A minha Lista de blogues

segunda-feira, dezembro 08, 2008

A frágil força do PCP

Abertura XVIII Congresso PCP



O Partido Comunista Português é um partido essencial para a democracia portuguesa. Melo Antunes teve a lucidez dos grandes homens de todos os tempos, quando defendeu, na sequência do verão quente de 75, que o PCP era um partido estruturante da vida democrática em Portugal e que não poderia ser excluído da vida política dos portugueses.

Hoje o PCP resiste estoicamente ao seu mais que provável declínio. A substituição de Jerónimo de Sousa por Carlos Carvalhas trouxe uma lufada de ar fresco ao Partido. Jerónimo trouxe consigo o carisma que Carvalhas não tinha e o partido revigorou.

Mas o problema do PCP é um problema de alteração estrutural da sociedade tanto a nível mundial como no caso específico de Portugal.

A queda do Muro de Berlim em 1989 e a "implosão" da União Soviética em 1991, estoiraram de vez com a divisão bipolar do mundo entre comunistas e capitalistas. Dezenas de países a leste aderiram aos valores da sociedade capitalista e o mundo tornou-se unipolar sob a hegemonia dos EUA e da ideologia neoliberal.

Em Portugal, o campesinato é agora residual, o operariado diminuto e a sociedade do trabalho deslocou-se para os serviços. As classes médias, que cresceram ao longo dos últimos anos, votam maioritariamente nos partidos do "centro".

O envelhecimento da população portuguesa segura algum eleitorado que vota PC. Mas os velhos um dia morrerão. Os militantes fiéis (os mais fiéis de todos os partidos) vão funcionando como bastião de resistência.

Mas já ninguém acredita na ditadura do proletariado, na abolição do Estado e na revolução socialista. Se hoje fosse vivo, Nietzche, substituiria a sua célebre passagem "Deus está morto" por outra que seria igualmente célebre "O Marxismo-Leninismo Morreu".

Este é o drama do PC. Os amanhãs que cantam não vão de encontro às suas utopias. O que não impede que seja um partido de uma importância fundamental para a sociedade portuguesa.

Que o digam os trabalhadores que vêem os seus direitos continuamente esmagados pelos interesses do grande capital.

3 comentários:

  1. Um partido necessário ao pais mas precisam de apresentar medidas globais válidas ...!

    Um abraço da M&M & Cª!

    ResponderEliminar
  2. O que eu sei é que sem eles isto não seria a mesma coisa ... :)

    João, agora lembrei-me do meu neto, e parabéns aos papás pelo aniversário do Pedrocas ... (era assim que eu chamava o meu quando pequeno ... e ainda hoje escapa-se-me ... 31 já lá vão ...) mas ia a dizer do meu neto quando tinha 7 anos e foi aos "pequenos em grande " na RTP1 com a Catarina Furtado, ela perguntou-lhe em que partido votava, porque estávamos perto dumas eleições, ele disse que ainda estava indeciso porque uma avó era PS e outra CDU ... agora acho que lhe vou tirar a indecisão e mudar-me de armas e bagagens pro PC ... :) agora com 11 anos, quase 12 isso já não acontece ... Ah! mas o que eu queria dizer, é que hoje vim furibunda daí da feira da serra ... cheguei às 14.30 com mais pessoas, comprámos os bilhetes, entrámos, demos umas voltas, depois pensámos sair mas voltar mais tarde pra um lanche, e claro, eu fui perguntar se podia voltar a entrar com os mesmos bilhetes apenas para comer ... NEM PENSAR!!!! ordens expressas para que tal não aconteça! Chateei-me, porque achei que era uma exorbitãncia visto sermos alguns ... ainda por cima o último dia ... dei meia volta e voltei pra Faro ... Eram capazes de ter razão, mas eu também senti que a tinha ... fim de citação ... desabafo :)))) Ena, já me alarguei ... ah! fui ver as maravilhosas árvores de natal dependuradas nos postes ... :)

    Liliana Elias

    ResponderEliminar
  3. Olá Liliana. Poxa... que insensatez de não se poder voltar a entrar com os mesmos bilhetes :((
    Com que então um Pedrocas :)) Tenho outro a vir por aí e lembro-me sempre do sr. professor cavaco e Silva...mas porquê que não fazem crianças em Portugal? Depois lembro-me sempre, não sei porquê do Abrunhosa...ah e o PC...ainda bem que ele existe...ainda bem...
    ...sem jeito essa "coisa" da prisão na feira da serra...boa semana!

    ResponderEliminar