A minha Lista de blogues

terça-feira, fevereiro 24, 2009

Os Fantasmas de Salazar

A Criação do Mundo

Gustave Courbert


A PSP de Braga, apreendeu ontem, numa feira em Braga, alguns exemplares de um livro sobre pintura, por considerar que a capa, com a obra "A Criação do Mundo" de Courbert, era de cariz pornográfico.

Parece que estou a ver o filme. Gente de "bem" passou na feira e viu "uma gaja de pernas abertas" a pedir que "lhe saltassem para cima" e nem pensou duas vezes, toca fazer a denúncia, para a PSP apreender a "pouca vergonha".

O mais triste desta estória é que ela se assemelha à apreensão das "gajas" do computador Magalhães em Torres Vedras, das massagens proibidas o ano passado na praia de Faro, ou ainda ao caso dos quadros censurados pela Câmara de Loulé numa exposição de arte, no ano que passou.

Tristes semelhanças, num país com uma democracia de baixa intensidade. Os fantasmas de Salazar ainda andam por aí.

1 comentário:

  1. Na cidade dos Arcebispos aquela vasta penujem é de crer ter conseguido pôr muitos milhares de católicos com os cabelos da cabeça em pé. Também é verdade que a modelo do quadro os podia ter rapado e assim não faria tanta vista. Quanto às meninas do computador de Torres Vedras teriam assim também tão grande matagal ? Os quadros censurados pela C de Loulé teriam eles paisagem semelhante ? É que nas casas deles,
    quer católicos praticantes ou gente de bem querer não há lá daquilo. Usam bonecas insufláveis.
    Penso que ainda é Carnaval e por isso esta prosa não nos conduzirá ao pelourinho do Largo da Matriz. Penso eu ! Cabeludo

    ResponderEliminar