições Europeias

O Xico Esperto é um ideal tipo muito apreciado na sociedade portuguesa. Há dias, em conversa com amigos meus, todos me garantiam que os casos mal explicados do Freeport, das horríveis casas construídas por Sócrates na Guarda, dos mistérios da licenciatura na suspeita Universidade Independente, ou ainda, a compra da casa da mãe de Sócrates declarando valores abaixo da compra, para não pagar tanto imposto ao Estado, é uma coisa normalíssima em Portugal.

Faz parte da "essência" da "raça" lusitana, para usar um termo tão caro ao professor Cavaco e Silva. Estamos, portanto, perante uma verdadeira instituição nacional. O Xico Esperto é rei e é o homem que é grande, porque o xico parvo, é aquele que não se atreve a "enganar" o Estado.

O xico esperto é tão esperto, que pode também, segundo o professor Marcelo, chegar a primeiro ministro e é admirável os discursos que faz para agradar ao país do xico-espertísmo. Os discursos no congresso do PS sobre a União Europeia são um exemplo delicioso do xico espertismo na política nacional.

A União Europeia é boa, porque o PS desde a primeira hora, em Portugal, está com a União Europeia e se o PS está com a União Europeia, a dedução lógica "evidente" é que a União Europeia só pode ser boa. O xico esperto também utiliza o discurso maniqueísta tão típico dos xico espertos. Se não disse, aposto que o pensou; que só há dois tipos de pessoas em Portugal. Os que estão com a Europa e portanto estão com o PS e os que estão contra a Europa e portanto estão contra o PS. Estes são os "maledicentes", os que "nada fazem" e "só sabem" críticar. São os que só entram pelos "ataques pessoais", pelas "campanhas negras", fazem parte dos "poderes ocultos" e da mais perfeita "cabala" jamais organizada contra um primeiro ministro e um partido na História de Portugal.

Mas os xicos espertos sempre foram demasiado espertos. É a chamada esperteza saloia. E a grande esperteza do grande xico esperto foi ir buscar ontem à tarde o constitucionalsta Vital Moreira, um dos cães de guarda ideológicos do poder socialista, tido como "independente", para justificar a hecatombe eleitoral que se teme e adivinha, nas eleições para a Europa.

Correndo as coisas mal ao PS, como vão correr, o Xico-Esperto pode sempre justificar o resultado com a escolha de um independente e não como a "recusa" das políticas do governo e do Xico-Esperto que o comanda.

De política Europeia não ouvi uma ideia, uma orientação, uma estratégia, um caminho ou uma visão. Manuel Alegre deve já ter vergonha da instituição xico-espertismo. Ele já nem por lá aparece.

1 comentário:

  1. E a felicidade do xico-esperto ao anunciar um ex "comunista", "independente", para tal cargo. Deve ter sido para reforçar a tese de que são um partido de esquerda. Pobre xico que já não engana ninguém. Nova maioria???... para o quero mando e posso???... deve estar com diarreia mental.

    ResponderEliminar