A minha Lista de blogues

quarta-feira, outubro 29, 2008

Os autarcas contra as populações

Subindo a Serra de Sintra - Património Cultural da Humanidade

Não é possível tomar a nuvem por juno, nem a árvore pela floresta e como em tudo na vida há os competentes e os menos competentes. Mas parece que há efectivamente uma tónica dominante nos autarcas e na sua paixão pelo betão. Adoram obras, porque é preciso ver para crer e são as obras bem cimentadas, pensam provavelmente, que deixarão o seu nome para a História que se haverá de fazer.

Do Algarve ao Minho e a Timor, fazer rotundas, emprendimentos de 200 andares e ter a sorte de ter meia duzia de PIN's (de preferência em REN ou RAN ou ainda a meia duzia de metros do mar) para concretizar, parece ser o que faz a felicidade da maioria dos nossos autarcas.

Depois é o cimento que pensam dar votos, pois este vê-se à distância e já lá diz o ditado popular, o que olhos não vêem o coração não sente e para além disso mais betão significa mais receitas para as autarquias (um efeito perverso com forte influência na degradação da qualidade de vida das cidades).

Vem isto a propósito dos autarcas de Sintra e da Covilhã que fazem do processo de betanização das suas cidades um processo de "desenvolvimento social".

Tive o prazer de subir a Serra de Sintra este Verão em visita ao Palácio da Pena e fiquei deslumbrado com a beleza magnífica e a paisagem natural da serra. Fernando Seabra, amante do turismo e dos interesses das grandes unidades hoteleiras, não tem dúvidas. Em nome da betanização e do "interesse geral das populações" (estas coisas são sempre em nome do "interesse geral das populações") há que espetar por lá empreendimentos turisticos de "qualidade". Era uma vez a mais bela serra consagrada Património Cultural da Humanidade. As populações indignam-se e fazem abaixos assinados mas nada derruba esta paixão pelo cimentão. Veja aqui
http://www.petitiononline.com/mtsantos/petition.html e aqui https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEie4a9jB8j5ml8r95EMxUGPBXgu_4rv8PpzBC9ZFwvDb_m-tYr6Rt4qbvdZv-K53dY67Deytuk6MsH664Tcee6-V-7vrSCFCqQvWMDkK22V2BKUm_pEd46P6fMgcQuPCl0eYiThvw/s1600-h/cartaabertapublico.jpg
Na Covilhã, mais uma vez, em nome de um grande empreendimento, de "interesse geral" claro está, o presidente da Câmara vai permitir o abate de 3000 sobreiros. Veja aqui http://sombra-verde.blogspot.com/2008/10/e-os-3-000-sobreiros-senhor-presidente_16.html

É caso para perguntar e não querendo tomar a Nuvem por Juno porque governam os autarcas contra os interesses das populações?

Sem comentários:

Enviar um comentário