A minha Lista de blogues

quarta-feira, setembro 17, 2008

Revisitando a História: Em 1929 foi assim

Crise em Wall Street - 1929



Decorria o ano de 1929 em Nova York, correu o boato que os bancos estavam a entrar em falência e a população precipitou-se a levantar o seu dinheiro do banco. Aconteceu aquilo que o sociólogo Raymond Boudon designa de efeitos de agregação ou efeitos de composição. Neste caso um efeito perverso. Não eram realmente os bancos que estavam em regime de falência.

Foi o levantamento massivo de dinheiro por parte dos clientes que deixou os bancos sem condições de responder à crise financeira. A reacção aparentemente racional da parte da população na resposta ao boato foi o que efectivamente fez levar os bancos à falência. Dai a importância de impedir que o "pânico" se instale nos mercados. Na sequência da crise de 1929, grassou a fome, o desemprego e a sopa dos pobres.

Em 1933, estávamos em pleno coração da Europa, com a vitória dos regimes fascistas e outros totalitarismos. Em 1939 rebentava a Segunda Guerra Mundial. O sistema capitalista passava por uma das suas maiores crises à escala global.

3 comentários:

  1. Olá, sei q o comentario não tem absolutamente nada a ver com o tema do post mas, visto q após uma breve pesquisa acerca de instituiçoes no concelho de Loule vim aqui parar a um post já bastante antigo, gostaria de poder falar com alguém q tenha um pouco mais de noçao acerca de instituiçoes de solidariedade no nosso concelho. Neste momento eu e colegas estamos a organizar um projecto e decidimos dedicar-nos a temas que jogam muito com a ajuda de diversas instituiçoes do género da UNIR, etc. Caso estejas interessado em esclarecer algumas duvidas, contacta klah_01@hotmail.com.

    Obrigada

    ResponderEliminar
  2. Esses vídeos do You tube são fantásticos. Como rápidamente nos transportamos à crise americana de 1929 ! Como será a saída da actual ?
    Não tempo igual a outro tempo. Boa noite. Palma

    ResponderEliminar
  3. Esperemos que a crise actual não venha a ter as consequências que o texto refere...nomeadamente o surgimento dos regimes fascistas e totalitários que deram origem à Segunda Guerra Mundial...Mas se os EUA continuarem com a sua política de provocação à Rússia e não conseguirem resolver a crise financeira e económica que provocaram e que já se estende a todo o mundo é muito provável que as tensões sociais e políticas tomem dimensões incontroláveis...

    ResponderEliminar