A minha Lista de blogues

segunda-feira, janeiro 05, 2009

Admirável Mundo Novo

A globalização dentro de casa

Vou comprar pilhas na loja dos chineses. Sou atendido no café Avenida por uma simpática ucraniana. Atesto gasolina na viatura e vou pagar o que devo e atende-me uma jovem brasileira. A empregada da limpeza no lugar onde trabalho é de Cabo Verde. O carro em que me desloco foi fabricado na Alemanha. Alguns dos meus melhores amigos nasceram em Angola e Moçambique. O meu telemóvel foi fabricado na Finlândia. Os brinquedos cá de casa são fabricados na China. Vou comer sushi ao restaurante japonês. Passo pelo Modelo e compro bananas importadas de África. Vou ao pequeno supermercado ao pé de casa e compro café importado do Brasil. Vejo o clube do coração na televisão e o melhor jogador é espanhol. Compro bacalhau pescado nos mares da Noroega. Abro uma garrafa de champanhe na noite de ano novo proveniente de França. Tenho uma descendência familiar que suspeito que resultou das invasões francesas. Vivo numa terra cujo nome é de origem árabe. Subo ao Castelo que um dia foi mouro. Passeio no mercado ao Sábado de manhã e parece que estou no estrangeiro. Vejo o massacre de Gaza em directo na televisão no sofá da sala cá de casa. Apoio os movimentos civícos de Porto Alegre sem nunca lá ter estado. Reinvindico a regionalização para o Algarve porque acho que o Allgarve deve ser gerido por algarvios (risos) e apregou-o aos sete ventos que sou um louletano de gema. Admirável Novo Mundo.

5 comentários:

  1. João ... João ... bem vistas as coisas sim senhor ... acho que começamos a ficar pequenininhos demais ... :) Bom 2009, muita saúde e euros qb .

    Liliana

    ResponderEliminar
  2. Ola Liliana. Espero que a saúde esteja totalmente recuperada. Bom ano novo!
    João Martins

    ResponderEliminar
  3. Devias morara em Quarteira um ano que era para perderes a mania de louletano.

    ResponderEliminar
  4. Muito BOM!
    Coisas da tal "globalização"...
    Olhe uma entrada no Blog "Cão Uivador", com trecho de vídeo do Eduardo Galeano:
    http://caouivador.wordpress.com/2009/01/06/qual-o-destino-da-america-latina/

    Cesar

    ResponderEliminar
  5. Abraço césar. Muito boa a perspectiva de Eduardo Galeano. Não há caminhos únicos, um mundo outro é preciso.
    Abraço
    João Martins

    ResponderEliminar