A minha Lista de blogues

domingo, janeiro 25, 2009

Loulé Concelho: Os Jornais Locais e Os Partidos da Oposição

Terminou há poucos dias atrás, o ritual já anual, de inscrição para vaga na educação de infância das crianças louletanas, à porta da Casa da Primeira Infância.

Quase sete dias e sete noites estiveram os pais das crianças, ao frio, ao relento e à chuva, à volta de fogo improvisado, na esperança de Deus lhes proporcionar a sorte de serem os eleitos, à entrada das suas crianças na primeira educação de infância.

Nos jornais locais, o jornal que não tem director e outros que tais que por cá existem, nem uma linha se escreveu sobre este dramático assunto para as populações louletanas. As más notícias, neste Concelho, não são notícias e só as boas notícias, fazem com que os acontecimentos, se transformem em notícias. Em Loulé, o homem que mordeu o cão nunca é notícia, pois o que está a dar são as notícias em que o cão mordeu o homem.

Dos partidos da oposição, nem um discurso, um comunicado, uma indignação, uma proposta alternativa, nada. Zero de existência social.

O principal partido da oposição é de uma nulidade absoluta, preocupado provavelmente, nesta altura, com listas, candidatos, distribuição de lugares, intrigas internas e intestinais, está decidido em dizer umas coisinhas em véspera de eleições, não percebendo ainda que nas sociedades transparentes e mediatizadas de hoje, o que não aparece, não existe socialmente e que os problemas das populações existem todos os dias.

Remetido nos últimos anos a uma quase total inexistência política, o PS local, continua virado para o seu umbiguismo, para as tricas de amiguismo, para a conquista do poder interno, remetido ao silêncio que não prejudica as carreiras políticas internas e à espera que a alternância política aconteça por obra e graça do Espírito Santo.

O partido, à semelhança do poder central, está desligado da sociedade, não reflete sobre os problemas das populações, vive ensimesmado e a olhar para o seu umbigo, limitando-se a estar contente com "estar onde se está".

Os media locais, esses, por sua vez, é evidente que adoram o culto da "bondade" do dr. Seruca Emídio.

Restam os blogues. Mas esses são "coisa nenhuma".

João Martins



7 comentários:

  1. Olá João.

    Gostei muito dessa tua análise, como de muitas outras que vais por aqui explanando.

    Uma realidade que dói mas tem que ser escrita.

    Onde é que eu assino?...

    :P

    Abracinho... apertadérrimo!

    Camila

    ResponderEliminar
  2. Amiga Camila. Tenho passado como sempre pelo seu consultório. Já tinha saudades suas.

    Abraço retribuido.
    João Martins

    ResponderEliminar
  3. Solidária e lucidamente aprovo!
    Passa pelo "seBASTIAO" e ajuda na fase seguinte:o esclarecimento dos riscos!

    ResponderEliminar
  4. Caro amogo Almeida,
    O Macloulé assume desde já uma luta sem tréguas com o objectivo de total transparência em torno da co-incineração na localidade do Parragil. Serão bem vindos todos os aliados. No meu caso estou totalmente disponível para colaborar com todos aqueles que sentirem como eu que ass populações têm que conhecer os riscos que correm. Se não encontrar aliados farei o que puder sózinho e com todos os meios que tiver ao meu alcance. Isto é demasiado grave para ser levado para a frente assim sem discussão. Sei que o PS nacional e local e o PSD são "aliados" nesta questão. Terão que ser associações ambientais e movimentos de cidadãos a mexerem-se. A população do Parragil é a mais directamente interessada. Até ao fim desta semana estou a pesquisar informação sobre o assunto. Depois começo a produzir posts em massa.
    Um abraço para si com admiração pela forma como encara a política. Tem feito nesta terra da política uma actividade nobre. Deve orgulhar-se disso.
    João Martins

    ResponderEliminar
  5. Caro João Martins:
    Uma vez mais, me vi "obrigado" a fazer uma transcrição de um post do MAC Loulé. Espero que me dê o seu aval.
    Felicito-o pela forma decidida como também "pegou" na co-incineração. Bem haja.
    Um abraço

    L. Anes

    ResponderEliminar
  6. Caro Lourenço. As ideias são para serem divulgadas, trocadas, debatidas. Sirva-se. Agradeço a simpática referência que faz ao blogue. É apenas um modesto espaço que procura divulgar e trocar ideias a quem esteja disponível a fazê-lo. Tal como o Calçadão, que acompanho sempre com muito interesse.
    Abraço
    João Martins

    ResponderEliminar
  7. Caro João Martins:
    Estive a ler o blog Calçadao de Quarteira e por isso vim aqui ao Movimento Apartidario.
    Tenho que lhe dar os parabéns por duas raxões: a primeira é pela análize muito concrecta e clara que faz do PS de Loulé.
    A segunda é porque o senhor Lourenço está cheio de razão: o seu blog Movimento Apartidario é realmente muito bom. Vou ser seu leitor fiel.
    Abraço, neu caro homonimo.

    ResponderEliminar