A minha Lista de blogues

quarta-feira, setembro 10, 2008

O dia em que a realidade ultrapassou a ficção: 11 de Setembro de 2001

Um abalo global



Na sequência de transformações políticas, económicas, sociais e culturais à escala planetária, de que a queda do Muro de Berlim e o fim do Comunismo são fenómenos de primordial importância, o 11 de Setembro de 2001 veio ajudar à fabricação social de um novo inimigo sem rosto. O Império Americano passava a ter como "inimigo" principal uma abstracção virtual, a "guerra ao terror".

Bush usou o 11 de Setembro para legitimar uma frágil vitória eleitoral que só viria a acontecer verdadeiramente por decisão judicial.

A seguir veio o ataque ao Afeganistão em nome da "guerra ao terror" e mais tarde viria a introdução do conceito de "guerra preventiva". Seguiu-se o Iraque, guerra de que Portugal foi ilustre hospedeiro, na Cimeira dos Açores, através do Governo de José Manuel Durão Barroso, hoje presidente da Comissão Europeia. Assistimos na construção da decisão de atacar o Iraque à mentira do século, com imagens que hoje se sabem fabricadas, mostradas nas televisões de todo o mundo e legitimadas pela credibilidade de Collin Powell.

O Iraque foi o que se sabe; e todos sabemos como começa uma guerra, mas nenhum de nós sabe como ela acaba. A fabricação da mentira resultou em largos milhares de vítimas, entre elas, inúmeros "danos colaterais", o mesmo é dizer, milhares de inocentes que ficaram sem vida, sem família, sem filhos, sem tudo e mais alguma coisa.

As teorias da conspiração instalaram-se por todo o lado e o que verdadeiramente sucedeu talvez ninguém venha a saber. O mundo à escala global, esse, ficou, sem dúvida alguma, mais perigoso.

Entretanto, para Portugal, nem tudo foi mau, porque Durão Barroso foi para presidente da Comissão Europeia. Isto disse o próprio. Isto é a Real Politick.


Neste dia estava em Faro, na Escola de Hotelaria e uma colega de trabalho recebeu uma mensagem de telemóvel que dizia assim: "Começou a Terceira Guerra Mundial".

4 comentários:

  1. Bom post. O Mundo não é realmente o mesmo. Vamos ver o que pode mudar ainda com as eleições na terra de Busch, Obama, Clinton,Kennedy,....... ................. Palma

    ResponderEliminar
  2. uma das maiores aldrabices da historia !
    disseram que tinham caído 2 aviões, 1 no pentágono e outro na Pensilvânia, mas nunca ninguém viu destroços .
    As torres caíram como quando há demolição organizada, aliás nas imagens, quando da derrocada de cada uma vê-se bem as explosões laterais.
    e o principal : como é que tipos sem experiência, que apenas foram aliciados para servirem de mártires, conseguiam fazer pontaria às torres, àquela velocidade, teriam de se alinhar a cerca de 10 Km e a essa distância, as torres mal se diferenciavam dos outros edifícios. Qualquer piloto pode confirmar isso. A explicação é simples : os aviões foram "chamados " pelo mesmo sistema que é utilizado em caso de nevoeiro, para os fazer aterrar automaticamente ! a Al Quaeda NUNCA reivindicou esses atentados !

    ResponderEliminar
  3. O Holocausto também nunca existiu.

    Os iranianos juram a pés juntos e quem sou eu para desmentir?

    XanaX

    ResponderEliminar
  4. Por vezes, não se olham a meios para atingir os fins. Ainda tenho na memória a imagem do "SR." Bush, (numa escola), quando recebe a notícia do atentado. Que terá dito o mensageiro... atentaram contra, ou "está feito"?... senti nele um sorriso interior de cumplicidade. Que lhe interessa que morram uns milhares, ou enviar para a morte outros milhares, causando a morte de outros milhares de inocentes, se o fim não foi mais do que os interesses do petróleo, ou o controle da zona? Onde pára o "inimigo" Nº. 1 do "SR". Bush?... o chefe máximo da Al Quaeda?... Afinal quem é o terrorista?...

    ResponderEliminar