A minha Lista de blogues

quarta-feira, outubro 22, 2008

Da Crença no Determinismo Tecnológico

Louvado sejas, ó Magalhães



O Determinismo Tecnológico é a crença (no sentido religioso do termo) de que a tecnologia, por si só, mudará para melhor a sociedade no sentido da modernização e do progresso.

Ora, se não existir preocupação com a aquisição de uma cultura sólida, ao nível das competências básicas da leitura, da escrita, do cálculo e da capacidade crítica de lidar com a informação, de nada servirá aprender a "navegar na internet".

É claro que a modernização tecnológica da sociedade é um programa que deve ter o apoio de todos os portugueses. Na era da sociedade em rede, quem ficar desconectado, será claramente um infoexcluído, o mesmo é dizer, cairá numa das novas formas de "analfabetismo" ou para usar um termo da era digital, na iliteracia tecnológica.

O problema destas medidas políticas é resvalarem para a propaganda e com isso passarem a ser objecto de críticas que não mereceriam.

Seria mesmo necessário o senhor primeiro ministro e as equipas ministeriais irem pessoalmente às escolas portuguesas distribuir computadores?

Não poderá esse gesto ser interpretado como um excesso de politização de uma medida que é fundamental para o sistema educativo português? É que depois se corre o risco de descredibilização do processo. Ou não será assim?

Sem comentários:

Enviar um comentário