A minha Lista de blogues

segunda-feira, setembro 22, 2008

Dia Europeu das Cidades Sem Carros

Mudar as cidades para mudar de vida



É certo que um dia sem carros não resolve por si só o problema da poluição provocada pelo automóvel e que tanto mal faz ao ambiente, à nossa saúde e à algibeira.

Contudo, somos de opinião que é papel central dos poderes públicos estimular os cidadãos e sensibilizá-los para a importância da alteração das suas práticas sociais e ambientais em direcção a uma maior qualidade de vida e a uma cidade cada vez mais sustentável.

Aqui ficam algumas sugestões que todos conhecemos mas que nunca é demais relembrar :

1. Ande a pé o mais possivel. Evite fazer percursos curtos deslocando-se no seu automóvel.

2. Use a bicicleta a pedal como meio de transporte privilegiado. O seu colestrol vai agradecer.

3. Se tem mais colegas de trabalho com quem pode repartir o percurso, junte-se aos mesmos e levem só um veículo. Utilize um sistema rotativo. Sai mais barato.

4. Use a rede de transportes públicos. Exija dos poderes públicos que melhorem a rede de transportes públicos da sua cidade.

5. Utilize veículos electricos. São menos poluentes.

6. É preciso retirar o trânsito automóvel dos centros das cidades.

7. É muito importante a construção de vias pedonais, ciclovias e calçada em condições que permite a circulação em patins sem risco de acidente. Nas cidades do centro da Europa dá gosto ver a juventude a circular de patins.

8. Percepcione o problema ambiental como um problema global que só pode ser resolvido com a participação de cada um de nós.

9. Utilize gasolina sem chumbo e certifique ecologicamente o seu automóvel. Coloque um catalizador que filtre uma boa parte da poluição emitida.

10. Em viagens longas, prefira o comboio. Permite-lhe render o seu tempo a trabalhar durante o percurso. O tempo é um recurso escasso e um bem demasiado precioso para desperdiçá-lo a conduzir. O Alfa Pendular está a ganhar cada vez mais adeptos. E faz bem ao bolso. Garanto-vos.

11. Sensibilize os seus amigos e conhecidos. Deixe que as crianças e jovens o influenciem. Eles vão um passo à frente na adesão aos valores ambientais.

12. O Estado, as empresas, as autarquias, as ONG's, as organizações políticas internacionais, as escolas, os cidadãos. Todos não são demais para mudar um estilo de vida que evidentemente todos sabemos que já é insustentável.

13. Avance com outras boas sugestões. Todas as ideias são bem vindas.

14. Mude os seus hábitos e práticas diárias. É mais fácil ter boas sugestões do que mudar comportamentos. Começe por si, que eu prometo um esforço cada vez maior para começar por mim. As novas gerações merecem um futuro melhor.

Sem comentários:

Enviar um comentário